9 perguntas para fazer aos fornecedores do seu casamento

Vocês estão há algumas semanas ou a poucos meses do casório. Ansiosos que só, resolvendo os últimos detalhes para que tudo seja perfeito. Pode ser que vocês estejam no momento de planejar a lua-de-mel, por exemplo, mas vocês não podem esquecer de fazer uma reunião com os fornecedores, para que tudo esteja perfeitamente organizado.

bitoca

 

Se você contratou um cerimonial ou uma cerimonialista, é provável que você nem precise se preocupar com estas questões. Afinal de contas, os cerimonialistas, esses anjos em forma de pessoa, se preocupam com tudo para que vocês possam estar tranquilos no grande dia.

button-cerimonialista

 

Se você não contratou um cerimonial, é melhor ficar de olho nesse checklist aqui de perguntas essenciais:

Pergunte a todos os seus fornecedores:

1. Quanto ainda devo e quando são as datas para pagamento?

O que você precisa ouvir: Que você está de acordo com o seu fornecedor. Você já sabe o quanto falta e quando deve pagar, mas essa pergunta serve para se certificar dessa informação. Compare cuidadosamente suas anotações com as do fornecedor, veja se ele está controlando na mesma forma que você e coloque tudo a limpo. Sem estresses na hora de pagar, certo?

2. Quem é a pessoa responsável pelo serviço no dia do casamento? Qual a melhor maneira de falar com ela?

O que você precisa ouvir: o nome, um número de telefone e até mesmo um segundo número de telefone, de emergência, para ligar, caso você não consiga contato. Ainda que você prefira tratar as coisas por email, no dia do casamento será muito mais fácil resolver por telefone, em uma chamada. Muitas vezes o fornecedor está tratando com você, mas tem um responsável que irá no dia. Fique atento a isso.

button-fornecedores

 

3. Você tem todo o equipamento que precisa?

O que você precisa ouvir: Um sim ou um plano para conseguir ter todos os itens necessário no dia do casamento. Certifique-se de cada item necessário, faça um checklist junto ao fornecedor e veja se pode ajudar de alguma forma. Todo cuidado é pouco!

4. Você já concluiu as tarefas mais complicadas? Se não, quanto tempo ainda falta para finalizar?

O que você precisa ouvir: Prazos e datas certas. Querer saber estes detalhes não tem nada de errado, viu? Você só quer ter certeza de que seus fornecedores estão no caminho certo e de que não te deixarão na mão. Essa resposta serve, na verdade, para te tranquilizar nesse momento tão estressante. Você deve confiar em seus fornecedores, mas se houver qualquer dúvida ou insegurança, essa é a hora de resolver!

flores-gigantes

 

5. Você tem todos os itens (flores, marcas de bebidas alcoólicas ou frutas) que eu pedi?

O que você precisa ouvir: Uma confirmação exata de que os itens que você escolheu estão disponíveis para o seu casamento, ou que há uma opção alternativa bem próxima. Você pode ter falado o que você queria para o seu casório com seus fornecedores há meses, mas um pouquinho antes do casamento você deve verificar para saber que o que você quer está disponível. Caso algum dos itens não esteja disponível, mantenha a calma e pergunte ao seu fornecedor como ele pensa em resolver, se há itens similares e fique por dentro de tudo.

 

Pergunte ao seu fotógrafo e equipe de filmagem

6. Quanto tempo vamos levar para tirar as fotos da minha lista?

O que você precisa ouvir: A quantidade estimada de tempo que seu fotógrafo e equipe de filmagem levarão para registrar todas as poses que você quer. Sabe quando a gente diz que os noivos precisam fazer uma lista de fotos? Então, é exatamente sobre ela que você irá tratar. Há fotógrafos que super se dão bem nesse momento e estão acostumados, mas não custa perguntar para se certificar. Esta informação será útil quando você estiver fazendo a agenda do dia do casório.

button-fotografo

 

Pergunte a equipe do buffet

7. Quanto tempo vai demorar para montar e desmontar o local da festa?

O que você precisa ouvir: Aproximadamente quanto tempo vai demorar para montar e servir todo o jantar, bem como o tempo que levarão para organizar a casa toda. Muitas vezes o buffet faz parte da casa, mas lembre-se de que essa obrigatoriedade configura venda casada e é crime, viu? Caso você fecha os dois serviços por livre e espontânea vontade, essa preocupação acaba sendo desnecessária. Mas, caso você feche o buffet separado, é importante saber quanto tempo a equipe precisa para montar e desmontar o serviço para entregar o local limpinho. Você precisará desta informação para organizar o cronograma do dia do casório, a chegada de outros fornecedores, como os de bebida ou o DJ. Além disso, é bom saber a hora do jantar para pedir a DJ uma mudança de música, por exemplo.

button-cerimonialista-2

 

Pergunte ao seu florista

8. Posso ver amostra do arranjo das mesas?

O que você precisa ouvir (ou ver!): Que suas flores serão sim parecidas com o que você imaginou que seriam ou bem próximas do que você imaginou. A maioria dos floristas encomenda as flores com uma ou duas semanas de antecedência, então, no encontro final, eles devem estar com pelo menos um arranjo pronto para você aprovar. Se a prova não estiver como você pediu, ainda há tempo para mudar e escolher outras flores.

hortensia-hydrangea-13

 

Pergunte ao seu oficiante

9. Quanto tempo você espera que a cerimônia tenha?

O que você precisa ouvir: O tempo que ele acha que vai levar a cerimônia somando a leitura dos votos, tanto seus quanto os do oficiante, e as músicas. Você precisa ter essa informação em mãos para poder comunicar aos outros fornecedores, como fotógrafo e carro da noiva.

 

Sim, são muitos itens a serem resolvidos e essas perguntas podem te livrar de uma porção de problemas. Mas, se você acha que não vai dar conta, que tal recorrer a um cerimonial?

button-cerimonialista-3

Via The Knot.

 

Mais assuntos importantes para você:

21 erros comuns que as noivas devem evitar

7 perguntas para fazer antes de escolher as madrinhas

Perguntas que você deve se fazer antes de colocar a mão na massa

FALE COM Estela Rosa


Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.

Estela Rosa

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.