4 dicas para passar o Natal com o bolso saudável depois do casamento

O casamento passou, mas as contas ficaram. Esses primeiros meses de adaptação são os mais complicados, quando o casal muitas vezes ainda está pagando algumas pendências da comemoração. E com o fim de ano tão perto, fica a dúvida: como passar pelo Natal sem gastar muito dinheiro?

Como lidar com as festas de fim de ano

Chegou o momento de decidir onde passar as festas de fim de ano. Aquela história de se tornarem uma só família muitas vezes não se aplica ao Natal e Ano Novo – e são poucos dias que precisam ser cuidadosamente separados entre as famílias dos noivos. Essas idas e vindas nas comemorações, as ceias e os presentes precisam constar no orçamento do casal. Confira 4 dicas de como economizar neste fim ano:

1 – Deixe a ceia para o próximo ano

Casa nova, utensílios de cozinha novos. A ceia parece a oportunidade perfeita para fazer um jantar de Natal em família. Mas calma, tudo isso pode sair caro. Muitas vezes, o recém-casal ainda não tem a casa totalmente completa, e um jantar para muitas pessoas requer um aparato maior. E lembre-se, o anfitrião muitas vezes é quem provê os alimentos. Então, considere ir para casa de um dos pais no jantar e do outro no almoço. Aproveite para aprender os segredos das receitas da sogra!

2 – Economize nos presentes

É impossível fugir dos presentes de Natal. Se sua família tem a tradição do amigo oculto, mas a grana está curta, a dica é conversar com todos e estipular um valor máximo para os presentes. Outra sugestão é pesquisar com antecedência e escolher mimos que tenham a cara de quem irá presentear, mas sem sair do orçamento. Vale até por a mão na massa e fazer o presente, como cartões e customização de peças de decoração, por exemplo.

3 – Ganhe dinheiro com presentes

Se você tem alguma habilidade, como fazer doces e DIY’s, que tal comercializar isso para conseguir um dinheiro extra neste fim de ano? Outras opções são revender roupas e produtos de beleza. Se seu forte é decoração, já pensou em fazer isso com a temática natalina? De quebra, ainda dá para presentear a família com Papais Noéis de pelúcia e porta-guardanapos temáticos para embelezar a mesa da ceia.

4 – Faça o Natal na nova cidade

Quando um dos dois ou os dois moram em cidades diferentes da família, fica mais complicado ainda decidir para onde e como ir. Se viajar não se encaixa em seu orçamento neste momento, uma opção é fazer uma celebração mais íntima com seu amor, um jantar a dois, e até mesmo passar o Natal com outros amigos na mesma situação. E a tecnologia está aí para nos ajudar: vale fazer uma chamada de vídeo com toda a família durante a ceia. É uma forma de estar pertinho, mesmo que de longe.

FALE COM Finanças Femininas



Finanças Femininas

Finanças Femininas Autor

O Finanças Femininas é o maior site do Brasil para falar de dinheiro só com mulheres. Nosso trabalho é dar as ferramentas que as mulheres precisam para conduzir melhor o seu dia a dia e bancar as suas escolhas.
Finanças Femininas
O Finanças Femininas é o maior site do Brasil para falar de dinheiro só com mulheres. Nosso trabalho é dar as ferramentas que as mulheres precisam para conduzir melhor o seu dia a dia e bancar as suas escolhas.