7 perguntas para se fazer antes de escolher as madrinhas

Acho que todo mundo já ouviu histórias de noivas que convidaram amigas para serem madrinhas e depois do casório acabaram se afastando ou se desentendendo. Eu conheço algumas histórias assim e, sem pensar de quem é a culpa, é sempre uma coisa chata e bem triste. :(

foto-madrinhas

 

Mas essas coisas acontecem para nos fazer pensar um cadinho antes de escolher quem vai estar ao seu lado em um momento tão importante. Cada novo relato sobre decepções com madrinhas deixa mais claro que não podemos sair chamando sem pensar duas vezes qualquer amiga para ser madrinha. É um posto muito importante e você precisa pensar bem quem vai assumi-lo e que não vai trazer problemas futuros. Se você se sente insegura sobre quem vai chamar, se ainda tem alguma dúvida, essas sete perguntas com certeza vão te ajudar:

Por que eu quero essa pessoa ao meu lado na minha festa de casamento?

Ok, talvez pareça óbvio, uma pergunta simples, mas você se obrigar a respondê-la pode ajudar a tomar essa decisão difícil. Ao pensar nisso, talvez você perceba que a única razão de você considerar chamar esta pessoa é porque você foi madrinha do casamento dela ou porque vocês se conhecem desde o pré-escolar. A menos que você realmente, realmente mesmo, queira que essa pessoa esteja ao seu lado porque você a ama, não se sinta obrigada a convidar ninguém por retribuição o tempo de convívio.

Se a gente tiver um pequeno atrito, a amizade vai terminar?

Amigos (e família, especialmente) brigam, e vamos combinar que o momento pré-casamento é cheio de tensão e pode sim acarretar discussões e pequenos atritos. Será que ela vai te dar um gelo depois de um pequeno desentendimento relacionado a cor do vestido? Você vai se sentir irritada toda vez que ela quiser te ajudar? Se você não pode ser sincera e não puder superar pequenas brigas, convide essa amiga só como convidada mesmo e não como sua madrinha.

Eu me vejo amiga dela daqui a 20 anos?

As fotos e vídeos do seu casamento vão durar para o resto da sua vida. Você quer ter essa pessoa na sua memória para sempre? Você acha que a sua amizade com ela corre risco de afundar? Se você tem dúvidas ao responder essas perguntas, é porque corre o risco de se arrepender da sua escolha. Então, vamos lembrar novamente, seu casamento representam um grande momento em sua vida – se ela é importante para você agora e será no futuro, então não há nenhuma razão para não chamar esta amiga! É difícil prever o futuro, é claro, mas confie em seu instinto.

Será que ela vai se dar bem com o resto das madrinhas?

Antes do casamento vocês irão se encontrar uma porção de vezes. Chá-de-panela, chá-bar, chá-dos-noivos, chá-de-lingerie, todas as suas madrinhas vão interagir nesses dias e vocês vão tirar muitas fotos! Certifique-se de que elas se dão bem e se curtem! Claro que elas não precisam ser melhores amigas, mas colocar pessoas que não se bicam para conviver durante períodos de muita emoção pode não ser uma boa ideia.

amigas

O que o meu noivo acha dela?

É claro que a opinião dele importa, principalmente se você estiver em dúvida. E aqui não estamos falando que ele irá decidir quem estará ao seu lado, estamos falando que o seu noivado e o seu casamento foram feitos para vocês dois serem parceiros em tudo. Então compartilhe com ele sua escolha, veja o que ele acha, escute, converse, a opinião dele pode ajudar a esclarecer suas dúvidas.

Será que essa pessoa consegue lidar bem com estresse?

Não adianta você convidar alguém que só vai te deixar mais estressada no processo. Tenha claro em sua mente que você precisa de companheiras que te ouçam e te ajudem nos momentos mais críticos. Muitas vezes uma prima ou irmã são ótimas opções nesse caso, porque elas já conhecem seu jeito há muitos anos.

vestido-madrinha-vermelho

O que eu espero das minhas madrinhas?

Algumas noivas gostam de dar a cada uma das madrinhas responsabilidades específicas, mas outras são mais tranquilas e só querem curtir a companhia delas. Que tipo de noiva você é? Será que essa amiga está disposta a contribuir para o planejamento da maneira que você espera?

Depois de responder essas perguntas com sinceridade para si mesma, tenho certeza de que a sua escolha de madrinhas vai ser super certa e que vai ficar tudo bem! ;)

Via Lover.ly.

 

Mais sobre madrinhas:

Ser madrinha é um estado de espírito

25 problemas que só as madrinhas entendem

Coisas que acontecem quando a sua melhor amiga vai casar