10 dicas para o pai da noiva ou do noivo

Pai da noiva ou pai do noivo, tanto faz, contar com a presença desse grande amigo da nossa vida é sempre emocionante. A verdade é que há muito mais por trás de apenas acompanhar sua filha ao altar ou dar aqueles conselhos ao seu filho. Durante o planejamento de casamento, há diversas formas de ajudar seus filhos. Já foi época em que ser pai no dia do casamento se atinha a pagar algumas coisas ou até mesmo a festa completa. Hoje em dia os casais se viram sozinhos, o que eles querem mesmo é a presença e o apoio emocional da família e, é claro, do pai da noiva ou do noivo!

Por isso reunimos dez dicas para o pai da noiva que vão ajudar bastante, vem cá ver:

1- Faça um planejamento financeiro

Lembra que a gente falou agora mesmo sobre pagar o casamento dos filhos? Antes disso virar um problema, conversa com sua companheira ou companheiro sobre o quanto pretende gastar ou como pretende ajudar financeiramente no casamento. Os noivos podem estar planejando pagar tudo eles mesmos, mas uma ajuda nunca é demais. É importante estar com tudo claro e bem combinado para que não surjam estresses relacionados a dinheiro.

 

2- Faça a sua parte

Desculpe, mas ser homem já não é desculpa para mais nada atualmente. Esse tempo de que homens não se envolvem em festa de casamento já passou. Pensamento caduco esse, viu? Então coloque a mão na massa, afinal de contas, você é o pai da noiva ou do noivo e eles vão amar tê-lo ao seu lado. Pergunte ao seu filho ou filha que tipo de ajuda eles precisam. Às vezes só ir buscar os docinhos na confeitaria já ajuda muito. Esteja aberto para ajudar, ofereça-se, seja um paizão!

 

3- Mantenha a calma

As tensões vão surgir, elas sempre surgem. Planejar um casamento é uma responsabilidade grande. Como você não é noivo ou noiva, sua principal tarefa é tentar mantê-los mais calmos, ajudar para causar o mínimo estresse. Você pode mediar conversar entre parentes, chamar sua filha ou filho para um café. Esses momentos são importantes para fazer todo mundo estar tranquilo ao longo dos preparativos.

 

4- Cuide do seu terno

Não deixe as coisas na mão do noivo ou da noiva, cuide bem da sua roupa e de seus acessórios. Converse com o noivo, descubra o tom do seu terno e saia em busca do seu. Outra possibilidade, caso você seja o pai do noivo, é estar com ele durante a escolha do terno. Assim vocês podem ter um momento agradável juntos, além de ser uma super ajuda para o seu filhão.

 

5- Ou de outros detalhes

Não só de terno vivem os pais das noivas e noivos. É preciso fazer a barba, cortar cabelo, engraxar sapato, pensar nas meias e na gravata. Todos esses detalhes precisam estar prontos com antecedência. Ajude o noivo a pensar também nestes detalhes. Ah, não se esqueça de experimentar tudo junto antes do casório e mande uma foto via WhatsApp pro seu filho ou filha!

 

6- Esteja ao lado deles

Não é preciso dizer muito: lidar com fornecedores, com lugares para festa, com planejamento da lua-de-mel, com lista de convidados, lista de presente, roupas, docinhos, tudo isso causa um estresse enorme aos noivos. Quando sua filha ou filho estiverem estressados, é importante ter alguém ao lado para desabafar ou apenas para um abraço. Esteja disponível, esse é o maior presente que você pode dar a eles.

 

7- Seja um pé de valsa

Se você é o pai da noiva e ela quer dançar uma valsa contigo, treine antes. Se dançar não é a sua praia, procure uma aula de dança ou algum amigo ou amiga que possa te dar uns toques. Outra ideia legal é sair para dançar com a sua filha antes do casamento. Assim vocês se divertem, ela desestressa e vai ser um momento único entre vocês dois.

 

8- Diga algumas palavras

Seja no noivado ou no casamento, pense em alguma coisa bem bonita para dizer ao seu filho ou filha. Faça um brinde, diga o quanto está feliz com a decisão do casal. Não sabe bem o que dizer? Atenha-se ao básico: agradeça a presença de todos, deseje sorte aos noivos, diga que está orgulhoso de tudo o que está acontecendo e deseje uma boa festa. É simples, mas será inesquecível.

 

9- O casamento não é seu

A gente sabe que é emocionante demais ser o pai da noiva ou do noivo, mas lembre-se de que o casamento é deles. Aceitar cumprimentos, confraternizar é uma coisa. Tomar para si a festa e querer oferecer mais do que os noivos pretendem é algo que não se deve fazer. A lista de convidados, por exemplo, é algo que apenas os noivos devem cuidar. Comemore sim, dance a valsa com a sua filha, mas lembre-se de que a estrela é ela e seu novo marido.

pai da noiva ou do noivo

 

10- Divirta-se!

No dia do casamento, há muito a se fazer. Caminhar até o altar. Aceitar os cumprimentos de todos. Dançar com a sua filha ou nora. Elogiar como ela está linda. Brindar com seu filho ou genro. E, claro, tirar alguns minutos para apreciar isso tudo. Não é apenas um dia especial para sua filha ou filho, é um dia especial para toda a família!

Via The Knot.

 

Mais artigos sobre família e pai da noiva:

40 fotos emocionantes de noivos e noivas com seus pais

Como homenagear um ente falecido em seu casamento

Maneiras criativas de homenagear seus pais no casamento

FALE COM Estela Rosa


Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.

Estela Rosa

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.