O que é preciso para preparar um casamento na praia?

Realizar o casamento na praia é um sonho de muitas noivas. A modalidade tem ganhado cada vez mais espaço, afinal, celebrar a união rodeada de pessoas queridas e com uma paisagem paradisíaca é simplesmente algo para ficar marcado para sempre na memória, concorda?

Apesar da decoração natural oferecida pelo cenário, se você pensa em se casar na praia, há muito o que pensar e planejar. Daremos algumas dicas para você otimizar os preparativos para o grande dia e ter um casamento inesquecível. Vamos lá?

casamento-na-praia-casar-e-um-barato

Se quiser, clique aqui para ver direto Fornecedores de Casamento que entendem de casamento na praia!

Casamento na Praia: Escolha do local

Atualmente, há uma diversidade de casamentos sendo realizados no litoral e, com isso, as opções só aumentam. Você deve pesquisar uma praia não muito famosa, para não ter que “dividir o espaço” com turistas, e nem muito deserta, para que haja o mínimo de infraestrutura, como falaremos mais adiante.

Além disso, considere a região em que a praia fica localizada e avalie a distância e quais as opções de transportes os convidados terão para chegar até lá. Não escolha um lugar muito longe ou muito caro, do contrário, muitos podem não ter condições de prestigiar o casal.

Autorizações e burocracias

Após resolver o local, é hora de cuidar das pendências burocráticas para a realização do casamento na praia. Vá até a prefeitura da cidade e procure saber todos os documentos, autorizações e alvarás necessários para que não haja nenhum transtorno no grande dia.

Nesse caso, tente não resolver os assuntos à distância. Como são muitos detalhes, é melhor gastar um tempo resolvendo do que deixar algo importante para trás.

Data e horário da cerimônia

A data de um casamento na praia deve ser pensada levando em consideração muitos aspectos: estação do ano, proximidade com feriado, clima local etc. A previsão do tempo e a estação dirão muito sobre a possibilidade ou não de chuvas, a ocorrência de ventos, entre outros.

A proximidade com feriados pode ser boa por dar aos convidados um tempo maior para curtir a viagem, mas pode tornar um pacote mais caro, por ser alta temporada.

Já o horário deve ser avaliado com muito cuidado. O período de sol forte é desconfortável e até prejudicial para os noivos e convidados. O final da tarde é o mais indicado, pois, além de não sofrer com o calor, as pessoas desfrutarão de um pôr do sol de tirar o fôlego. Imagine as fotos, então!

Nessa etapa dos preparativos, não se esqueça de procurar um celebrante e combinar todos os detalhes, tudo bem?

Infraestrutura local

Seus convidados precisarão comer e dormir, certo? Portanto, certifique-se de que a cidade comporta o número de pessoas que estarão presentes, assim como oferece opções de restaurantes, transporte, entre outros.

Buffet e decoração

O buffet deve ser compatível com todo o clima praiano do evento. Comidas leves, drinks refrescantes e, claro, frutos do mar, podem e devem estar no cardápio. Na hora de solicitar um orçamento de buffet, não deixe de levar em conta esses itens.

Como dissemos lá no início, a decoração natural de um casamento na praia, por si só, deixa o evento deslumbrante. Mas você pode complementar com outros elementos da natureza, como flores, e tons claros para não ofuscarem a beleza do local.

Além disso, não deixe de se precaver quanto a uma possível chuva. Independente da estação do ano, invista em tendas para proteger os convidados. Além disso, elas dão um toque ainda mais elegante à decoração.

Trajes dos noivos e convidados

Por fim, os trajes finalizarão a composição da cerimônia. Antes de tudo, leve em conta o conforto. Nada de saltos e trajes muito pesados. Invista em um vestido de noiva leve, clean, do jeito que o casamento na praia pede. Muitas noivas, inclusive, se casam descalças ou com as famosas pulseiras de pé.

É fundamental que você encontre um parceiro que tenha várias opções de vestidos compatíveis ao ambiente do seu casamento. Então, procure aquele mais próximo de você e experimente vários, até encontrar o vestido ideal!​

Não se esqueça de orientar seus convidados a fazerem o mesmo. Em alguns casos, até mesmo rasteirinhas são indicadas.

Como você viu, organizar um casamento na praia não é tão difícil e certamente renderá boas memórias — não se esqueça de encontrar um ótimo fotógrafo que captará belíssimas imagens!

Mas se você ainda não resolveu onde realizar a cerimônia, conheça outras opções de espaços para casamento!

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

FALE COM Casar é um Barato



Casar é um Barato Autor

O Casar é um Barato é um site de referências, dicas e inspirações para a realização do seu casamento. A equipe responsável por todo o conteúdo é formada por 4 mocinhas elegantes: Mariana, Luisa, Estela e Marry.
O Casar é um Barato é um site de referências, dicas e inspirações para a realização do seu casamento. A equipe responsável por todo o conteúdo é formada por 4 mocinhas elegantes: Mariana, Luisa, Estela e Marry.