O que observar antes de alugar um imóvel

Dicas sobre como alugar um imóvel

Um dos passos primordiais para um casal é planejar onde irão viver depois do casamento – e saber e como alugar um imóvel não é tarefa fácil. Se a opção de vocês for pelo aluguel de uma casa ou apartamento, é preciso muita pesquisa e reflexão para tomar essa decisão com segurança e evitar arrependimentos.

De tamanho do imóvel a serviços disponíveis na região, de valor do aluguel a transporte para o trabalho: veja sete pontos para colocar no papel na hora de escolher o imóvel certo para vocês.

1) Enumerem as suas prioridades

Encontrar o imóvel dos sonhos é quase impossível. O melhor mesmo é tentar escolher aquele que mais se encaixa nos planos de vocês. Por isso, comecem conversando sobre as suas prioridades.

Para vocês, é mais importante morar perto do trabalho? Pagar pouco? Viver em um apartamento grande? Com essas definições claras, será mais fácil começar o processo de pesquisa de regiões e imóveis.

2) Visitem os imóveis mais de uma vez

Além de conhecer diversas opções de imóveis, é importante marcar mais de uma visita ao local. Na primeira, é bem provável que alguns detalhes passem despercebidos e a comparação se torne menos precisa. Se vocês acharem interessante, também podem convidar outras pessoas para acompanhá-los, assim, será possível reunir mais opiniões.

3) Fiquem atentos aos detalhes na vistoria

Essas idas ao imóvel também são importantes para uma vistoria minuciosa. É importante olhar o estado das pinturas, se há marcas de umidade nas paredes ou cupins nos armários. Tudo isso é importante para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

4) Levem em conta as reformas necessárias

Para saber se essa é a melhor escolha para vocês financeiramente, também é fundamental pensar em quando vocês gastariam para viver naquele local. Dependendo da reforma necessária, aquele pode não ser um bom negócio. Nesse sentido, imóveis novos podem levar vantagem em relação aos mais antigos.

5) Informem-se sobre o bairro e vizinhança

Segurança e opções de serviço são pontos muito importantes na escolha de um imóvel. E a melhor forma de saber se a região que você está “namorando” atende a esses requisitos é conversando com quem já viveu ou vive no local. Uma pesquisa de campo é sempre bem-vinda.

6) Vejam o que o condomínio oferece

O valor do condomínio varia muito de imóvel para imóvel. Por isso, vale a pena atentar-se a quanto precisará pagar e aos serviços que estão incluídos no valor. Informem-se também sobre o custos extras, por exemplo, para usar churrasqueira ou salão de festa.

7) Negociem o valor do aluguel

Não aceitem a primeira oferta que fizerem pelo imóvel, negocie o valor do aluguel. Além disso, na hora de fechar o negócio é muito importante fazer uma leitura minuciosa do contrato de aluguel e termo de vistoria.

*Este material foi escrito pela nosso site parceiro Finanças Femininas para auxiliar  os casais a manter a vida financeira mais saudável e organizada.