5 coisas que ninguém conta sobre emagrecer

É maravilhoso se empenhar e lutar para conseguir atingir aquele objetivo de ter a saúde melhor e, em consequência disso, emagrecer e se sentir melhor com seu próprio corpo. É muito inspirador ler histórias de pessoas que conseguiram emagrecer, ver realitys shows sobre esse tema, mas esse tipo de relato só foca nas coisas boas, nos benefícios da saúde, na melhora da autoestima e da qualidade de vida.

perder-peso (1)

É claro que temos que focar nestes benefícios e lembrarmos sempre deles quando tivermos uma recaída ou quando bater o desânimo, seja indo à academia ou se exercitando em casa, uma hora essa sensação acaba vindo. Mas há algumas coisas que as pessoas não costumam falam sobre as mudanças na vida de quem está no processo de emagrecer e muitos desses fatores são os que nos levam para essa sensação de desânimo. Por isso achamos que é muito importante que você já saiba quais são esses desafios para estar preparado para encará-los de frente quando surgirem. Bora saber tudinho e focar na saúde?

 

1- A sua percepção sobre o seu corpo não vai mudar do dia pra noite

Quando começamos a nos exercitar e a perder peso, a primeira coisa que esperamos é que nossa autoestima melhore de uma hora pra outra. Mas isso não acontece assim, quem está nessa batalha sabe disso e sabe que não se pode abater por esse sentimento. Além disso, muitas pessoas atribuem decepções que acontecem ao longo da vida ao sobrepeso que têm, quando, na verdade, o peso, o formato do corpo, não têm nada a ver com os problemas que se abatem sobre nós. Eles podem ser potencializadores, mas não porque você emagreceu que tudo se organizará maravilhosamente.

Aproveite o ânimo que se exercitar traz para ter mais energia e resolver todas as questões que te incomodam. E não se iluda com a promessa de um corpo perfeito de um dia para o outro. Os especialistas dizem que a imagem corporal pode ser a última coisa a mudar em toda essa transformação. Assim como pessoas que perderam um membro podem sentir dor ou formigamento onde existia esta parte, assim também pode acontecer com as pessoas que tiveram excesso de peso. A noção do corpo leva tempo para ser alterada em seu cérebro e suas memórias.

Encha-se de força de vontade e repita para si mesmo que você pode ser melhor e mais feliz. Contar consigo mesmo é o primeiro passo para mudar!

Woman on a Diet

 

2- Emagrecer pode trazer excesso de pele e flacidez

Pessoas que perdem uma grande quantidade de peso em pouco tempo acabam se deparando com um problema muito incômodo: excesso de pele ou flacidez. Aquela parte do seu corpo que antes era dominada por gordura, agora não mais está daquela forma, mas sua pele ainda se mantém no formato de antes. Infelizmente esta é uma realidade que não há muito como fugir, por isso é importante encará-la de frente. A quantidade de pele ou flacidez depende de vários fatores: quantidade de peso perdido, idade, efeito sanfona e rapidez no emagrecimento.

Se você só pretende perder alguns quilos, saiba que seu corpo pode reagir ficando flácido, mas basta manter a rotina dos exercícios para que isso se resolva. No caso de pessoas com bastante sobrepeso ou obesas, o excesso de pele pode ser corrigido com cirurgias plásticas reparadoras, que trazem uma qualidade de vida muito melhor para quem está neste processo. O importante é saber destes fatores e procurar a ajuda necessária para contorná-los.

 

3- Alguns relacionamentos podem mudar

Talvez você entre em conflito com seus amigos que sempre te chamavam para aquela cervejinha com petiscos depois do expediente, eles provavelmente vão reclamar sua ausência. Ou até mesmo você pode ter problemas com o seu amor: enquanto ele ou ela detonam uma barra de chocolate, você vai estar focado (a) nas suas frutas e barras de cereais. Os relacionamentos podem ser afetados durante esta sua mudança, mas você vai acabar descobrindo que pode ter muitas coisas em comum com outras pessoas.

Além disso, você deve ficar atento ao seu relacionamento. Especialistas indicam que perda de peso e mudança de hábitos podem abalar namoros e até mesmo casamentos. É importante conversar sempre com seu parceiro a respeito das mudanças que estão ocorrendo com você. Outro ponto é valorizar as amizades que te estimulam a seguir adiante, isso é sinal de que se preocupam com você e com seu bem estar.

perder-peso (2)

 

4- Você vai precisar de um novo guarda-roupa

Uma vez alcançada a sua meta de peso, você provavelmente vai sentir necessidade de roupas novas para vestir. A parte mais dramática de perder muito peso é que você vai precisar atualizar seu armário a cada número de manequim perdido. Uma opção é buscar roupas mais flexíveis, com elástico, que possam ir se adaptando ao seu corpo ao longo desta jornada. Outra alternativa para conter os gastos com novas roupas é comprar em bazares ou pegar roupas com amigos (as). Se você puder adiar a compra de novas roupas, melhor, assim você poderá gastar dinheiro já com seu novo guarda-roupas definitivo.

Mesmo que possa parecer caro, comprar roupas novas todo mês pode ser aquele último empurrãozinho que você precisava para chegar ao seu objetivo. As roupas são o maior índice de que você realmente emagreceu, suas medidas vai caindo junto com a ficha de que você é uma nova pessoa, mais saudável e mais leve!

perder-peso (1)

 

5- As pessoas cometem gafes: não se deixe abalar

Você provavelmente vai encontrar pessoas que percebem que você está passando por algumas mudanças e saberão te dizer exatamente o que você precisa ouvir para te encorajar. Mas outras pessoas não saberão como reagir e podem soltar muitos comentários ruins, mesmo sem a intenção de te machucar. É normal que as pessoas queiram ajudar, elas vão te indicar coisas a fazer, soluções mirabolantes, comidas, exercícios, mas nem todos os conselhos vão servir para você. Saiba separar o que te ajuda do que te atrapalha.

Na verdade, até mesmo o mais simples “Você está ótima!” pode soar estranho. Para começar, quando uma pessoa diz isso, pode te fazer pensar em como você era antigamente. Se agora você está ótima, quer dizer que antes não estava? Mas respire fundo e seja positivo, esses comentários são para te fazer se sentir melhor. As pessoas costumam comentar muito sobre a aparência física dos outros e, na verdade, isso nem deveria importar tanto, não é? Tenha orgulho de si mesmo e quando fizeram algum comentário que possa te afetar, sorria e diga que sim, você sempre esteve ótimo.

Via Huffington Post.

 

Quer mais dicas de saúde e emagrecimento?

5 dicas para emagrecer para o seu casamento

Uma técnica simples para ajudar a emagrecer

Emagrecer ou não emagrecer? Eis a questão.