Caso de sucesso: como engajamos mais de 28mil leitores para a Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro é uma das empresas mais conhecidas no país. Ela faz parte do grupo Máquina de Vendas, a quinta maior empresa varejista brasileira e a terceira maior varejista de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Essas características tornam a Ricardo Eletro uma excelente opção para listas de casamento, uma vez que em sua rede os casais encontram grande variedade de produtos pertinente à realidade de quem está montando uma casa nova.

Por esse motivo a empresa criou um ambiente especial para a criação de listas de presentes. Na Ricardo Eletro, os noivos podem criar e administrar a lista de casamento através do site e podem optar, em seguida, por receber os presentes em casa ou converter alguns presentes em crédito para ser utilizado em outros produtos da loja. A Ricardo Eletro ainda presenteia os noivos com 5% do valor total da lista de casamento em descontos a serem utilizados na próxima compra do casal.

Em 2015 a Máquina de Vendas entrou em contato com o Casar é um Barato com o seguinte objetivo: ampliar a base de noivos e noivas, levando-os a utilizar a sua ferramenta para lista de presentes. Entretanto, havia também um desafio: lançar uma campanha que fosse criativa e efetiva. Ou seja, a lista de presentes da Ricardo Eletro deveria ser apresentada ao público de forma instrutiva e divertida, sem cara de propaganda e sem “incomodar” os casais

Para atingir esse objetivo elaboramos uma estratégia de ação focada no comportamento dos casais. A idéia foi lançar uma série de matérias com temáticas diversas, cada uma abrangendo um perfil de público.

Matéria de ativação da campanha, com foco em casais modernos. Atraiu mais de 8mil acessos em menos de uma semana.

O primeiro teste foi o lançamento de um editorial voltado para “Casais moderninhos“, no qual cruzamos imagens de identificação com possíveis presentes a serem adicionados na lista de casamento do perfil de casal em questão.

Fonte: Google Analytics

O teste foi um sucesso! A matéria obteve 8.439 cliques e gerou 549 cliques em links de produtos no site da Ricardo Eletro. A postagem no Facebook teve 195.584 pessoas alcançadas e 747 curtidas, sem nenhum tipo de impulsionamento ou tratamento especial.

À partir do sucesso obtido, confirmamos junto à Ricardo Eletro a estratégia, e seguimos para os demais temas: casais cinéfilos, casais românticos, casais “nerds”, etc.

Montamos uma série de 6 matérias replicadas em nossas redes sociais, que totalizaram 28 mil acessos ao site da Ricardo Eletro. A repercussão da fanpage também foi bem ampla.

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Luisa

Luisa Autor

A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.

Luisa

A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.