Casquete, voilette e fascinator: Qual a diferença?

Quando decidi me casar, a ideia de um casamento retrô foi a única a de fato me seduzir. O noivo é fã das décadas de 20 e 50 e todos os detalhes que elas trouxeram para a nossa vida, moda e dia a dia. Entramos em um acordo de que sim, seria tudo bem vintage, feito à mão e com a nossa cara. Amante declarada das pin-ups que sou, logo optei por um vestido acinturado, com saia rodada e anágua.

Mas e o que colocar na cabeça? Fazer um penteado? Prender o cabelo? Eram tantas as inspirações de cabelos de noivas que me vi perdida entre tantas opções. Foi quando minha sogra sugeriu que eu usasse um voilette. Gente, parecia que eu tava ouvindo francês (e tava mesmo). Eu não sabia do que se tratava e fui buscar referências. E foi aí que caí numa dúvida muito comum entre as noivinhas que optam por um penteado mais retrô: Qual a diferença entre o Voilette e o Casquete? E o que é um Fascinator?

estela-casquete-voilette

Eu e meu casquete + voilette

Pensando nessa questão importantérrima, porque os modelos são diferentes e têm objetivos distintos, fomos em busca de blogueiras que soubessem nos explicar direitinho a diferença. Encontramos esse artigo da Julia Petit e tudo ficou mais claro na minha cabeça! Mais claro do que antes do casório, gente! Agora sei que usei um mix de casquete com voilette. Então, tecnicamente falando, veja quais são as diferenças básicas entre eles:

Casquete

Com origem militar nos anos 40, a casquete confunde e muito a cabeça das meninas. É aquele pequeno chapéu sem abas, redondo ou oval, estruturado e geralmente usado na lateral da cabeça. É mais comumente usado a noite e somente como adorno, pois não tem uma função como o voilette.

Maravilhosa e linda Kate com seu casquete

Maravilhosa e linda Kate com seu casquete

 

Voilette

Comum nas décadas de 1910 a 1940, a voilette era usada como proteção contra poeira e sol. É, basicamente, aquele véu que cobre o rosto, parte dele ou apenas um detalhe de véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. O véu sempre aparece em conjunto com um chapéu, ou qualquer outro acessório de cabeça, até mesmo fixada apenas no penteado.

Voilette super charmoso e discreto

Voilette super charmoso e discreto

 

Fascinator

Fascinator? O que é isso? Tecnicamente, o fascinator é apenas um adorno de cabelo feito de plumas, penas e pedrarias. É comumente confundido com o casquete, mas a diferença está justamente no material. Pode ser usado de noite e de dia e seu tamanho varia de acordo com o gosto da noiva.

Gente, sou muito fã do cabelo dessa noiva

Gente, sou muito fã do cabelo dessa noiva

 

Mix

E de repente nos deparamos com modelos de fascinator/casquete/voilette tudo junto! Não dá pra denominar cada uma das criações que os designers lançam por aí. Por isso fica a dica, é muito mais fácil tentar decifrar qual é a parte que predomina na cabeça de cada famosa a definir um nome exato para cada tipo de nova invenção!

Mistura lindíssima de voilette + fascinator

Mistura lindíssima de voilette + fascinator

 

Separamos uma seleção de noivas usando casquetes, voilettes, fascinator ou um mix entre eles para você se inspirar!

Via Julia Petit e Amiga da noiva.

 

Ainda em dúvida sobre seu penteado? Aqui temos mais inspirações:

Qual o penteado ideal?

10 penteados para noivas de cabelo curto

19 penteados para noivas negras