10 Dicas para comprar ou alugar imóvel

Dicas Práticas para aquisição e/ou locação de apartamento

Quem casa quer casa! Frase antiga mais totalmente verdadeira! Não basta pensar no casamento sem antes pensar na moradia. Para os casais que têm condições de adquirir um imóvel ou optam por alugar, vários fatores são importantes e não podem passar desapercebidos. Como é o bairro? Características do condomínio? Essas e outras questões são importantíssimas para que a sua moradia lhe traga segurança e conforto. Passaremos a listar  inicialmente 10 dicas gerais para os noivos prestarem bem atenção. Nos próximos textos teremos mais dicas com relação aos contratos e orientação jurídica documental.

 

Dicas para comprar ou alugar imóvel

DO BAIRRO E IMEDIAÇÕES

Dica 1: Ao escolher a sua moradia, verifique se perto do local existe feira livre, bar, casas noturnas, bem como se é rota de blocos de carnaval. O descanso com silêncio vale ouro!

Dica 2: Verifique se a sua rua e as ruas próximas são muito íngremes, pois isso pode dificultar o passeio com animais, carrinhos de bebê ou a sua própria locomoção.

Dica 3:  Pesquisar na Subprefeitura competente se há alguma consulta pública projeto previsto ou já aprovado, para as imediações da sua residência, que possam causar transtorno e/ou mudar a situação da sua rua e do seu entorno. Como exemplos: a construção de um shopping center, estação de metrô, viaduto, um condomínio habitacional. Tal fato pode afetar demasiadamente a classificação do seu local de moradia, tornando-o inadequado às suas necessidades.

DAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E DO CONDOMÍNIO

Dica 4: Não tenha preguiça, passeie pelo imóvel, desça todos os andares pela escada e preste atenção se há fissuras, rachaduras e ou vazamentos e umidades. Essa análise prévia não precisa de especialista, mas você saberá se há algo errado se encontrar muitas imperfeições.

Havendo um alerta, não tenha medo de questionar o vendedor e até exigir um laudo de um engenheiro estrutural. Vale a pena confirmar a segurança do local que será a sua moradia.

Dica 5: Verificar se o edifício tem gerador. Conforme o andar do seu apartamento, isso causará muitos transtornos se houver falta de luz.

Dica 6: No caso de aquisição do imóvel, solicitar a convenção do condomínio bem como as atas das três últimas reuniões de condomínio, principalmente a Ata de aprovação das contas para saber se a administração está em ordem, se e se haverá alguma reforma programada para o futuro. Isso será um gasto certo e você pode negociar a redução do valor da compra. No caso de locação, solicitar a convenção do condomínio bem como as atas das três últimas reuniões para saber se haverá reformas programadas que afetarão o seu sossego ou diminuirão os itens utilizáveis no condomínio, no período do seu contrato de locação, como por exemplo, fechamento da academia. Muitas vezes a sua opção pelo apartamento foi em decorrência da área de lazer.

DIVERSOS

Dica 7: Perguntar ao porteiro, zelador, moradores se no local a falta de energia é frequente. Isso pode ser essencial para uma decisão de morar ou não no local

Dica 8:   Verificar se o edifício já tem gás individualizado, pois caso não tenha sido instalado, deverá gerar um custo alto para você, e para quem aluga a conta de gás poderá ser injusta caso os outros condôminos gastem mais do que você..

Dica 9: Visitar o imóvel no período diurno e noturno, para fins de visualização de qualidade da iluminação e barulhos.

Dica 10: Pesquisar se na região ocorrem enchentes. Pergunte aos moradores, pesquise o endereço em sites de busca. Dessa forma você pode se livrar de transtornos e prejuízos.

[1] Texto em coautoria com Dra. Patrícia Tavoláro – COO da Femijuris – Advocacia Exercida por mulheres Para Mulheres.

FALE COM Ligia Vasconcelos



Ligia Vasconcelos

Ligia Vasconcelos Autor

Advogada, palestrante e empreendedora. Atua com consultoria jurídica em direito contratual, possuí especialização em direito digital, com formação no MBA em direito eletrônico pela Escola Paulista de Direito. Fundadora da FemiJuris (www.femijuris.com.br), plataforma que conecta mulheres à advogadas e informação jurídica de qualidade.
Ligia Vasconcelos
Advogada, palestrante e empreendedora. Atua com consultoria jurídica em direito contratual, possuí especialização em direito digital, com formação no MBA em direito eletrônico pela Escola Paulista de Direito. Fundadora da FemiJuris (www.femijuris.com.br), plataforma que conecta mulheres à advogadas e informação jurídica de qualidade.