Planejamento de casamento: 21 erros comuns que você deve evitar

O planejamento de casamento pode ser muito divertido e excitante, mas também pode ser incrivelmente cansativo se você não estiver preparada. Além de ser exaustivo, a probabilidade de que vocês cometam algum erro sem querer é grande. Além da emoção envolvida, ainda tem a questão do tempo e das milhões de tarefas a serem feitas ao mesmo tempo. Erros e atitudes precipitadas costumam acontecer, não se culpe por isso! Uma alternativa para evitá-los é contratar uma cerimonialista ou assessoria de casamento. Caso não seja possível, fique de olho nessa lista e evite problemas:

 

1. Esquecer de colocar o endereço do casamento no Save The Date

save-the-date-sem-local

Tudo bem, o Save The Date não deve mesmo ser específico no momento de dizer o endereço, mas o convidados precisam ter pelo menos uma ideia para se planejarem, principalmente se seu casamento for em um lugar distante, que precise de tempo de viagem. Deixe claro qual a cidade ou bairro onde acontecerá seu grande dia para facilitar as coisas. Fornecedores de Save The Date costumam te lembrar disso, veja algumas alternativas aqui.

 

2. Não ser claro com os convidados

seja-claro-com-convidados

Você pode não acreditar, mas os convidados têm ideias completamente diferentes sobre seu casamento do que você espera. Por isso é tão importante deixar claro como será sua festa. Muitas pessoas acham que podem levar acompanhantes sem te avisar ou até mesmo que não precisam responder a confirmação de presença. Sejam claros com seus convidados sobre tudo o que decidiram, se o convite é individual, se ele poderá levar algum acompanhante e peça que avise. Pensar nisso durante o planejamento de casamento é realmente importante.

 

3. Deixar a lista de convidados para depois

deixar-a-lista-de-convidados-para-depois

Escolher quem irá a sua festa deve ser a sua primeira decisão. Você vai reparar o quanto é difícil estipular a quantidade de pessoas e quem ficará dentro ou fora da festa. E, acredite, leva mais tempo do que você pode imaginar. São decisões complicadas e que requerem paciência e tempo. Tudo deve ser planejado a partir da lista de convidados, por isso não deixe para depois. Escolha uma cerimonialista para que ela te ajude!

 

4. Comprar um vestido pequeno

vestido-pequeno

Toda noiva sonha em estar lindíssima no seu vestido de casamento e planejam emagrecer bastante antes de casar. Mas, olha, definitivamente não é uma boa ideia comprar um vestido pequeno esperando emagrecer. A ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar seus planos e é melhor apertar um vestido do que ter que comprar outro, certo? Por isso procure aqui fornecedores de vestido que entendem dessa questão.

 

5. Não planejar seu orçamento máximo

orcamento

O orçamento é uma das partes mais importantes do casamento. É melhor dividi-lo em pequenas seções e determinar o quanto vocês pretendem gastar com cada item: vestido, flores, buffet, local, etc. Depois de decidido o orçamento, vocês poderão procurar as melhores ofertas. Você não pretende começar a vida de casada com uma mega dívida, né?

 

Encontre fornecedores que podem te ajudar a escapar desses problemas!

 

6. Criar expectativas em relação aos seus parentes e padrinhos

esperar-demais

As madrinhas, sua mãe, sua irmã, seus melhores amigas, essas pessoas provavelmente estarão super disponíveis em te ajudar com os preparativos do casório e resolvendo vários pepinos com você. Mas, ao mesmo tempo, é importante não enchê-las de tarefas demais. Tenha certeza de que pode pedir certas coisas para elas e não espere que vivam para o seu casamento.

 

7. Não contar com a chuva

nao-contar-chuva

Se seu casamento será ao ar livre, é muito importante lembrar que não dá para controlar o tempo, certo? Tenha sempre uma segunda opção, para o caso de chover. Não se esqueça do plano B. Mas dá pra encarar na boa, viu?

 

8. Escolher madrinhas que não estão disponíveis

escolher-madrinhas-distantes

A maioria das noivas vai querer contar com as madrinhas na hora da prova do vestido e até mesmo vão querer ver os vestidos das madrinhas. Isso pode se tornar mais difícil se a madrinha morar longe, fora do estado ou do país. Tenha certeza de que escolherá madrinhas que estão disponíveis. Esse post pode te ajudar a pensar nisso.

 

9. Não contratar profissionais

nao-contratar-profissionais

Há várias coisas com as quais você pode economizar fazendo você mesma. Lembrancinhas, seu buquê, pequenos detalhes, podem ser providenciado por você e suas amigas. Mas, definitivamente, há coisas que não podem ficar nas mãos de amadores, como as fotos ou as músicas. A probabilidade de você se arrepender depois é bem grande. A gente sugere que pelo menos o fotógrafo, o DJ e a doceira sejam profissionais muito bem escolhidos. Para isso temos um Guia de Fornecedores aqui bem bacanas para você escolher!

 

10. Não encomendar tudo com antecedência

nao-encomendar-com-antecedencia

Faz muito sentido encomendar coisas online, como brindes, convites, etc. Mas você precisa ter certeza de que irá encomendar com antecedência, para não ter problemas se precisar mandar refazer. O melhor é encomendar com alguns meses de antecedência para estar com tudo ok bem antes do casório.

 

11. Escolher flores difíceis de conseguir

escolher-flores

Você pode ter uma ideia perfeita de decoração feita com flores lindíssimas que você viu no Pinterest, mas tenha certeza de que são flores da estação na qual você vai se casar. Caso elas não sejam, o preço será muito mais alto. Escolher flores da estação vai te ajudar a economizar.

 

Veja aqui nosso Guia de Fornecedores parceiros.

 

12. Não servir opções de comida alternativa

comidas-alternativas

Não importa se será jantar ou apenas petiscos, tenha certeza de que terá opções para pessoas com restrições alimentares. Diabéticos, vegetarianos, hipertensos, são convidados que merecem poder desfrutar do seu buffet sem medo. Veja sugestões de buffet aqui!

 

13. Ficar obcecada com todos os detalhes

preocupar-detalhes

A gente entende que a noiva queira que tudo saia perfeito, mas vamos pensar racionalmente: nós não vivemos em um mundo perfeito. Encare os erros de frente e mantenha a cabeça erguida. Resolva o que puder ser resolvido porque o que não tem remédio, remediado está. Não se estresse com cada pequeno detalhe, no final você sequer vai se lembrar do que deu errado. Deixe isso nas mãos de uma cerimonialista competente!

 

14. Esquecer de comer

esquecer-de-comer

No dia do seu casamento, você vai estar louca andando de um lado para o outro junto com o seu marido. E, acredite em mim, é MUITO fácil se esquecer de comer. Quando você se dá conta, todas aquelas comidinhas que você escolheu passaram pela sua frente e você nem viu. Um conselho que sempre dou às noivas é: peça a algum amigo muito especial que te ajude e te lembre de comer. Outra sugestão é pedir para o responsável pelo buffet separar algumas comidinhas para vocês. A cerimonialista é ótima em lembrar dessas coisas.

 

15. Esquecer de aproveitar o momento

aproveitar-o-momento

Você planejou tudo por meses, gastou dinheiro, procurou os melhores preços e melhores detalhes. Agora é hora de aproveitar, certo? Não perca tempo com pequenas coisas, você precisa aproveitar tudo o que preparou. É um dos dias mais felizes da sua vida, aproveite ao máximo. E para relaxar de verdade, contrate um cerimonial confiável.

 

16. Não confirmar os fornecedores

confirmar-fornecedores

É muito importante entrar em contato com seus fornecedores nas semanas antes ao casamento. Tire um dia para ligar para todos eles e dizer que você está ciente de tudo. Dessa forma você evita surpresas e se tranquiliza de que está tudo certo.

 

17. Deixar a escolha do local depois

escolher-local-depois

Depois de fazer a lista de convidados, seu próximo passo deve ser escolher o local. Todas as outras coisas serão definidas a partir disso, como decoração, buffet, etc. É muito importante decidir logo e entrar em contato com fornecedores próximos. Veja logo algumas sugestões lindas de locais!

 

18. Não contar com gastos extras

gastos-extras

A cada fornecedor que você contratar, surgirá um novo item com o qual você não contava. São os famosos adicionais. Tenha certeza de que no contrato estará tudo determinado para que não surjam mais adicionais bem no dia da festa. Pergunte tudo aos fornecedores, planeje tudo e evite gastos extras.

 

19. Não tirar as fotos que você quer

fotos-escolhidas

Faça uma lista com poses de fotos que você quer registrar, você pode ver algumas sugestões aqui, inclusive. Procure referências com antecedência, salve imagens e envie para o fotógrafo. Deixe ele a par dos seus anseios e desejos. Converse com seu futuro marido sobre o que ele também espera das fotos. Tenha certeza de que não irá esquecer daquela foto que você planejou tanto. Faça uma lista bacana e escolha seu fotógrafo aqui.

 

20. Não pesquisar os fornecedores antes de contratar

checar-referencia

Esse é um conselho que sempre damos: é importantíssimo pesquisar bastante antes de contratar um fornecedor. Busque referências, contrate fornecedores que pessoas próximas já contrataram e faça buscas até mesmo no Google, para saber mais sobre eles. Você precisa estar certa e segura dos seus fornecedores. Por isso dê uma olhada no nosso Guia de Fornecedores que foram escolhidos a dedo para vocês!

 

21. Falar do casamento o tempo todo

fala-casamento

Não se esqueça, enquanto você está imersa no mundo dos casamentos, as outras pessoas estão fazendo outras coisas. É muito legal falar sobre os preparativos com seus amigos, família e colegas de trabalho, mas não exagere. Faça seu planejamento de casamento silenciosamente, assim você vai surpreender a todos!

Com essas dicas tenho certeza de que você vai conseguir evitar uma porção de probleminhas chatos que costumam aparecer. É só ficar ligada e aproveitar seu grande dia!

Via Inspired Bride.

 

Curtiu as dicas? Que tal conferir estes artigos também?

O que não dizer aos noivos durante a festa de casamento

Fornecedores confiáveis para você conhecer

Planejamento de casamento: casando com orçamento apertado

FALE COM Estela Rosa


Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.

Estela Rosa

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.