6 bons motivos para comer de 3 em 3 horas

DICA2-distribuir-refeicoes

A dica de hoje no Clube da Noiva Magra é DISTRIBUIR AS REFEIÇÕES AO LONGO DO DIA. Sempre ouvimos que para emagrecer com saúde o bom mesmo é comer de 3 em 3 horas… Muitas vezes me perguntei como pode comer tanto e emagrecer! Achei um artigo em um blog português maravilhoso explicando as razões. Espero que vocês gostem também!

Um dia tem 24 horas, se dormirmos 8 horas, sobram16 horas nas quais (geralmente) estamos acordados. Estudos recentes mostram que são necessárias em média 3 horas pro nosso organismo digerir cada refeição, e que os aminoácidos duram cerca de 3 horas na corrente sanguínea. Fazendo as contas, noves fora… 6 refeições ao longo de 16 horas dá 2.7 horas, e 5 refeições ao longo de 16 horas dá 3.2 horas. Vamos arredondar isso aí para: uma refeição de 3 em 3 horas.

Fazer refeições de duas em duas horas, não está erradérrimo. Se acaso você já estiver com fome depois de 2 horas, então coma, pois o importante é que não ficar com fome. Às vezes também devido aos nossos horários temos mesmo que comer com distância de 2 horas da refeição anterior, para evitar ficar mais que 3 horas sem comer. Você não precisa ficar supre presa às 3 horas entre as refeições, pode comer passado 2:30 horas última refeição por exemplo, mas não fique mais que 3 horas sem comer.

6 motivos para comer de 3 em 3 horas: 

  1. Aumenta o metabolismo. Podemos pensar no metabolismo como o funcionamento do nosso corpo, e isso reflete a quantidade de calorias que queimamos por dia. Se o nosso metabolismo for baixo, queimamos poucas calorias; se for alto queimamos muitas calorias. Então porque razão comer de 3 em 3 horas aumenta o metabolismo? Porque, cada vez que você ingere um alimento, o seu organismo terá que gastar energia na digestão. Por essa razão cada vez que você comer vai queimar calorias.
  2. Evita ataques de fome, isto porque quando você fica muitas horas sem comer, fica faminta(!) e a única coisa que você deseja é comer, sem se importar se é comida saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que você acaba comendo doces ou coisas muito gordurentas (pois é impressionante, mas são estas as pragas que cruzam nosso caminho quando estamos morrendo de fome. Verdade ou mentira?).
  3. Mantém seus níveis de energia altos. No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer, como por exemplo aquelas que comem no máximo 3 vezes ao dia (café, almoço e jantar), elas passam muitas vezes por situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo. A importância da alimentação no nosso corpo  funciona mais ou menos como a importância do combustível para o automóvel, se não damos combustível ele não anda e se lhe pomos um bom combustível ele fica mais potente. Por essa razão, para nos sentirmos com mais energia no nosso dia-a-dia, é importante comermos de 3 em 3 horas e dar ênfase a comida saudável.
  4. Evita a destruição dos músculos. O nosso corpo precisa estar constantemente recebendo aminoácidos (blocos construtores das proteínas), ou provenientes da alimentação ou dos nossos músculos.  Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente recebendo nutrientes (aminoácidos) para os músculos, mantendo assim a nossa massa muscular. Ficando muitas horas sem comer  nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los nos músculos. O corpinho dessa forma entra em estado de catabolismo, ou seja, destruição muscular. As consequências que advêm disso são: um corpo flácido e um metabolismo baixo.
  5. Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo. Ao alimentar constantemente o corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses menores ao nosso organismo, comparando por exemplo com o programa habitual de 3 refeições ao dia. Isto porque desta forma (fazer 3 refeições ao dia) cada vez que comemos, comemos em exagero (devido a grande fome que temos), e consumimos mais energia do que a que precisamos. Dessa forma, o corpo entende que deve armazená-la. Essa energia a mais vai ser armazenada sobre a forma de gordura. Se comermos mais regularmente ao longo do dia, isso não acontece.
  6. Diminui a armazenamento de gordura. Comer de 3 em 3 horas vai evitar que seu corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, sobre o qual acabamos de falar – provocando armazenamento de gordura. Além disso, comer frequentemente faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, e assim o organismo utiliza toda a comida como energia, para continuar o dia. Ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia: quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

Esta foi a fonte usada.

Quer saber mais sobre saúde e emagrecimento? Veja estas matérias:
Academia pra quê? Conheça alternativas
Uma técnica simples para ajudar a emagrecer
6 alimentos que deixam sua pele saudável

Luisa

Luisa Autor

A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.