4 dicas para empreender em casal sem minar a relação

Com a crise e desemprego, muita gente decidiu abrir o próprio negócio para se manter – inclusive casais. A ideia é interessante inicialmente, afinal, por que não estender a parceria da vida pessoal para a profissional? No entanto, passar tanto tempo juntos e, muitas vezes, entrando em conflitos, pode desgastar a relação. A seguir, veja 4 maneiras de empreender em casal sem minar o relacionamento.

Empreender em casal

1. Defina papéis

Da mesma forma que vocês fazem em casa com as tarefas domésticas, estabeleçam quem cuidará de cada função dentro da empresa. Senão, não será possível dividir as responsabilidades e um culpará o outro caso algo dê errado, visto que não havia sido estabelecido quem cuidaria daquilo.

2. Não leve os problemas do trabalho para casa (e vice-versa)

Separar a vida profissional da pessoal é um exercício diário e que exige muita maturidade. Não deixem que os problemas da empresa invadam o convívio familiar, pois isso minará não apenas o relacionamento, mas também a evolução do negócio. Vocês precisam de descanso mental para ver os problemas de outro ângulo e resolvê-los.

3. Separe as finanças da empresa e da família

A chamada confusão patrimonial – quando se mistura os recursos da pessoa física com os da pessoa jurídica – é um dos erros mais comuns entre micro e pequenos empreendedores. O problema se torna mais grave quando falamos de uma empresa formada com seu parceiro (a), afinal, vocês investiram recursos da própria casa para ir atrás deste sonho. Se vocês não separarem as finanças, quebrarão não apenas a empresa mas, também, a família. Veja aqui como não misturar as contas de casa e do negócio.

4. Comunique-se

Você está careca de saber que a comunicação é a regra de ouro de qualquer relacionamento. Isso não é diferente em uma relação entre sócios – neste caso, você e seu parceiro (a). Reúnam-se pelo menos uma vez por semana para fazer um balanço do que aconteceu neste período e, então, elaborem um planejamento para continuar na trilha do sucesso. Além disso, vocês devem ser transparentes em relação a atitudes do outro que incomodam, pois isso pode influenciar no dia a dia do trabalho.

*Este material foi escrito pela nosso site parceiro Finanças Femininas para auxiliar  os casais a manter a vida financeira mais saudável e organizada.

FALE COM Finanças Femininas



Finanças Femininas

Finanças Femininas Autor

O Finanças Femininas é o maior site do Brasil para falar de dinheiro só com mulheres. Nosso trabalho é dar as ferramentas que as mulheres precisam para conduzir melhor o seu dia a dia e bancar as suas escolhas.
Finanças Femininas
O Finanças Femininas é o maior site do Brasil para falar de dinheiro só com mulheres. Nosso trabalho é dar as ferramentas que as mulheres precisam para conduzir melhor o seu dia a dia e bancar as suas escolhas.