10 erros mais comuns ao planejar um casamento ao ar livre

Os casamentos ao ar livre estão cada dia mais na moda. São cerimônias super lindas, marcadas pela presença da natureza e com aquele clima bem rústico que nos faz suspirar de amor. Seja no inverno, no verão, esse tipo de casamento tem prós e contras, coisas como sol forte ou possibilidade de chuva. Muitos casais de noivos passam por cima desta preocupação e se jogam nessa ideia deliciosa que é se casar ao ar livre!

ar-livre

Mas é exatamente por se jogar de cabeça que há alguns probleminhas que precisam ser previstos e contornados, para que tudo saia da melhor maneira possível. A melhor coisa é se preparar para isso e estar cientes de que imprevistos podem e costumam acontecer. Se em casamentos em locais fechados os problemas surgem, que dirá em cerimônias ao ar livre, né? Mas não precisamos ficar apavorados! Há casos de noivos que se desesperam ao se deparar com chuva, por exemplo, mas convenhamos que essa sempre foi uma possibilidade, né? Por isso mesmo selecionamos dez principais erros que casais que escolhem o casamento ao ar livre normalmente cometem. A boa é anotar tudinho e escapar desses problemas:

 

1- Não ter um plano B

Não ter um plano B para o seu casamento ao ar livre é uma das maiores furadas na qual vocês podem se meter. A mãe natureza é sempre imprevisível e você precisa saber bem disso. É importante ter uma solução, por exemplo, para lidar com a chuva. Preparar uma área coberta é uma ótima saída. Veja algumas opções cobertas bem lindas aqui.

casamento ao ar livre com chuva (9)

 

2- Bolo com cobertura que derrete

As coberturas dos bolos costumam derreter, a gente sabe, né? Então o ideal é pesquisar quais são as melhores opções para casamentos ao ar livre. Coberturas mais resistentes, como pasta americana ou naked cake, que não tem cobertura, são ótimas ideias. Fuja dos bolos que precisam ficar geladeira, o calor pode arruinar toda a sua mesa de doces. Converse com um confeiteiro e exponha sua preocupação. Você pode ver algumas sugestões aqui.

GF-CEUB-Casa-Di-Bolo-02

 

3- Cadeiras sem protetor ou cobertura

Cadeiras sem proteção ou cobertura, principalmente se forem de plástico, é uma verdadeira furada. Imagina só a cena: seus convidados chegam para a cerimônia, está um calorão. Resultado: cadeiras quentes, convidados suando e sem conseguir sentar. Melhor cobrir bem as cadeiras e deixar tudo mais confortável! Lembre-se disso. Se precisar de ajuda, procure um decorador bacana aqui!

casamento-ar-livre (9)

 

4- Não dar valor ao protetor solar

Você PRECISA, PRECISA MESMO, providenciar protetores solares para os seus convidados ou pelo menos avisar da importância deste item e deixá-lo à disposição. Se a festa for durante o dia então, é ainda mais necessário. A gente não quer ninguém derretendo, super vermelho, que nem um camarão, né? Quem nunca se esquece dessas coisas são as cerimonialistas. Encontre uma aqui!

casamento ao ar livre com chuva (18)

 

5- Servir a comida errada

Tome muito cuidado com as comidas que vocês escolherem, principalmente se estiver calor. Saladas podem murchar, doces com cobertura leve podem derreter e até algumas comidas podem estragar, como a maionese. Converse com um buffet e descubra qual a comida ideal em casos de calor. E, de novo, esqueça comidas que possam derreter. A não ser que seja sobremesa com sorvete. ;) Certifique-se de contratar um bom buffet!

frutas

 

Conheça fornecedores que fazem casamentos ao ar livre!

 

6- Esquecer o repelente

Se vocês irão se casar em um sítio, fazenda ou algo assim, providencie repelentes para vocês e seus convidados. A possibilidade de mosquitos surgirem é bem grande, no verão então, piora… Outra opção é usar velas de calêndula ao redor do local da cerimônia. A calêndula é repelente natural e afasta mosquitos. Lembre-se de que muitas pessoas são alérgicas, então é bom mesmo ter repelente à mão.

casamento-ar-livre (2)

 

7- Usar um vestido pesado ou leve demais:

Tanto você, quanto suas madrinhas, correm o risco de suar bastante se o casamento for no verão e optarem por vestidos pesados. Ou podem congelar se o casamento for no inverno e optarem por vestidos leves. Escolha um vestido de acordo com a temperatura e fiquem todos ficarem confortáveis! Você pode encontrar seu vestido ideal aqui!

vestido-madrinha-vermelho

 

8- Não servir bebidas refrescantes ou que esquentem

A mãe natureza é linda, mas ela traz muito sol, o que ajuda a desidratar, e também traz muito frio, o que faz as pessoas baterem queixo! Pense sempre em bebidas que deixem seus convidados confortáveis. Casamento no verão? Coloque água à disposição ou frutas como melancia, que são ricas em água. Casamento no inverno? Que tal uma mesa com chocolate quente, café e licores?

10-ideias-casamento-verao (9)

 

9- Não refletir com cuidado sobre o horário da cerimônia

Se estão pensando em fazer um casamento no verão, uma hora da tarde, pare e pense bastante sobre isso. Os convidados vão sentir um calor imenso, o sol não é dos melhores para as fotos, porque causa sombras no rosto das pessoas, e vocês também vão sentir calor. É melhor adiar um pouco, fazer uma cerimônia mais para a parte da tarde e aproveitar até mesmo o pôr-do-sol.

noiva-verao

 

10- Não providenciar guarda-chuva ou guarda-sol

Ainda que vocês não se incomodem muito com o sol, seus convidados podem se incomodar. Um exemplo: sua avó não vai querer ficar no sol a tarde toda, as crianças com certeza vão se cansar. E tem o outro lado: e se chover? É importante que seus convidados possam se proteger, seja lá qual for a condição climática. Procure uma cerimonialista aqui e não passe por esses problemas.

casamento ao ar livre com chuva (12)

Via She Finds.

 

Mais dicas:

Dicas para um casamento no verão

Inspirações para sonhar com um casamento ao ar livre

Como lidar com um casamento ao ar livre com chuva?