Agora sim – quarta parte:

(algumas poucas) IDEIAS DE LUGARES PARA IR NA SUA LUA DE MEL BARATA (e outras dicas práticas)

Com um pouco de atraso, mas ainda na madrugada de quinta para sexta, lá vai a quarta parte do nosso guia da lua de mel barata. Antes de mais nada, quero deixar claro quais são os parâmetros para a elaboração dessas ideias de lugares. Todos os lugares aqui sugeridos são fruto da minha mais pessoal opinião e gosto, e se restringe ao pedaço do mundo que eu conheço bem, e a um pouco de pesquisa na internet. Durante a última década, eu e meu marido (que antes não era meu marido), viajamos um bocado e sempre com pouquíssimo dinheiro no bolso. Então ao longo do tempo fui anotando dicas e colecionando favoritos e ideias para o futuro. Meu repertório se limita a isso… outras dicas super ótimas certamente existem, mas eu divido com vocês as que eu tenho. Aceitamos colaborações! Mandem suas experiências e dicas para luisa@casareumbarato.com.br que suas ideias podem vir parar num lindo post aqui. Outro esclarecimento, é meu conceito de romântico. Pra mim, as condições da viagem romântica são as seguintes:

  • estar a sós com meu marido,
  • hotel minimamente honesto e limpo, com um bom café da manhã,
  • no quarto, as condições mínimas são: ar condicionado (ou calefação), cama boa, banho bom.;
  • o lugar precisa ser bom para passear, e/ou bom para descansar;
  • o lugar precisa ter bons lugares pra comer.

Só mais uma coisa. Alguns links que vou dar como exemplo, podem estar desativados quando você clicar neles (porque alguns são de promoções válidas neste momento em que vos escrevo). Agora que vocês sabem as condições destas dicas, seguem algumas:

  1. Buenos Aires. Provavelmente, falarei mais de Buenos Aires do que de qualquer outra, pois a conheço muito bem: já estive lá uma dúzia de vezes e estudei lá. Sou um pouco suspeita pra falar bem de Buenos Aires, mas tenho excelentes dicas que podem fazer da lua de mel lá uma experiência bacanérrima. Fica bem pertinho, e na minha opinião é romântica demais. A cidade é enorme, tem de tudo, mas preenche meus requisitos mínimos: tem lugares ótimos para passear e tem lugares incríveis para comer. Além disso, é o destino estrangeiro mais barato para brasileiros. Comprar pacotes completos, já com passagem incluída, é uma forma bem barata de adquirir toda sua lua de mel numa tacada só. Você também pode optar por comprar a passagem e reservar o hotel separadamente. Já me hospedei em 2 hoteizinhos honestos (sem luxo algum, mas preenchem meus requisitos básicos), ambos em Palermo, que na minha opinião, é um dos bairros mais deliciosamente românticos que já conheci. Um deles é o Cypress In e o outro é o 06 Soho Suite. Lugares para passear não faltam em Buenos Aires: Jardim Botânico, Bosques Palermo, Jardim Zoológico, as ruas de Palermo e da Recoleta, Peurto Madero! Ah… são tantos!!! O Teatro Colón é lindíssimo e o tango, que está presente em todos os lugares, é das músicas mais sensuais e envolventes que existem. Come-se bem nesta cidade até na carrocinha da esquina, mas tenho meus favoritos super românticos, vou falar de 3, se não passo o dia aqui dando dica de restaurando fofo em Buenos Aires. Tem o divertidíssimo Te Mataré Ramirez, restaurante e teatro afrodisíaco. Tem o Lelé de Troya suuuuper romântico de noite, com velas acesas nas mesas, e é super intimista. O (carinho) restaurante vietnamita Green Bamboo é excepcionalmente lindo e romântico! Um detalhe importante: trata-se de um lugar onde o vinho é bom e bem barato! :)
  2. Ushuaia. O Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta. Eu considero isso por si só um dado no mínimo romântico, e no máximo sexy! É excitante você saber que está no extremo do mundo! Argentina, mais uma vez. OK. Mas é outro papo, totalmente diferente de Buenos Aires. Cidade bem menor, mais “fofinha”, com natureza linda e lugares gostosos para comer. No verão faz calor, pero no mucho; e no inverno faz frio mesmo. Em ambas estações é muito bacana. Lá nosso dinheiro vale mais e as coisas são mais baratas. Uma dica é o hotel Los Cauquenes, que oferece um pacote de lua de mel super legal… e é um hotel bem romântico.
  3. Punta Cana. Punta Cana é Caribe paradisíaco. Abundam os esquemas all-inclusive (já falamos sobre essa vantagem no post anterior). Neste caso, opte por pacotes que incluam as passagens e a hospedagem em esquema all-inclusive. Lembre-se que o preço vai ser mais caro, mas a vantagem é que você não precisará pagar por mais nada. Caso opte por fazer passeios na região, claro que terá que pagar por fora, mas o hotel por si só, na beira da praia, com piscina, com comida e bebida incluída… costuma ser uma ótima e romântica pedida de lua de mel. Consulte agências de viagens e também os sites de compra coletiva que vendam viagens (veja este exemplo, que está esta semana no Zarpo).
  4. 4. Colonia del Sacramiento. Esta cidade é no litoral do Uruguai. Quando você sai de Buenos Aires de buquebus (espécie de barca), do outro lado do Rio da Prata você chegará ao Uruguai nesta cidade. É a única cidade de colonização portuguesa em toda a América Hispânica (que fala espanhol). Isso é muito curioso, porque a arquitetura e projeto da cidade é totalmente diferente do que você vê em qualquer outra cidade que fala espanhol em toda a América. Parece Parati, Salvador, Ouro Preto. Tem os sobrados brancos de portas coloridas e soleiras altas, tem ruas revestidas de pedras, tem ruelas onde não passam carros. É uma cidade pequena e turística, mas não fica lotada. É super romântica para passear de mãos dadas descompromissadamente, sentar numa esquina para tomar um café ou comer uma deliciosa refeição. É um destino muito legal, barato e vale à pena pesquisar pois há muitos hotéis aconchegantes ótimos para passar a lua de mel. Eu acho esse um charme, Posada Plaza Mayor, e considero que o preço é bem justo.
  5. 5. DICA: Zarpo. Dentre todos os sites de compras coletivas que vendem viagens (especializados ou não), o meu favorito é o Zarpo. Ele oferece diárias em hotéis com preços ótimos e alguns pacotes, mas tudo é fino. Quero dizer que todos os hotéis e destinos são mais bacanudos. Não tem pousadinha chulé. Os valores não são baratérrimos, mas são bem bons para os destinos e hotéis oferecidos… pode ser uma boa achar bocadas para a lua de mel através deste site.
  6. 6. DICA (especialmente para quem mora no Rio de Janeiro): Le Relais de Marambaia. É o que chamam de “boutique hotel de luxo”. Fui ao hotel justamente a um casamento (que foi lindo, diga-se de passagem), e fiquei simplesmente en-can-ta-da. Na boca da Restinga de Marambaia, praticamente dentro da cidade, mas num refúgio totalmente fora da cidade. Fiquei tão maravilhada, que fui pesquisar os preços para ver se poderia passar um fim de semana com meu marido lá. Acabou que nunca fomos, mas os preços não são impagáveis, pelo contrário, as suítes mais simples já são muito legais e têm preços de diária justos (para o paraíso exclusivo em questão). Eu acho uma excelente pedida para quem vai aproveitar aquela lua de mel à jato que comentei no post anterior (apenas um fim de semana).
  7. 7. Serra Gaúcha. Para quem gosta de tranquilidade e friozinho pra ficar bem abraçado, a Serra Gaúcha pode ser uma ótima pedida. Há várias cidades interessantes (Gramado e Canela são as mais manjadas), e há pacotes (inclusive terrestres, dependendo de onde você vá partir). Uma boa pesquisa na internet certamente vai te render bons resultados.
  8. 8. Parati. Parati é uma das minhas cidades favoritas no mundo. Romântica até dizer chega, a cidade é perfeita para passear de dia e de noite, e tem festas típicas maravilhosas. Tem várias pousadas gostosíssimas no centro histórico que fazem qualquer casal feliz. Basta pesquisar um pouco e decidir quanto vocês estão dispostos a gastar. Além disso, o entorno, as cidades em volta, as praias na estrada (direção São Paulo)… são passeios fantásticos (e basta ir com seu próprio carro, embicar em estradinhas de terra doidas quando você avista uma bela paisagem lá embaixo.

lua de mel barata