Como Arrumar a Mesa Para um Jantar Formal

Olá pessoal, em total clima de LOUÇA PRA CASAR fomos em busca de dicas de como arrumar a mesa para um jantar especial.

Encontramos essas dicas no site Wiki How e trouxemos na íntegra aqui para vocês :)

“No mundo caótico de lanchonetes e refeições em frente à TV em que vivemos, é fácil esquecer como arrumar a mesa apropriadamente pra um jantar formal. Embora esta talvez não seja uma habilidade de que precise com frequência, surgem ocasiões em que saber colocar a mesa é uma obrigação. Aprenda o básico e se prepare para receber (ou ser recebido) tranquilamente em qualquer jantar formal.

 

Parte 1 de 2: Arrumando a Configuração Inicial

 

1. Decida quais pratos servirá. A configuração definitiva que disponibilizará aos seus convidados vai depender de quais pratos pretende servir; uma refeição com cinco ou sete pratos é típica em um jantar formal. Decida o menu, lembrando que os pratos são especificamente servidos na seguinte ordem:
> Primeiro prato: Aperitivos/Frutos do Mar

> Segundo prato: Sopa

> Terceiro prato: Peixe

> Quarto prato: Assado

> Quinto prato: Prato principal (para uma refeição de cinco pratos, o quarto/quinto são combinados como prato principal escolhido)

> Sexto prato: Salada (sim, a salada realmente é servida após o prato principal)

> Sétimo prato: Sobremesa

> Oitavo prato: Frutas, queijo e café (opcional)

> Nono Prato: Nozes e uvas passas (opcional)

 

jantar_formal_02

 

2. Selecione seus talheres e louça. Antes de arrumar sua mesa, você precisa ter certeza de que possui os talheres apropriados e a louça preparada. Você precisará de um garfo pra cada um dos pratos de carne (um garfo de frutos do mar, caso este seja o aperitivo), uma colher para sopa e uma para sobremesa, facas para o prato principal, para a manteiga e para o peixe (se for servido),

 

louca_pra_casar_02

 

> Cada opção é trazida da cozinha em seu próprio prato, então não se preocupe em dispor os pratos na configuração inicial.

> Prepare guardanapos de tecido com porta-guardanapos como elementos decorativos adicionais à mesa.

 

3. Arrume seus pratos. A peça central do espaço individual é o sousplat. Ele é um prato grande que fica embaixo de cada um dos pratos das opções que serão servidas. O sousplat ficará na mesa até depois que o prato principal tenha sido consumido e então deve ser removido juntamente com o prato da opção principal. Posicione o sousplat no centro de cada lugar reservado. O segundo prato que você deverá ter é o de pão e manteiga. Ele ficará posicionado acima e à esquerda do sousplat.

 

jantar_formal_03

> Quando remover os pratos antes do prato principal, deixe o sousplat e leve apenas os pratos vazios.

> Você deve ter uma variedade de pães para servir aos convidados, que é o propósito do prato de pão e manteiga.

> O seu guardanapo de tecido deve ser colocado sobre o sousplat.

 

4. Arrume seus talheres. Embora dispor três garfos, duas facas e duas colheres possa parecer uma perspectiva assustadora, o posicionamento deles é na verdade simples. Com seus talheres, comece de fora para dentro. Então, à esquerda do sousplat você deve colocar garfo para peixe > garfo para salada > garfo pra prato principal. Já à direita do sousplat, você deve colocar faca de jantar > faca para peixe > colher de sopa. Sobre o prato, alinhados horizontalmente, você deve colocar a colher de sobremesa e um garfo de sobremesa opcional. A faca de manteiga deve ser colocada cruzando diagonalmente o prato de pão e manteiga. > Cada talher deve ser removido da mesa assim que tiver sido usado.> Se não for servir peixe, então não há necessidade de colocar garfo e faca de peixe sobre a mesa.> Se for servir frutos do mar como aperitivo, um garfo específico deve ser colocado à direita do espaço individual.> Cada talher deve ter um espaçamento igual entre si e entre o sousplat.

 

jantar_formal_01

 

5. Arrume suas taças. As taças que escolher usar vão variar dependendo da bebida que estará servindo durante o jantar. Tradicionalmente, deve haver pelo menos uma taça para água e outra para o vinho, mas isto pode variar. Posicione a taça para água diretamente sobre a faca de jantar, no mesmo alinhamento do prato de pão. Adicione a taça de vinho à direita da primeira, tipicamente acima da colher de sopa. Se adicionar uma terceira taça (para um tipo diferente de vinho), posicione-a acima da taça para água e entre esta e a primeira taça para vinho. Uma taça de champagne opcional pode ser incluída também, posicionada um pouco acima e à direita da primeira taça de vinho.

> Como com os talheres, seus copos devem ser posicionados na ordem de utilização.

> A água geralmente já é servida na taça, enquanto os vinhos e champagne são servidos durante o consumo dos pratos correspondentes.

> Se você escolher servir café (como em uma refeição de nove pratos), o café deve ser trazido em demi-tasse (um tipo de xícara de café) no final da refeição e removido com os pratos para frutas e queijos.

 

Parte 2 de 2: Ajustando a Configuração da Mesa para Cada Prato

 

1. Arrume a mesa para a sopa. Para o primeiro prato de sopa, existem duas opções: traga tigelas da mesma sopa da cozinha ou ofereça sopas com base líquida ou cremosa servidas em tigelas limpas. A primeira opção é servida já nas tigelas e trazida assim da cozinha. A segunda é (cuidadosamente) servida à mesa em tigelas limpas. As tigelas devem ser trazidas em pratos de servir pro caso de derramarem. Quando todos tiverem terminado sua sopa, as colheres de sopa devem ser depositadas (lado côncavo para cima) ao lado de suas respectivas tigelas, sobre o prato de servir.
> O prato, a tigela e a colher devem ser removidos da mesa após o fim do primeiro prato.
> O prato de pão e manteiga deve permanecer sobre a mesa, mesmo que eles tenham sido consumidos com a sopa.

 

2. Arrume a mesa para o peixe. Com a sopa removida, o peixe deve ser trazido em seu próprio prato. Ele deve ser colocado sobre o sousplat e comido com a faca e o garfo para peixe (os talheres mais afastados do sousplat, em ambos os lados). Quando o peixe tiver sido consumido, seu garfo e faca devem ser posicionados cruzando diagonalmente o prato, com os cabos de cada um na marcação de ‘4:00’ – imaginando que o prato seja um relógio.

 

3. Arrume a mesa para o prato principal. O prato principal deve ser trazido em um prato grande que tenha sido pré-aquecido. Ele deve ser colocado sobre o sousplat e consumido com os talheres correspondentes. Quando todos tiverem terminado, o prato pode ser removido juntamente com o sousplat e os talheres. A faca e o garfo são tipicamente colocados cruzando o prato na diagonal, de uma forma similar aos talheres usados para o peixe.

 

4. Arrume a mesa para a salada. A salada é tipicamente comida após o prato principal em um jantar formal. Com o sousplat removido, coloque o prato de salada no centro da espaço individual. A salada deve ser comida com o último garfo restante. Quando a salada estiver terminada, seu prato, seu garfo, prato de pão e manteiga e as taças de vinho e de champagne devem ser removidos. Tudo que restará sobre a mesa será a taça para água e a colher de sobremesa (e o garfo de sobremesa opcional).

 

5. Arrume a mesa para a sobremesa. O último prato da noite é tipicamente a sobremesa e o café, a menos que esteja servindo um jantar muito formal de nove pratos. Independentemente, a sobremesa deve ser trazida em um prato e colocada no centro da espaço individual e uma xícara de café ou de chá deve ser colocada à sua esquerda, abaixo da linha da taça para água, com uma colher de café. Creme e açúcar podem ser colocados sobre a mesa para utilização no café ou chá, se desejado. Quando a sobremesa tiver terminado, todos os pratos devem ser removidos, deixando a mesa exposta.
Dicas

> Escolha centros de mesa baixos. Você não quer obstruir a visão dos convidados durante a conversa.

> Em todos os jantares, exceto os mais formais, não tenha medo de misturar caso não tenha louça suficiente que combine. O hábito de misturar está crescendo em popularidade.

> O mais importante quando se está arrumando a mesa é lembrar de garantir que seus convidados estarão confortáveis. Com o aumento dos jantares informais, é divertido variar e arrumar uma mesa formal. Mas, não deixe de lado o conforto e diversão dos convidados e nem a sua própria (afinal esta é a razão de recebermos as pessoas). Se não tiver todos os itens de um jantar formal, você pode alugá-los ou se divertir improvisando. Algumas das mais belas mesas são o resultado de improviso e da utilização de itens inesperados.”

via: Wiki How