Casamento em setembro: vantagens e desvantagens

Escolher a data perfeita para o casamento está entre as primeiras decisões de todo casal que planeja a cerimônia. Entre as possibilidades, o casamento em setembro é, sem dúvida, uma opção incrível: a primavera começa a florescer e surgem flores lindas para a decoração. O calor é ameno e as chuvas são escassas. Tudo perfeito para uma cerimônia ao ar livre e durante o dia.

Casamento em setembro: Casamento na primavera

Casamento em setembro: toda a beleza da primavera!

Por todos os encantos, ele está entre os meses preferidos pelos casais. Segundo os profissionais da área, já é considerado “o novo maio” – tradicional queridinho dos noivos mundo afora. Não é de se estranhar, portanto, que com toda essa procura os custos para realização da cerimônia também sejam elevados.

Casamento em setembro: de olho no bolso

Hoje, setembro já é o segundo mês mais caro para se planejar o casamento. Segundo a cerimonialista e produtora de eventos Val Lima, essa tendência passou a ser observada nos últimos 10 anos. Isso ocorreu diante de um aumento representativo da procura por cerimônias no início da primavera.

Apesar das belezas do período, as dificuldades do casal começam já na escolha do local para a cerimônia. Com a agenda apertada, os salões costumam cobrar mais pelas reservas e os espaços que disponibilizam cerimônias ao ar livre se beneficiam ainda mais dessa tendência. Quem pretende se casar em meses cobiçados, portanto, precisa reservar a data com pelo menos um ano de antecedência.

Contacte os fornecedores com antecedência

Mas não para por aí, no geral, todos os itens precisam de atenção redobrada no período. Há dificuldade em encontrar fornecedores disponíveis e preços que caibam no orçamento estipulado. Aluguel de trajes, buffet, decoração, convites e serviços de áudio e luz podem ter seus valores inflacionados. E, nesse caso, não tem jeito: a organização é a chave do negócio.

A cerimonialista defende que com antecipação e conhecimento é possível se proteger do aumento dos preços. “Quando os noivos começam a se planejar com antecedência e com ajuda de profissionais experientes podem economizar entre 20% e 30%.”

Para a profissional, se o casal realmente achar que o casamento em setembro setembro é o mês perfeito para a sua festa, deve começar os preparativos em outubro do ano anterior. Assim, quando chegar o grande dia, já terão finalizado todos os pagamentos, sem gastar mais que o planejado.

Vantagens do casamento em setembro: aproveite a natureza

Outra dica é aproveitar as vantagens naturais oferecidas pelo início da primavera. Com o clima agradável, cerimônias mais simples e intimistas podem ter um ar todo romântico e ajudar o casal a economizar. Dar preferências às flores da época, que podem ser encontradas com preços mais atrativos, também é uma boa forma de enxugar os gastos.

Açucena, amor perfeito, begônia, copo-de-leite, gardênia, gérbera, girassol, lírio e orquídea. Eis algumas das flores que podem dar graça à cerimônia. “Há inclusive opções que podem parecer exóticas. O corredor da noiva ladeado por fileiras de espada-de-são-jorge, samambaias, chuva de prata e lisiantos”, é um exemplo.

Com planejamento e adaptação, portanto, é possível realizar o sonho na data escolhida – e o melhor, sem estourar o orçamento.

*Este material foi escrito pela nosso site parceiro Finanças Femininas para auxiliar  os casais a manter a vida financeira mais saudável e organizada.