16 dicas para criar (em pouco tempo) uma lista de e-mails repleta de noivas e noivos

PORQUE CRIAR UMA LISTA DE NOIVAS É TÃO IMPORTANTE?

Antes de falarmos em construção da lista de e-mails é preciso entender o que é um lead. Pois bem: lead, para Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca. Uma pessoa que mostrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Essa pessoa demonstra seu interesse quando aceita deixar alguns dados para você. Pode ser o preenchimento de um formulário para receber uma oferta. Um bom exemplo é um pedido de orçamento em um Guia de Fornecedores. Porque começamos falando em leads? Porque os leads são aqueles que constituirão sua lista de e-mails.

No nosso caso, leads são noivas, certo? Então o que precisamos buscar é criar uma lista de noivas.

Como criar uma lista de noivas?

Bem, embora não exista uma receita de bolo para criar uma lista de emails, há alguns caminhos que te auxiliam a chegar ao sucesso.

Se você não tem ideia do quão importante isso é para o seu negócio ou se simplesmente acredita que criar uma lista de emails é um problema para você , aqui nós vamos te ajudar a compreender a importância ou necessidade da criação desta lista e também como criá-la.
Por que ter uma lista de emails?

O primeiro passo é: compreender qual é a importância disso. Afinal, de que adianta este post se você acha que campanhas de e-mail estão ultrapassadas?

De acordo com pesquisas de mercado, no ano passado o uso do email bateu recordes. Para que você tenha ideia do quão grandiosa esta ferramenta ainda foram disparados mais de 205 bilhões de emails diariamente ao redor do mundo. Isso seria como se cada habitante do planeta mandasse quase 30 emails todo dia. Mas, obviamente, este número de usuários não é tão alto, então podemos jogar essa média de emails disparados diariamente para casa dos 100 ou até 200 emails todos os dias.

Ok, já deu para ter uma perfeita noção do quanto o uso do email ainda é relevante para qualquer negócio, independente de seu tamanho. O relacionamento com casais interessados nos seus produtos ou serviços através de e-mails é o caminho mais fácil para o fechamento de vendas.

Sem a sua própria lista de emails, dificilmente você conseguirá manter um contato tão próximo com esses noivos, para que:

  • Eles sintam cada vez mais empatia e interesse por você
  • Sejam nutridos com conteúdos relevantes para auxiliá-los no processo de decisão de compra
  • Uma vez que o a venda seja fechada, emails são um canal direto e pessoal de comunicação com cada um deles

O outro principal benefício de ter sua própria lista de email

Certamente se você está lendo este artigo é porque se importa com sua presença online , certo? Por isso, antes de mais nada, sua empresa precisa possuir uma página nas redes sociais que sejam visitadas e revisitadas pela(s) persona(s) do seu negócio.

Não sabe ainda qual a persona da sua empresa? Veja nosso artigo sobre “Como encontrar a noiva ideal (buying persona) e aumentar suas vendas“.

Estar presente em redes sociais é mais do que essencial. É dentro das redes que você consegue ter contato mais próximo com casais que tenham interesse no seu produto ou serviço, nos conteúdos que você produz, etc.

Apesar da presença nas redes ser extremamente relevante, há um pequeno problema a ser ajustado: quem segue sua empresa nas redes sociais não é um contato seu, ou seja, não é (ainda) um lead.

Vale lembrar que, por exemplo no Facebook, em geral menos de 5% dos seus seguidores conseguem ver os conteúdos de sua página de forma orgânica. Claro que é possível realizar todo um trabalho de engajamento, relevância e empatia para que essa taxa aumente. No Casar é um Barato, por exemplo, chegamos a taxas de quase 30% de e alcance orgânico (alcance que não é pago).

Alcance orgânico do Casar é um Barato em sua fanpage http://fb.com/casareumbarato

Alcance orgânico do Casar é um Barato em sua fanpage http://fb.com/casareumbarato

Dica: Não confundir seguidor/fã com lead.

De qualquer forma, o ponto em questão nem é este. O que queremos dizer é que uma pessoa que te segue no Facebook não necessariamente é uma lead para o seu negócio. Quando uma noiva ou um noivo curte sua página você ainda não possui informações vitais como:
Nome
Email
Telefone
Cidade
Datado casamento ( ou ao menos uma data aproximada)
Apesar do fato de que algumas destas informações serem exibidas no perfil dos seus fãs, você não consegue exportar essa lista de dados em uma planilha. Compreendeu onde queremos chegar?

Por onde começar a construção da sua lista de emails

Agora que você compreendeu que o ponto mais importante desta lista é que ela é completamente sua, podemos dar continuidade ao artigo. Existem três passos básicos para que você consiga criar e aumentar o tamanho da sua lista de emails. Você precisa pensar em:

1. Criar uma oferta relevante

Isso pode parecer um pouco complexo no princípio, mas aos poucos você se sentirá mais confortável! Criar uma oferta relevante pode gerar muitas dúvidas e, principalmente, um medo tremendo de não ter uma ideia maravilhosa.

Antes de mais nada, pare e pense na persona da sua empresa. A representação fictícia da noiva ideal do seu negócio tem problemas a serem resolvidos, e certamente você consegue descobrir qual é a maior dor desse casal: seria o orçamento? Os prazos? A desorganização? A falta de informação? As brigas com as famílias sobre a lista de convidados?

Uma vez que você consiga identificar este problema, a próxima etapa é criar o conteúdo ideal. Fique calmo, respire. Este conteúdo não precisa vir no formato de um ebook complexo. Às vezes um material com 10 dicas relevantes sobre o seu segmento já são um excelente começo.  O importante é manter em mente que para atrair novos leads e aumentar sua lista de emails você precisa de um conteúdo que chame a atenção do maior número de pessoas: Ebooks, planilhas, boards de referência, infográficos, promoções…

Oferta da empresa Lux Relevo junto ao CEUB para atrair mais leads: uma promoção.

Oferta da empresa Lux Relevo junto ao CEUB para atrair mais leads: uma promoção.

Há uma infinidade de possibilidades que você pode testar. O que vale frisar é: sem conhecer sua persona e produzir o conteúdo que seja relevante para ela, possivelmente sua oferta não trará resultado algum. Então, antes mesmo de começar a escrever, gravar o vídeo ou planejar um super desconto, entenda quem são seus noivos e do que eles realmente precisam.

2. Possuir uma página de captura (Landing Page)

Depois que o seu material esteja criado, a próxima etapa é criar o local ideal para que ele seja promovido .Neste caso, estamos falando das Landing Pages ou páginas de captura.

pag_captura

Estas páginas têm um único objetivo: transformar visitantes em leads. Elas não têm o objetivo de mostrar sua marca para o visitante e elas não têm o objetivo de fazer com que o visitante conheça suas redes sociais.

As páginas de captura devem ser criadas com extrema atenção para convencer o visitante de preencher seu formulário, independente do tamanho dele.
Ou seja: existem vários pontos importantes a serem observados no momento de criar uma landing page para que elas possuam um resultado interessante de conversão. Se o copy do conteúdo não estiver bem trabalhado e não convencer os noivos sobre a qualidade e o quanto relevante aquele conteúdo pode ser para eles – eles simplesmente não preencherão o formulário. Enfim, a criação de uma landing page pode ser muito mais trabalhosa do que parece.

O que definirá o sucesso da sua página de captura de leads é a definição da melhor imagem e conteúdo, bem como o tamanho do formulário.

3. Site e páginas otimizadas para conversão

Outra incrível fonte de captação de contato dos casais independe de tudo isso que falamos até agora. Ao tornar as suas páginas otimizadas para conversão, ou seja, otimizadas para gerar leads, você consegue potencializar (e muito) o número de emails que chegam na sua base. Imagine que o site da sua empresa, ou o blog, já possui uma quantidade considerável de acessos. Neste exemplo diremos que, mensalmente, suas páginas somam 10 mil acessos. No final do mês, o seu site obteve 10 mil acessos de forma orgânica. O SEO do seu site está certinho, os links estão chegando e o tráfego começa a impulsionar sua geração de leads.

Como é possível?

Nesta situação específica, os seus esforços de geração de leads estão gerando 5% de conversão de visitantes em leads. No final do mês, isso representa 500 novos emails sendo gerados de forma orgânica para a sua empresa.
Sabe o que é o mais interessante dessa estratégia? Ela é extremamente real e possível de alcançar.
Como geramos leads para o Casar é um Barato e para os fornecedores parceiros?

Aqui no Casar é um Barato utilizamos diversas estratégias para geração de leads. Possuimos materiais para download, cadastros na newsletter, formulários em matérias especiais ( e publieditoriais ). Cada vez que uma noiva converte coletamos mais e mais informações, até completar os dados: nome, e-mail, data do casamento, o que falta contratar, onde será o casamento, e por aí vai. Um dos principais canais de captura de leads compartilhado com nossos fornecedores é o formulário de pedido de orçamento no Guia de Fornecedores. A cada pedido de orçamento gerado capturamos os dados daquela noiva, e o fornecedor também recebe os dados em sua caixa de e-mails.  Essa é uma maneira bem simples e objetiva de gerar leads altamente qualificados para nossos parceiros.

Formulário de pedido de orçamento e captura de Leads

Formulário de pedido de orçamento e captura de Leads

Mão na massa

Agora que você já está inteirado da dinâmica da criação da lista de e-mails, chegou a hora de colocar a mão na massa. Há diversas estratégias que você pode utilizar para começar sua lista do zero e também aumentar sua lista já existente.

Sei que algumas das dicas a seguir podem parecer básicas, mas na maioria dos casos, são detalhes que deixamos passar e, consequentemente, oportunidades que estamos perdendo.

1. Indicação

indica

Se há um nicho em que a indicação vale ouro, esse nicho é o mercado de casamento. Todo casal que fechou com você possui enorme potencial de te trazer novos contatos. O boca a boca sempre foi uma estratégia extremamente relevante nesse mercado e você deve utilizar isso a seu favor. Sempre que fechar um contrato com um novo casal, comunique-se com o ele email e pergunte se ele não teria interesse em indicar seu produto ou serviço para conhecidos. Pode ter certeza que pelo menos um casal conhecerá outro possivelmente interessado!

2. SEO

Você se lembra do exemplo que demos agora a pouco sobre como gerar através do tráfego orgânico? Então, utilizar as otimizações para motores de busca a seu favor pode ir muito além de apenas trazer tráfego para seu domínio.

Então, sempre que for pensar em aumentar o tráfego do seu site, considere o que pode ser feito para gerar leads: sidebar para conversão, ferramentas de captura de email, etc.

3. Mídia paga (PPC)

Compra anúncios no Google pode ir muito além da promoção das suas páginas de venda. O que acontece na maioria dos casos é que algumas empresas focam apenas nas palavras-chave, que representam exatamente o seu produto ou serviço final. Ou seja, as palavras-chave que linkam diretamente para ação de compra u pedido de orçamento.

ppc

Entretanto para você gerar leads que não estão pensando em comprar agora – mas têm grande potencial de comprar no futuro, utilize tanto Google Adwords como o Facebook Ads para promover landing pages de materiais únicos que você já possua ou que tenha acabado de criar.

Uma ótima dica para essa estratégia é utilizar as audiências customizáveis do Facebook Ads para encontrar pessoas que possuam gostos e interesses semelhantes a outras pessoas que já estejam na sua base.

4. Co-marketing

Certamente você não é o único fornecedor de casamento interessado em aumentar ou criar uma base sólida de noivas e noivos. Saiba que neste exato momento existem outros que também estão lendo este post e outros conteúdos na internet com o mesmo objetivo que você.

Como utilizar isso a seu favor?

Encontre fornecedores que tenham objetivos, personas e interesses em comum. Torne-se parceiro destas empresas e desenvolva projetos e ofertas em conjunto. Isso é chamado de co-marketing e é uma das formas mais incríveis de obter resultados com geração de leads.
Quase qualquer formato de conteúdo pode ser utilizado para realizar um co-marketing.

5. Guest posting

Assim como a parceria de co-marketing, o guest post também é uma forma muito interessante de aumentar sua lista de emails. Apesar desta prática ter um foco principal em link building, os guest posts também podem te auxiliar a gerar leads.

Quando você publica um artigo em um blog diferente, a possibilidade de comunicar com públicos que ainda não te conhecem é bem maior. Por isso, sempre que for publicar um artigo num blog terceiro, lembre-se de utilizar CTAs que levaram para alguma landing page com oferta ou convide o leitor a assinar sua newsletter.

Um exemplo de sucesso de guest post aqui no Casar é um Barato é a parceria firmada com o Mecasei. Foram ao ar em nosso site 3 matérias com assuntos relevantes para o público, apresentando a empresa às nossas noivas. Esses artigos geraram 5.039 visitas ao blog do CEUB e uma receita de R$ 17.955,00 em presentes através dos sites de casamento criados.

O Guia definitivo da lista de presentes de casamento

O Guia definitivo da lista de presentes de casamento

6. Envie E-mails

Uma das formas mais fáceis de criar sua lista de emails do zero é através do envio de newsletters. Definitivamente não estamos falando de uma newsletter estilo Submarino ou Americanas.com (não temos absolutamente nada contra estas empresas!).

A questão aqui é que, diferentemente dessas newsletters, estamos sugerindo aqui que seus e-mails devem ser uma forma de se comunicar com suas noivas, e não necessariamente um canal para promoções e ofertas. O ponto mais  importante para que sua newsletter seja um sucesso e que muitas pessoas tenham interesse nela é simples: o conteúdo que você compartilha precisa ser sensacional.

Se você já tem um blog, melhor ainda! Selecione os melhores conteúdos do seu blog em um mês e mande-os para as pessoas da sua base. Assim você consegue gerar valor para essas pessoas e também aumenta o tráfego de email do seu blog.

A newsletter é uma ferramenta incrível, porque mantém uma conversa entre você e os casais que podem só vir a ter interesse nos seus serviços meses depois (Afinal, casamentos levam pelo menos um ano para serem planejados).

Por isso, quando for criar sua newsletter pense no seguinte:

> Crie um conteúdo incrível
> Compartilhe apenas os melhores conteúdos sobre o que você queria promover
> Lembre-se sempre de promover algum conteúdo com formulário de conversão.

7. Faça palestras e participe de eventos

Por mais estranho que isso possa parecer, quando você está em eventos presenciais como palestrante – ou apenas como um participante comum – você tem uma enorme possibilidade de gerar leads.

Como palestrante, você gera uma tremenda autoridade e pode ter certeza que qualquer coisa que você promova poderá gerar bons resultados. Seja promover seu blog, site, newsletter ou até mesmo uma oferta que seja relevante para aquele público.

Se você for para uma feira ou evento como um participante, coloque em prática suas habilidades de empatia, converse o máximo com os casais passantes – e faça cadastros presenciais.

8. Crie uma pesquisa

Pesquisas são uma incrível forma de geração de leads, pois geram muita autoridade para a sua empresa e são facilmente replicadas pelas redes. Elas dão um trabalho danado para serem criadas, mas valem a pena!

pesquisa

Uma pesquisa para um fotógrafo, por exemplo, pode ser uma apanhado de referências de fotos que representem o o seu estilo fotográfico. Ela pode ser apresentada como um PDF diagramado com “20 inspirações de fotos de casamento”.

9. Crie mais de um tipo de assinatura de email

Newsletters são a parte mais básica de qualquer estratégia de e-mail marketing para aumento de uma base de emails sólida e bem estruturada. Se você está mesmo decidido a levar esse projeto adiante, que tal criar vários tipos diferentes de assinaturas para sua lista de emails, que segmentarão diretamente cada casal para o tipo de conteúdo que eles têm mais afinidade e vontade de receber via email? Por exemplos: se você vende lembrancinhas simples e sofisticadas, que tal segmentar os e-mails por faixa de orçamento?  Ou ainda se sua empresa fotografa casais do Rio e de São Paulo, uma ideia é dividir a comunicação por região.

10. Crie novos conteúdos para conversão regularmente

Essa dica é é o pote de ouro! Apesar de requerer um esforço considerável para criar uma nova oferta, digamos todo mês, fazer disso uma rotina trará novos leads com resultados incríveis.

Aqui não tem segredo. O ideal é testar formatos diferentes, conteúdos segmentados ou até mesmo bem abrangentes.

No Casar é um Barato produzimos sempre novos materiais, sempre variando a abrangência entre conteúdos mais vagos, para os casais que estão no início dos preparativos até conteúdos mais específicos – levando os casais de encontro aos fornecedores de cada segmento do mercado.

Calendário Editorial do Casar é um Barato

Calendário Editorial do Casar é um Barato

11. Use as redes sociais

Imagine que, assim como o Casar é um Barato, a sua empresa possua 5 canais de rede social: Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Google +.
A ideia aqui é utilizar todos esses canais a seu favor para aumentar sua lista de emails. Promova seus materias em suas redes, e também em redes parceiras que possuam público aderente aos seus objetivos.
Além disso, utilize as Bios (os pequenos resumos sobre você no seu perfil) em cada uma das redes sociais para inserir links que sejam relevantes para seus seguidores.

12. Promova suas ofertas em grupos do Facebook

Os grupos de Facebook são locais importantíssimos para você explorar. Encontre um grupo onde você encontre noivas dentro do seu perfil, um lugar onde você sabe que suas personas estarão e promova suas ofertas nesses canais.

Mas ATENÇÃO: Nada de passar o dia publicando publicidade sobre você.Isso pode ser visto de forma negativa e até mesmo te prejudicar. Use o bom senso e publique no grupo apenas conteúdos que atraiam de verdade a atenção e a simpatia dos demais membros do grupo.

13. Utilize Pop-ups de entrada, saída e específicos para páginas especiais

Já passamos por esta parte de páginas otimizadas para conversão, mas aqui vamos falar especificamente dos pop-ups e diferentes tipos que você pode utilizar.
Nós utilizamos pop-ups de entrada, ou seja, assim que um novo usuário acessa nossos blogs, ele receberá aquela tela com a chamada para fazer parte da nossa newsletter. Essa é apenas uma das possibilidades do uso dos pop-ups.

pop_entrada

Popup de entrada no site Casar é um Barato

Sabemos que muitas pessoas preferem não usar essa estratégia. Se esse for o seu caso, fique tranquilo:  também existe a opção de criar pop-ups que serão exibidos assim que o usuário demonstrar a intenção de sair da sua página.

14. Pop-ups de saída

Este formato possui uma particularidade. Já que você consegue identificar quando o usuário vai fechar a página de acordo com o caminho que o mouse dele vai percorrer até o X do navegador, você pode se aproveitar disso.
O mais comum são pop-ups com textos, que falarão algo neste sentido: “Opa, já está indo? O que você acha de baixar um ebook gratuito sobre o assunto x? CLIQUE AQUI”

Aqui vai um exemplo de pop-up de saída que exibimos quando uma noiva ou um noivo demonstra a intenção de sair do site após ler uma matéria sobre lembrancinhas de casamento:

pop_saida

Bem esperto e relevante para esta noiva, não é?

15. Crie ferramentas que auxiliam sua persona

Essa é outra tática que utilizamos com bastante frequência aqui no Casar é um Barato. Promovemos checklists, planilhas, etc…

Assim como a criação de pesquisas, criar ferramentas não é uma tarefa tão simples. Apesar disso, os resultados são fantásticos.

Mais uma vez:

> Identifique o principal problema dos casais que você pode ajudar a resolver
> Pense se existe alguma maneira de auxiliá-los criando uma ferramenta que gere valor, seja gratuita e que também possa ser utilizada várias vezes.

Construir uma lista de emails é impossível? Definitivamente não.

Neste artigo explicamos detalhadamente o processo para que você consiga gerar seus primeiros emails e trilhar seu caminho para o sucesso.

Lembre-se sempre: Leads são oportunidades!

Por isso são tão importantes. Quando você recebe o contato de um casal interessado, basicamente você está adquirindo informações de uma noiva ou noivo que demonstrou, de forma espontânea, interesse por seus produtos e serviços.

Sabemos que alguns dos exemplos podem não fazer sentido para o seu segmento específico. Ou ainda, é possível que você tenha uma equipe muito reduzida para conseguir colocar tudo isso em prática. (Sempre que quiser, conte com o CEUB para te dar uma mãozinha!). De qualquer forma é interessante sempre conhecer outras possibilidades de geração de leads.