14 dúvidas sobre casamento que todos noivos têm

Dúvidas sobre casamento são sempre constantes e costumam ser muitas. Além do já comum nervosismo sobre vestido, terno, buffet e fornecedores, também existem questões que envolvem convidados, presentes, convites, que rondam a cabeça dos noivos noite e dia. Eu passei por isso e teria sido uma noiva muito mais feliz se tivesse essas dicas e respostas na ponta da língua pra não passar por uma série de saias-justas que passei!

Se liga nas dúvidas e case feliz:

1- Eu devo fazer uma festa de noivado? E se eu fizer, quem devo convidar?

A festa de noivado é uma excelente maneira de integrar sua família e seus amigos na sua festa de casamento. É lá que vocês vão anunciar o casamento, a data e mais algumas informações. É também o momento de pedir ajuda nos preparativos e sonhar juntos. Você deve convidar os amigos e familiares mais íntimos. Lembre-se de que no casamento você também deverá chamar estas pessoas, certo?

ideias-noivado-cha-de-panela-ceub

 

2- Meu orçamento está apertado, como posso fazer para economizar sem sacrificar minha festa?

Há muitas maneiras de reduzir os custos sem afetar seu casamento diretamente, a mais comum é reduzir sua lista de convidados, assim você vai poder economizar no buffet. Outra maneira é contar com uma cerimonialista que consiga transformar seu casamento em um lindo projeto feito à mão. Outro jeito bem comum de gastar menos é fazer seu casamento fora dos meses mais comuns como Setembro ou Janeiro. Que tal casar em Agosto? Nesse mês as coisas costumam ser mais baratas. Além disso, você também pode simplificar na escolha das flores, optando por flores mais baratas; fazer um coquetel com poucas bebidas alcoólicas, comidas mais leves e mais baratas e até mesmo encomendar um bolo menor e complementar com cupcakes.

diy buffet casamento

 

3- Tenho muitos amigos com restrições alimentares (diabéticos, vegetarianos, alérgicos), como faço para tornar o jantar legal para todos?

Vai ser impossível prever as necessidades e preferências alimentares cada convidado do seu casamento. A melhor saída é escolher um ou dois pratos com carne e um sem carne, assim você garante que os vegetarianos fiquem felizes. Em relação aos diabéticos, você pode fazer uma opção de sobremesa com frutas. Outra alternativa é fazer um buffet bastante variado, assim seus convidados vão poder escolher o que irão comer e você não terá que se preocupar. E lembre-se: a maioria das pessoas que tem restrições alimentares já está acostumada com situações assim. Fique tranquila, vai dar tudo certo!

candy-buffet1

 

4- Se eu fui ao casamento de alguém, sou obrigada a convidá-lo para o meu?

A festa é sua e você convida quem você quiser. Isso pode parecer um pouco rude, mas a reciprocidade nesses casos não é obrigatória. Eles mesmos por terem se casado sabem o quanto é complexo lidar com a lista dos convidados. Se você sentir a necessidade de se justificar, explique que seu casamento terá uma lista restrita, apenas para familiares e amigos mais íntimos. Eles irão entender.

convidados-estranhos-ceub

 

5- Nossos pais concordaram em nos ajudar a pagar o casamento. E agora? Como dividimos os gastos entre eles?

Antigamente as regras sobre pagar o casamento eram bem diferentes, geralmente era a família da noiva que dava o dote para realizar o casamento. Hoje em dia não é mais assim e é super comum os pais quererem ajudar nesse momento. A melhor forma é fazer uma planilha e dividir igualmente entre eles alguns gastos. Se o pai da noiva topou pagar o fotógrafo, sugira ao pai do noivo pagar uma parte do buffet. Outra alternativa (fiz assim no meu casamento) é aceitar ajuda em dinheiro, dessa forma foi menos problemático e ninguém questiono nossas escolhas.

19-fotos-pais

 

6- Meus pais querem que tenhamos um casamento tradicional, mas nós, definitivamente, não queremos. Como proceder?

Mais uma vez: É o SEU casamento e vocês devem fazê-lo da maneira que quiserem, mas sem nunca se esquecer de que também é um dia importante para os seus pais. Escute o que eles têm a dizer, principalmente se eles se propuseram a ajudar a pagar os gastos do casamento. Se vocês querem um casamento mais simples, sem muita pompa, converse abertamente com os seus pais, abra seu coração e explique. Isso aconteceu comigo, eu não queria casar na igreja e minha mãe é super católica. Entramos em um acordo de que ela faria uma oração ao longo da cerimônia e foi lindo. Ficamos todos felizes!

cortejo-noiva-1

 

Encontre fornecedores que te ajudem a resolver suas dúvidas sobre casamento!

 

7- No casamento de um amigo, aconteceu de passarem o microfone para um amigo bêbado e foi um vexame. Como fugir disso?

Primeira coisa que vai te ajudar a não passar por isso: contratar uma cerimonialista. Ela vai te ajudar nesses momentos e vai te deixar muito mais tranquila. E o mais importante, dê instruções explícitas para quem vai estar com o microfone nas mãos. Diga que eu circunstância nenhuma ele deve passar o microfone para as mãos de outra pessoa que não a sua ou a da sua cerimonialista.

10-tipos-convidado-ceub (9)

 

8- Algumas madrinhas estão reclamando dos gastos com vestido e tendo problemas com as cores. Como devo lidar?

Seja atenciosa. É provável que suas madrinhas só vão usar o vestido no seu casamento e por algumas horas, então não se chateie se elas estiverem preocupadas. Em relação às cores, coloque-as em contato umas com as outras e deixe que elas se entendam.

10-fotos-madrinhas-ceub (10)

 

9- Eu não pensei em convidar meu chefe ou colegas de trabalho, mas tenho medo de chateá-los. O que devo fazer?

Vocês não têm nenhuma obrigação de convidar seu chefe ou qualquer colega de trabalho para o seu casamento. Para evitar falsas expectativas ou chatear alguém, deixe claro para todos que seu casamento será pequeno, apenas para pessoas mais íntimas. torná-lo conhecido para seus colegas e chefe que seu casamento vai ser limitado a apenas familiares e amigos próximos. O fato de ninguém do trabalho ser convidado também ajuda a evitar que eles se sintam excluídos.

20-fotos-de-casamento-famosas-ceub (9)

 

10- Nós pedimos RSVP, mas alguns convidados não responderam. O que devo fazer?

O RSVP é a confirmação da presença no casamento e é de bom tom que os convidados respondam para que os noivos tenham noção da quantidade de pessoas que estará presente no casamento. Não conte com a presença se a pessoa não confirmou, ligue antes e confirme se ela viu o pedido de RSVP, se irá comparecer, diga que você se preocupa com a presença dela. Se vocês não tiverem como confirmar, conte com a pessoa convidada. É melhor sobrar comida do que faltar, certo?

RSVP3

 

Veja nossa lista de fornecedores confiáveis!

 

11- Convidamos um amigo e sua namorada nominalmente para o nosso casamento. Agora eles terminaram e meu amigo quer trazer outro acompanhante que sequer conheço. Posso dizer não?

Se você escreveu o nome dos dois no convite, nominalmente, ao invés de escrever Fulano e acompanhante, claro que você pode negar. Como regra geral, os convites são pessoais e intransferíveis quando as pessoas são convidadas pelo nome. Explicar que você não conhece esse possível convidado e que você preferia que seu casamento ficasse restrito às pessoas mais próximas.

 

coracoes-namorados

 

12- Vou fazer um chá-de-panela. Quem eu devo convidar?

O chá-de-panela é uma forma de receber presentes simples e mais baratos e curtir um dia com seus amigos sem a preocupação do casamento. Então pense nas pessoas com as quais você quer se divertir e compartilhar esse momento de distração na hora de montar sua lista. Antigamente o chá-de-panela ficava restrito às mulheres, mas hoje em dia já não é mais assim. Ainda bem, né? Agora os meninos também participam e vocês podem pensar em outro nome para o evento como Chá-bar ou Chá-de-Barnela.

cha-bar-vanessa-marcos (24)

 

13- Qual é o meio mais educado de divulgar nossa lista de presentes de casamento?

Aproveite as ocasiões como chá-de-panela ou noivado para falar pessoalmente com seus convidados sobre sua lista de presentes de casamento. Outra forma bacana é fazer um site de casamento e lá colocar as listas. Muitos sites já têm neles mesmos a lista de presentes ou cotas para lua-de-mel, veja se é o caso do seu. A vantagem de contratar um site é poder colocar o endereço no seu convite e centralizar lá todas as informações necessárias aos seus convidados.

convites-criativos-casamento (8)

 

14- Ouvi dizer que normalmente 10 – ou até mesmo 20 – porcento dos convidados não comparecem ao casamento. Devo medir meu orçamento a partir deste cálculo?

NÃO MESMO! Essa é uma atitude muito errada porque essa conta não é exata para todos os casamentos. Embora seja grande a chance de pessoas não poderem ir, a melhor maneira de calcular a quantidade de pessoas faltantes é através do RSVP. Peça a sua cerimonialista que telefone para quem não respondeu ou telefone você mesma. Se você quer reduzir seu orçamento, diminua a sua lista, mas nunca conta com a falta dos convidados, ok?

Resolvendo essas dúvidas sobre casamento, tudo vai ficar bem!

Via The Knot.

FALE COM Estela Rosa



Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.
Estela Rosa
Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.