Dicas para escolher o bolo de casamento perfeito

Dentre as várias preocupações que rondaram a minha cabeça durante os preparativos do meu casamento, uma das mais importantes para mim era O TÃO FALADO BOLO. Sim, claro e óbvio porque sou uma formiguinha, louca por doces, que ama confeitaria desde pequenininha. E, olha, sei que não estou sozinha neste mundo! O que têm de moças que se declaram formiguinhas e colocam o bolo como uma das principais escolhas não tá no papel, genten.

como-escolher-bolo-de-casamento-3

Meu bolo lindo e amado!

É difícil, são milhares de modelos, tipos, sabores, decorações, estilos. Tudo lindo, delicioso, incrível. É um mundo onde a gente pode se perder facilmente e ficar doidinha da cabeça! E veja bem: assim como o vestido é o ponto alto da noiva, o bolo é o ponto alto para a mesa de doces e para os convidados. Ir a um casório e não comer aquela fatiazinha de bolo não dá, né, gente, convenhamos… Kkkkkkkk!

como-escolher-bolo-de-casamento-5

Mas é importante ter em mente o que você e seu noivo querem, exatamente por conta das infinitas possibilidades. A busca pelo bolo perfeito deve ser feita com calma e consciente: você e seu noivo devem chegar a um acordo sobre estilo, sabor e tamanho, de forma que os dois saiam satisfeitos e felizes com a sua escolha! Foi pensando em vocês dois e em mais essa decisão super importante que separei algumas dicas que podem facilitar e muito na hora H. E estou fazendo isto porque foi uma das coisas que pensei durante o planejamento do meu casório: Quem me dera que alguém pudesse me explicar algumas coisinhas sobre esse bolo…

 

1- Faça pesquisas, muitas pesquisas

como-escolher-bolo-de-casamento-2

Se você ainda não tem o modelo dos sonhos do bolo, é melhor pesquisar bastante antes de decidir. Você conhece o Pinterest? Que tal criar um painel por lá para salvar referências de bolos que você e seu noivo gostaram? Procure por cor, tipo, formato e vá salvando tudo. Se não usar o Pinterest, crie uma pastinha em seu computador e salve as fotos. Vá fazendo uma seleção dos bolos que mexeram com o seu coração e veja se ele se encaixa na ideia de festa que você tem. Deixe salvas apenas as fotos dos bolos que realmente te fizeram se apaixonar. As referências devem ser bem diretas para não te deixarem ainda mais confusa. Aliás, você pode ver alguns estilos de bolo aqui!

 

2- Escolha o sabor do bolo e o estilo do bolo

como-escolher-bolo-de-casamento-1

Você adora chocolate, mas seu noivo não curte? Pensou em um bolo com recheio de doce de leite, mas acha que não vai combinar com aquela cobertura linda que você estava planejando? Este é um momento muito importante: sente com calma com seu noivo e exponham um para o outro suas preferências. A grande maioria das vezes o casal tem seu gostos em comum e isso torna a escolha bem fácil. Não seja irredutível se seu noivo não curtir muito um sabor que você ama. Procurem chegar a um acordo que deixe os dois felizes. E uma dica muito importante: mais do que agradar os convidados, vocês devem ficar satisfeitos e felizes com a escolha de vocês, viu?

 

3- Seja honesta com o seu orçamento

como-escolher-bolo-de-casamento-4

Se vocês estão fazendo um casamento com orçamento curto, não adianta criar expectativas de ter um bolo de mil andares com um preço caríssimo. Existem muitas alternativas de bolos mais baratos, com modelos mais simples, que são tão lindos quanto um bolo clássico que pode não caber no seu orçamento. Estipule um valor máximo e um valor mínimo para levar até as boleiras ou confeitarias que te interessaram. Ser sincera com quem irá fazer seu bolo é essencial. Lembre-se de que quem trabalha com confeitaria é especialista nisso e pode te propor sugestões mais baratas e igualmente lindas. Seja flexível, mescle dois modelos, misture ideias e crie um conceito exclusivo e dentro do seu orçamento.

 

4- A lista de convidados define o tamanho do bolo

bolo-colorido

É a quantidade de porções que definirá o tamanho do seu bolo. Se você está planejando um mini-wedding, busque um bolo com medidas menores e capriche na decoração, mesmo sendo pequeno, ele continuará sendo o centro das atenções. Se você vai ter uma festa maior, com mais convidados, você tem duas opções: ou o bolo será grande o suficiente para conter o número de fatias para todos os convidados, ou você poderá escolher um bolo de tamanho menor e propor a sua confeiteira um bolo extra que ficará na cozinha, exclusivo para ser servido. Esta é uma solução bacana para reduzir custos. Geralmente o bolo extra não é tão confeitado quanto o bolo que ficará exposto na mesa, o que faz com que seja mais barato.

 

5- A estação do ano interfere no estilo do bolo

bolo-noivado

Isso é um detalhe que quase ninguém conta: no verão você deve evitar alguns tipos de cobertura que derretem com facilidade. As coberturas feitas com manteiga são mais frágeis e demandam muito mais cuidados do que uma cobertura feita com açúcar, por exemplo. Cada tipo de confeito terá seus prós e contras e isso você não só pode, como deve, conversar com o confeiteiro. Tenha em mente que um bolo de chocolate carregado de cobertura combina melhor com o inverno. Já um bolo mais leve, feito com frutas, é mais adequado para o verão. Lembre-se também de pensar se irá querer acompanhamentos como caldas ou sorvetes, está é uma ótima forma de incrementar seu bolo e surpreender seus convidados.

 

6- Escolha cuidadosamente o confeiteiro ou confeitaria

bolo-branco

Você precisa sentir firmeza no serviço em que for contratar. Não adianta amar as fotos que te mostrarem, mas se sentir insegura durante as conversas. Só feche o serviço com um fornecedor que te traga confiança e disponibilidade. Confeiteiros de bolos de casamento precisam ter em mente as preocupações mais comuns das noivas e principalmente ter paciência! Saber que você poderá experimentar sabores, ver estratégias, receber dicas e conselhos da pessoa que contratar é muito confortante e dá um alívio danado. Uma boa maneira de conhecer confeiteiros e fornecedores e buscar referências com amigos ou parentes que já se casaram e em sites confiáveis. E lembre-se: uma pesquisa no Google com o nome da pessoa que você escolher pode ser crucial no momento de fechar o negócio.

 

7- Fique atenta: a beleza mora nos detalhes

bolo-passarinho

Deixe bem claro para quem for fazer seu bolo todos os mínimos detalhes das suas expectativas. Se for usar flores naturais, converse com a florista ou decoradora, para que o bolo fique perfeito no meio de toda a decoração. Veja se a cor do bolo ficará perfeita com os outros detalhes da decoração, leve para o confeiteiro seu convite, alguma lembrancinha que esteja planejando, para que ele fique por dentro de tudo o que vai rolar no seu casório e possa fazer o bolo no estilo perfeito. São os detalhes que fazem a diferença no seu bolo, são eles que o deixam único e perfeito.

 

PS: Não se esqueça daquela tradição de congelar o bolo! Na grande maioria dos casos, o bolo acaba sobrando um pouquinho e uma ótima forma de mantê-lo é congelar. Há lendas que dizem que comer o bolo no primeiro ano de casados traz sorte, mas será que você vai agüentar olhar para o congelador e não comer aquela delícia? Se não aguentar, procure o mesmo confeiteiro um ano depois e encomende um mini-bolo com o mesmo sabor. Tenho certeza de que seria uma experiência deliciosa, uma volta no tempo cheia de amor. <3

 

Veja algumas matérias que podem te interessar:

18 bolos de casamento para te inspirar

GRÁTIS: Topo de bolo para imprimir

16 doces para você se inspirar