7 segredos da ciência para ter um relacionamento duradouro

A gente às vezes se desanima com as estatísticas sobre divórcio e problemas no casamento. Ficamos pensando em como tanto amor pode se esvair dessa forma, mas não podemos desanimar com esses dados! Até porque um estudo recente descobriu que um número enorme de pessoas continuam muito apaixonadas por seus parceiros, mesmo depois de mais de 20 anos casados.

casal-feliz-relacao-duradoura

Na verdade, o que o estudo mostrou foi uma análise do cérebro de pessoas que consideram viver um relacionamento feliz. A longo prazo essa análise mostrou que essas pessoas têm as mesmas áreas cerebrais ativadas quando pensam em seus parceiros, áreas associadas à recompensa, motivação e “querer”, que são as mesmas áreas ativadas no cérebro de pessoas recém-apaixonadas. E melhor ainda, o amor romântico duradouro, ao contrário de um novo amor, estimula regiões do cérebro que diminuem a ansiedade e a dor. Isso sugere que ele oferece uma combinação única de benefícios: felicidade e uma sensação deliciosa de calma.

Agora que sabemos que o divórcio não é inevitável, vamos pensar em pequenas atitudes que podem ajudar a manter o seu relacionamento saudável e feliz por mais tempo. Vamos conferir dicas que a ciência mostrou como sendo segredos para viver uma vida feliz a dois?

 

1- Seja cinco vezes mais positivo que negativo

Para cada frase ou opinião infeliz, precisamos pelo menos de cinco frases felizes para nutrir nosso amor, diz um especialista em relacionamentos. De acordo com estudos, as relações são estáveis e felizes quando a média de ações positivas e negativas é de 5 para 1. Veja bem, os chamados relacionamentos perfeitos não existem, não é que tenhamos que temer os problemas! As opiniões negativas têm sua utilidade. Elas ajudam os parceiros a se entender melhor e ultrapassar conflitos do passado. Mas é importante ser mais positivo, sempre.

 

2- Faça a sua parte lavando os pratos

Compartilhar tarefas domésticas é muito importante para um casamento bem sucedido! Em uma pesquisa, esse fator só ficou atrás da fidelidade e uma vida sexual feliz. Dito isto, mesmo entre os casais que dividem os gastos da casa e trabalham a mesma quantidade de horas por dia, as tarefas domésticas tendem a sobrecarregar mais um parceiro que o outro (em relações heterossexuais, geralmente esse peso cai sobre a mulher). Se você é preguiçoso em casa, tente se esforçar, pelo menos, pela saúde da sua relação. Se perceber que não está ajudando muito, pelo menos agradeça a dedicação do seu parceiro.

 

3- Cuidado com as palavras

A maioria de nós sabe que a comunicação é a chave para um relacionamento bem sucedido, mesmo que nós não sejamos tão bons nisso. Um truque que costuma funcionar: usar mais expressões focadas no casal, como “nós”, “nosso” e “nossa” quando você estiver conversando ou tendo um desentendimento com o seu parceiro. Um estudo publicado em uma revista de psicologia demostrou que estas palavras ajudam os casais a passar por desentendimentos com mais carinho, menos raiva e menor stress. Em contrapartida, palavras como “eu”, “você” e “me” aumentam a insatisfação conjugal.

casal-feliz-relacao-duradoura 3

 

4- Aventurem-se mais

Já falamos sobre como sair da rotina aqui no blog. E vemos, mais uma vez, que isso é bem importante. Se a sua rotina se concentra em frequentar sempre os mesmos lugares, ver TV sempre na mesma hora, talvez seja o momento de se divertir e se aventurar um pouco mais. Casais que se divertem juntos tendem a ficar mais tempo juntos. De acordo com estudos, fazer atividades novas e empolgantes em casal aumenta a qualidade do relacionamento. Isso porque ao agir assim somos capazes de experimentar o que pesquisadores chamam de “autoexpansão”. Conhecer coisas novas ao lado de seu parceiro torna o relacionamento mais gratificante e ajuda a afastar o tédio. Então, da próxima vez que você estiver prestes a ir ao cinema, pela centésima vez, porque não optar por um pouco de música ao vivo ou um passeio em algum lugar desconhecido?

 

5- Não se afaste dos seus amigos

Pense na última vez em que você precisou de conselhos sobre sua carreira ou precisou de ajuda para resolver um conflito com alguém. Com quantas pessoas você falou? Entre os anos de 1985 e 2004, o número de pessoas que dependem exclusivamente do seu cônjuge para discutir assuntos importantes dobrou. Enquanto isso pode parecer uma tendência positiva, essa exclusividade pode ser prejudicial, porque coloca muito peso unicamente sobre o relacionamento, diz uma professora de história e estudos da família. Manter as amizades, conversas e interesses fora do casamento com certeza irá ajudá-los a ficar juntos.

 

6- Converse mais sobre sua vida sexual

Muitas pesquisas mostram que uma vida sexual saudável traz estabilidade conjugal e diminui a probabilidade de divórcio. Claro que mais sexo não vai fazer mal, né, mas isso não indica que vocês precisam virar dois coelhos! Kkkkk. Um estudo de 2011 descobriu que experimentar coisas novas (novas posições e locais), falar mais sobre sexo e mais sobre os seus desejos aumenta a satisfação sexual para homens e mulheres!

casal-feliz-relacao-duradoura (2)

 

7- Seja mais atencioso!

Todo mundo teve um ex que não guardava por nada o nome dos seus amigos ou sempre te chamava pra comer em um rodízio de frutos do mar, apesar da sua alergia a camarão. Lembre-se disso e pense: dói ser negligenciado, não é? O esquecimento, por mais banal que seja, pode ser muito doloroso e sentir-se assim pode ser prejudicial para um relacionamento. Comece a prestar mais atenção às coisas que importam para o seu parceiro: os nomes de seus colegas, a data de aniversário e as preferências alimentares, por exemplo. Parceiros que recordam esse tipo de detalhes sobre si tendem a ser muito mais felizes em seus relacionamentos, de acordo com um estudo de 2013.

 

E aí? Vamos colocar essas atitudes em prática para ter um relacionamento mais saudável e duradouro? A vida a dois se constrói com muito carinho e parceria! Vamos amar!

Via Happify.

FALE COM Estela Rosa


Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.

Estela Rosa

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.