6 dicas para escolher o convite de casamento perfeito

Dentre todas as coisas que eu preciso decidir durante os preparativos do meu casamento, uma delas me chama muita atenção: O CONVITE! Quando começo a pensar dá até aquele friozinho na barriga, justamente porque sei que o momento da entrega será a reta final onde todos os detalhes estarão se definindo e meus convidados terão o primeiro contato com o grande dia. Como assim?? O convite de casamento informa, de maneira preliminar, como será o estilo da festa e da cerimônia. Além de anunciar pra todo mundo que agora tudo vai se concretizar de verdade (UHUL!), quem o receber terá ideia de questões como traje e presentes a serem oferecidos.

convite-casamento-conviteria santa cruz (3)

Tipo de papel, cor, estilo, fonte, modelo, tamanho, frases, envelope. UFA!!! Foi pensando em todos esses detalhes para escolher que separei algumas dicas para você anexar ao planejamento do casório e facilitar a escolha do tão esperado CONVITE. É claro que estas não são regas pré-estabelecidas, elas funcionam como auxílio durante a escolha do modelo perfeito! É muito importante ter em mente o que você e seu noivo querem para que os dois estejam satisfeitos e felizes com a escolha. Agora fique atenta e confira tudinho aqui, ó:

1 – Escolha o modelo do convite de casamento de acordo com o estilo da cerimônia e da festa

Tradicional ou descolado? Clássico ou descontraído? O convite cria a expectativa da celebração no convidado. É como um aperitivo!

convite-casamento-conviteria santa cruz (4)

convite casamento-

Por exemplo, se você vai casar de dia ou em uma chácara, seu convite pode ter cores claras e ser cheio de detalhes românticos ♥ Você também pode usar papéis terrosos, como o kraft, para ter um estilo mais rústico ou colocar uma sempre viva (aquela florzinha seca super charmosa!).

convite-rendado-detalhes-google

convite-casamento-cerejo papeteire

convite-casamento - papel e estilo

Já se a sua cerimônia for mais tradicional, seu convite pode ter um papel mais clássico, com brasões, letras bem desenhadas e pérolas para dar um ar de sofisticação. Tons escuros como o marrom, preto e marsala fazem uma combinação perfeita com detalhes em dourado, marfim e prata.

convite-casamento-conviteria santa cruz (2)

convite-casamento

2 – Deixe o convite com a personalidade do casal

Ainda que o tom seja mais tradiconal, sempre é possível personalizar com algum detalhe que expresse o estilo do casal. Pode ser uma fita, um monograma ou um símbolo que represente o amor de vocês.

convite-casamento-conviteria santa cruz

convite-de-casamento-classico- love

As ilustrações com passarinhos e florais estão super na moda para os casais mais românticos. Já os extrovertidos podem deixar de lado o modelo clássico e investir no convite história para narrar de uma forma resumida e moderna o amor de vocês.

convite-casamento-google (2)

convite-casamento - google

convite-casamento-modelos

3 – Cuidado com a fonte e o modelo de impressão

Escolha sempre letras bem legíveis para não ter o risco de errar. O tipo de impressão e o tamanho do papel também contam muito na aparência.

modelos-convite-casamento-perfeito

4 – Cor do convite de casamento

Combinar a papelada com a decoração não é uma regra, mas fica super legal! Se o seu casamento é roxo com amarelo, por exemplo, você não precisa fazer o envelope roxo com uma fita de cetim amarela. É possível combinar tons mais neutros a pequenos detalhes, como a cor da letra e lacinhos. Fica delicado e bem charmoso!

convite-casamento2

convite-casamento -loja dos noivos

5 – Frases para convites de casamento

Dentre todas essas decisões, escolher a frase principal do convite de casamento pode parecer uma tarefa pequena, que pode ser deixada para depois. No entanto, essa frase precisa transmitir a personalidade do casal de uma forma resumida e intensa. É ela que vai dar o toque romântico ao convite. Aposte no trecho da música preferida de vocês, em uma poesia, na frase de um filme querido, em um versículo especial ou até numa composição própria. Mantenha calma, lembre-se dos momentos especiais que vocês viveram juntos e escolha uma frase que marcou a história de vocês! =)

frase-convites-casamento

Frases-para-convite-de-casamento_PapeleEstilo_4

modelo-convite-casamento-barato

6 – Coloque confirmação de presença: RSVP

R.S.V.P. é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento que foram convidados. Ele é muito importante por ajudar o serviço de buffet e bebidas a se planejar de acordo com a quantidade de pessoas que irão comparecer ao casamento.
Essa confirmação pode ser feita através de um número de telefone, e-mail ou site disponibilizado para que os convidados entrem em contato. O uso do cartãozinho individual anexado ao convite é uma questão opcional, que varia de acordo com o gosto dos noivos.

convite-casamento-google (3)

convite-casamento-as lembrancinhas de casamento

Alguns casais preferem escrever “Confirme presença” ao invés de RSVP, para deixar a intenção mais clara a todos os convidados.

modelo-convite-casamento -barato

Depois de tudo decidido e pronto, entregue os convites e aproveite esses últimos meses de prepração! Não esqueça de guardar um modelo como recordação deste dia que será tão especial na vida de vocês. <3

E agora que você já tem todas essas dicas, corre aqui pra ver mais modelos incríveis e escolher o seu convite ideal.

As imagens foram retiradas de nossas pesquisas na internet. Caso alguma delas seja de sua autoria, por favor, entre em contato. Podemos dar os créditos ou tirá-la do ar, o que você preferir. :)

 Mais ideis de arrancar suspiros:

O convite de padrinhos DIY da Ellen e do Henrique

O chá de panela DIY da Elisane e do Vinícius

Dicas para usar comida na decoração do casamento