Caso de sucesso: como engajamos mais de 28mil leitores para a Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro é uma das empresas mais conhecidas no país. Ela faz parte do grupo Máquina de Vendas, a quinta maior empresa varejista brasileira e a terceira maior varejista de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Essas características tornam a Ricardo Eletro uma excelente opção para listas de casamento, uma vez que em sua rede os casais encontram grande variedade de produtos pertinente à realidade de quem está montando uma casa nova.

Por esse motivo a empresa criou um ambiente especial para a criação de listas de presentes. Na Ricardo Eletro, os noivos podem criar e administrar a lista de casamento através do site e podem optar, em seguida, por receber os presentes em casa ou converter alguns presentes em crédito para ser utilizado em outros produtos da loja. A Ricardo Eletro ainda presenteia os noivos com 5% do valor total da lista de casamento em descontos a serem utilizados na próxima compra do casal.

Em 2015 a Máquina de Vendas entrou em contato com o Casar é um Barato com o seguinte objetivo: ampliar a base de noivos e noivas, levando-os a utilizar a sua ferramenta para lista de presentes. Entretanto, havia também um desafio: lançar uma campanha que fosse criativa e efetiva. Ou seja, a lista de presentes da Ricardo Eletro deveria ser apresentada ao público de forma instrutiva e divertida, sem cara de propaganda e sem “incomodar” os casais

Para atingir esse objetivo elaboramos uma estratégia de ação focada no comportamento dos casais. A idéia foi lançar uma série de matérias com temáticas diversas, cada uma abrangendo um perfil de público.

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Matéria de ativação da campanha, com foco em casais modernos. Atraiu mais de 8mil acessos em menos de uma semana.

O primeiro teste foi o lançamento de um editorial voltado para “Casais moderninhos“, no qual cruzamos imagens de identificação com possíveis presentes a serem adicionados na lista de casamento do perfil de casal em questão.

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Fonte: Google Analytics

O teste foi um sucesso! A matéria obteve 8.439 cliques e gerou 549 cliques em links de produtos no site da Ricardo Eletro. A postagem no Facebook teve 195.584 pessoas alcançadas e 747 curtidas, sem nenhum tipo de impulsionamento ou tratamento especial.

À partir do sucesso obtido, confirmamos junto à Ricardo Eletro a estratégia, e seguimos para os demais temas: casais cinéfilos, casais românticos, casais “nerds”, etc.

Montamos uma série de 6 matérias replicadas em nossas redes sociais, que totalizaram 28 mil acessos ao site da Ricardo Eletro. A repercussão da fanpage também foi bem ampla.

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Luisa

Luisa Autor

A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.
Luisa
A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.