8 coisas que você aprendeu no Jardim de Infância que podem salvar seu casamento

Manter um casamento feliz e saudável é uma tarefa árdua que nem todos os casais conseguem enfrentar numa boa. Preparamos umas dicas pra você que está se casando agora ficar ligada, pois há coisas que estão completamente enraizadas em você – verdadeiras lições de vida que você provavelmente domina desde o Jardim de Infância! Seguem as 8 dicas de ouro do Jardim de Infância para salvar casamentos!

1) TRABALHAR JUNTOS!

Na escolinha crianças são ensinadas a trabalharem juntas para manter a sala de aula em ordem e as coisas funcionando bem. OPA! IGUALZINHO À SUA CASA!! Trabalhem juntos para chegarem a melhores resultados. Isso significa duas coisas: trabalhem JUNTOS mesmo numa mesma tarefa e/ou DIVIDAM tarefas. Cuidar da casa nova dá um trabalho danado e, infelizmente em nossa sociedade (ainda bem machista) as mulheres de um modo geral acabam sobrecarregadas nas tarefas domésticas.

Para tarefas “pequenas” e rotineiras como lavar a louça, tirar o lixo, fazer a comida, lavar a roupa, limpar as privadas (siiiim, é preciso limpar as privadas!), passar a roupa, etc… minha dica de ouro é: desde o dia #1 dividam claramente estas tarefas, fazendo listas e especificando quem e quando tais coisas precisam ser realizadas.

Quando falamos de grandes projetos – como pintar a casa, fazer a mudança, uma ideia maluca de móveis DIY, compras de supermercado ou mesmo um super almoço para a família – coloquem juntos a mão na massa e façam tudo a 4 mãos.

Jardim de Infancia e casamento CEUB - trabalhar juntos

Trabalhem juntos para manter a casa funcionando.

2) COMER JUNTOS!

Façam as refeições juntos. Pode parecer uma bobagem mas este é um tempo precioso e de muita qualidade que vocês terão para passar juntos. Muitas vezes, depois do trabalho estamos exaustos e com a correria do dia-a-dia vocês podem acabar tendo poucos momentos como este para contar como foi seu dia, reclamar dos problemas do trabalho e até mesmo para fazer planos para o fim de semana ou férias. Não percam esta oportunidade :)

Jardim de Infancia e casamento CEUB - comer juntos

Fazer as refeições juntos é incrível!!

3) COMPARTILHEM AS COISAS.

Mais uma que pode parecer uma bobagem… porém eu posso garantir que não é! Quando vivemos na casa dos nossos pais (especialmente se somos filhos únicos como eu) muitas vezes não sabemos DIVIDIR nosso espaço e nossas coisas. O egocentrismo e o egoísmo frequentemente fazem parte da nossa personalidade sem que ao menos percebamos. Ao casar, se mudar para uma casa nova e passar a ter uma vida bem diferente da que você tinha na casa da sua mãe você terá que fazer um esforço maior do que imagina para compartilhar as coisas com seu/sua companheiro/a. Isso quer dizer: emprestar suas coisas, abrir mão de livros ou cds que os dois tenham para criar mais espaço em casa, dividir o guarda-roupa, não dominar as estantes com suas coisas favoritas deixando lugar para as coisas favoritas do outro, dividir o tempo do seu canal de TV favorito ou da sua rádio favorita…. ix! são tantas coisas!!

Jardim de Infancia e casamento CEUB- compartilhar

Compartilhar as coisas e o espaço é fundamental!

4) PEDIR DESCULPAS.

Reconhecer que está errado não é nada fácil, mas você vai ter que aprender a fazer isso. E a próxima etapa é PEDIR DESCULPAS!! Não existe relacionamento que vá adiante sem essa regra básica do Jardim de Infância, minha gente. E tenho dito.

Jardim de Infancia e casamento CEUB - pedir desculpas

Reconhecer um erro e pedir desculpas é importantérrimo!!

5) RESPEITAR E CUIDAR DO OUTRO.

Respeito é um conceito bem amplo que a gente começa a aprender lá no Jardim de Infância e vai aprimorando ao longo da vida. Acho que o casamento é o ponto mais alto deste aprendizado, porque a vivência é tão intensa que tendemos a perder a paciência rapidamente, deixando o queridinho do respeito de lado. NÃ-NÃ-NI-NÃ-NÃO como já dizia a sua tia Teteca lá no Jardim. Não pode! Respeitar significa ouvir o que o outro tem a dizer, ponderar o que o outro disse para que, quem sabe você possa mudar de ideia. Respeito significa não gritar com o outro, não empurrar, não bater, não xingar, não ofender – mesmo que seja um momento de fúria, é necessário se manter dentro de certos limites. Respeitar significa abraçar e cuidar do outro nos momentos mais complicados e entender as limitações do seu/sua parceiro/a. Significa estar junto sempre, apoiando e trilhando um caminho juntos.

Jardim de Infancia e casamento CEUB - abracar

Abraços são poderosos!!

6) AJUDAR O OUTRO.

Cada um tem suas habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Quando nos casamos devemos ensinar coisas novas uns aos outros e ajudar o outro em coisas que podemos. Isso não significa diminuir os conhecimentos do outro. Isso não significa tirar do outro a chance de realizar alguma tarefa pela primeira vez só porque você sabe fazer melhor. Faz parte do casamento ajudar e ensinar. Isso é muito muito muito importante!

Jardim de Infancia e casamento CEUB - ajudar

Ajude seu parceiro e ensine coisas novas.

7) SEJAM CRIATIVOS!!

Outra coisa fundamental para a vida de casado que você aprendeu lá no Jardim de Infância: CRIATIVIDADE, meus amores!! Sejam criativos em TUDO: na decoração do casamento e da casa, nas programações diárias para construir uma rotina interessante, no sexo, na comida, nos lugares onde vão juntos, nas atividades que vocês realizam em casa de noite depois do trabalho, nos percursos que escolhem para voltar pra casa caminhando depois do cinema… quanto mais criativos e com mente aberta vocês forem, certamente vão ser mais felizes e companheiros!

Jardim de Infancia e casamento CEUB - ser criativo

Criatividade é a base de TUDO!

8) DIVIRTAM-SE JUNTOS!

Todos os dias quando meu filho de 3 anos está indo pra escola eu digo pra ele: DIVIRTA-SE! Essa é a chave mestra dos casamentos felizes. Vocês precisam se divertir juntos!! É uma obrigação do casal. Mesmo com a rotina, mesmo com o dia a dia, mesmo com o trabalho chato, mesmo com um problema de saúde, mesmo na pindaíba, mesmo num caso terrível de perda de um parente querido, mesmo se cortarem a luz por falta de pagamento…. pode encaixar aqui qualquer desgraça. Sinto muito: mas mesmo nessas situações, vocês precisam manter a capacidade de darem uma risada juntos, melhor se for uma gargalhada – mas entendo que há situações que não são de gargalhadas e aí nessas vocês estão liberados para uma risadinha :) MAS PRECISAM SER FELIZES JUNTOS, e ter diversão nas coisas simples é o segredo!

A group of happy child friends

Divirtam-se juntos acima de tudo!!

Mais dicas de relacionamento aqui:

Como saber se vocês estão preparados para casar? 

Perguntas para se fazer antes do “ACEITO!”

6 hábitos nocivos que você deve eliminar do seu casamento!