10 coisas que você precisa saber sobre convite de casamento

O convite é um dos elementos mais importantes do seu casamento. É ele que anuncia o grande dia e leva aos convidados as informações mais importantes sobre o evento. Além disso, ele também funciona como uma prévia do que vai vir no casório, estilo, cores, formato, tudo isso ajuda a entender um pouco, antes de acontecer a festa, como será o casamento relacionado àquele convite.

convites-criativos-casamento (16)

Ainda que a gente sempre diga aqui que regras existem para serem quebradas, as tradições que circundam o convite são importantes de serem seguidas. Não precisa ser suuuper rigoroso, por exemplo, mas em relação aos itens que devem entrar no convite, a data da entrega, o RSVP e outras coisinhas, não podemos fugir muito. E você vai poder resolver todas as suas dúvidas em relação a isso lendo essas perguntinhas abaixo:

1- Quais informações devem constar em nosso convite de casamento?

Algumas informações não podem ficar de fora. Normalmente, as informações que constam no convite são as seguintes: Nome de quem convida (podendo ser o nome dos noivos ou dos pais); Nome dos noivos; Data, hora e local da cerimônia e da festa; Data para confirmar presença. Além disso, você pode personalizar seu convite como quiser, colocando uma frase que tenha marcado a história de vocês dois ou um desenho. Caso o local da festa seja de difícil acesso, é indicado anexar um mapinha também.

button-fornecedor-convite

 

2- Quando devemos enviar nossos convites de casamento?

Tradicionalmente, os convites são enviados em média dois meses antes da data do casamento. Isso dá tempo suficiente aos seus convidados de se prepararem e encontrarem a roupa perfeita, se organizar para comprar seu presente ou fazer planos de viagem, caso o casamento seja em outra cidade. Se você for casar em uma cidade distante, longe da maioria dos convidados, o ideal é mandar ainda com mais antecedência, para que todos consigam se organizar e reservar hotel para a festa.

 

3- O Save The Date é obrigatório? Ele deve ser enviado por correio?

Não, o Save The Date não é obrigatório, mas é fofo e uma excelente mão na roda. Ele ajuda a antecipar o casamento e se certificar de que a data escolhida contará com todos os convidados. Você pode fazer um Save The Date impresso ou online. Muitos casais fazem vídeos e enviam por email, ou aproveitam as fotos do ensaio de casal e publicam no Facebook, mandam por email. O mundo digital está aí para ser aproveitado e para ajudar no casório! A data de envio é, geralmente, quatro meses antes do casamento.

Veja aqui alguns modelos de Save The Date para se inspirar.

 

4- Qual o prazo ideal para receber RSVPs?

Coloque a data final para o RSVP (confirmação da presença) para duas a três semanas antes da festa. Isso te dará tempo suficiente para ter uma contagem mais certa da quantidade de convidados que irão comparecer e assim passar a informação para os seus fornecedores. Se, no final do prazo, alguns convidados ainda não tiverem respondido, mande um email lembrando da necessidade da confirmação.

 

5- Onde devemos incluir e divulgar nosso site de casamento?

Hoje em dia é quase que certo que os casais terão site de casamento. Essas ferramentas são uma verdadeira mão na roda na hora de planejar seu grande dia. Lá você poderá centralizar as informações e seus convidados terão tudo à mão a hora que precisarem. Você pode buscar alguns serviços de site de casamento bem fofos aqui. O ideal é divulgar o site em seu Save The Date, se você fizer. Não precisa nem dizer muita coisa, basta colocar www.euemeuamor.com.br e pronto. Atualmente também é bem comum encontrar o site no próprio convite de casamento, o que ajuda bastante. Outra alternativa, é anexar um pequeno cartão com o link avisando aos convidados que eles podem encontrar mais detalhes online. Divulgar no seu Facebook, para um número restrito de pessoas, também não é uma má ideia.

button-site-casamento

 

6- Podemos incluir a nossa lista de presentes em nosso convite ou Save The Date?

Olha, tradicionalmente, não. As listas de presente costumam não entrar nos convites por uma questão de etiqueta, mas você deve, como sempre, seguir seu coração. Já não somos tão presos assim às tradições, então você pode pensar em quebrá-las sim. Mas pode ser que alguns convidados não achem de bom tom. Se você não quiser passar por isso, diga a seus convidados, parentes e amigos mais próximos, onde vocês colocaram a lista de casamento. Além disso, é nessa hora que você pode contar novamente com o seu site de casamento. Você pode colocar a lista por lá em destaque, assim as pessoas conseguirão encontrar facilmente. Algumas pessoas fazem cartões separadamente e anexam no convite com as informações da lista, o que também é uma opção.

button-site-casamento-2

 

7- Como deixar claro para os convidados que roupa deverão usar?

A maneira mais fácil de deixar tudo bem claro (e não correr o risco de ter alguém destoando na festa) é colocar a informação TRAJE no seu convite. Existem diversos tipos de traje para festas, alguns exemplos são: “Black-tie”, que é o traje mais elegante e sofisticado, “Traje Completo”, que marca homens de terno e mulheres de vestido longo, “Traje passeio”, que é o mais simples e mais versátil. Todos esses são bem comuns e aceitáveis. O design do seu convite também será uma pista para os convidados, dependendo da cor, do estilo, dará para entender se seu casamento será classicão ou um casamento rústico mais leve. Outra maneira é informar os convidados no seu site casamento (definitivamente o melhor amigo dos casais), onde você pode colocar mais detalhes sobre a vestimenta mais adequada e até mesmo colocar algumas fotos, responder perguntas…

 

8- Todo convidado tem direito a um convite +1?

Não, você não precisa dar direito a todos os convidados a levar acompanhantes. Se um convidado não é casado ou não está em um relacionamento sério, é totalmente aceitável que você convide apenas ele. A maioria dos convidados vão entender caso chegue o convite com apenas um convite individual, isso significa que só ele foi convidado. Seria ótimo poder convidar todas as pessoas, mas o orçamento geralmente não permite e as pessoas precisam entender. E o que fazer se um convidado responder o RSVP pedindo mais um convite? Chame para conversar e explique que você está tendo um casamento pequeno e, infelizmente, você não pode convidar todas as pessoas que queria. Caso a pessoa não entenda, seja mais firme e diga que isso vai te gerar ainda mais custo. Lembre-se de que o casamento é seu e do seu amor.

 

9- Minha festa de casamento será íntima, apenas para a família e alguns amigos íntimos, posso convidar outras pessoas apenas para a cerimônia e não para a festa?

Bom, é melhor não. Todo mundo que comparecer à cerimônia (ou ao chá-de-panela, noivado, chá-de-lingerie) deve ser convidado para o casamento – o que significa a cerimônia e a festa. Ao fazer uma coisa dessas, convidar para uma coisa e não para outra, é como se você estivesse dizendo: quero vocês na cerimônia, mas não tenho dinheiro para pagar seu buffet ou você não é tão importante assim para estar na minha festa. É melhor evitar, viu? Convide só quem vai estar de fato em todos os eventos. Se você achar que a cerimônia irá ficar vazia, procure um local menor e mais aconchegante.

foto-madrinha-padrinho-8

 

10- Eu convidei um(a) amigo(a) e um(a) acompanhante para o casamento, mas eles recentemente se separaram ou terminaram. Agora ela/ela quer trazer um(a) amigo(a) que eu não conheço ou não gosto. Eu posso dizer não, que ela/ele não podem levar outra pessoa?

Se você deixou claro quem era o acompanhante desta pessoa, sim, você pode dizer que o convite era apenas para ele. Por isso, coloque o convite como nominal, com o nome dos dois convidados. Como regra geral, os convites são intransferíveis quando as pessoas são convidadas pelo nome. Explique que você não conhece ou não tem contato com a pessoa extra e que prefere que só estejam pessoas íntimas e ligadas a você em seu casamento. Explique também que você convidou outros amigos sem acompanhante, que não há necessidade de se preocupar com ficar sozinho na festa.

 

Dito isto, que tal escolher agora mesmo os seus convites? Confira em nosso Guia vários fornecedores, cada um com um estilo próprio. Garanto que você vai encontrar o convite perfeito!

button-convite-perfeito

Via The Knot.