Dividir as tarefas da casa melhora vida sexual, diz estudo

Hmmm, tema polêmico, ein? Volta e meia a gente brinca aqui no CEUB que estamos em busca de um amor que goste de lavar louça. A gente brinca, faz piada, mas a verdade é que a grande maioria dos homens não ajuda nas tarefas de casa e ainda faz uma bagunça danada. Acaba que sobra para nós, mulheres, arrumar tudo para ter uma casinha apresentável.

casal-tarefas-domesticas (1)

Grande parte desse problema surge por conta da forma como somos criados: desde pequenas, as meninas aprendem a cuidar das coisas, a limpar e cozinhar, a brincar de boneca e a sermos delicadas. Com os meninos, salvo raras exceções, é bem diferente. Eles aprendem a serem mais durões, a brigar, a brincar de carrinho, mas nunca a brincar de cozinheiro e a cuidar de bebês. Já está mais do que na hora de mudar isso, não é? Afinal de contas, meninos também devem ajudar nas tarefas de casa e agora temos até mais um motivo beeem convincente: a vida sexual!

casal-tarefas-domesticas (3)

Segundo pesquisas feitas nos Estados Unidos, casais que dividem as tarefas domésticas, como limpar a casa e cuidar dos filhos, têm uma vida sexual mais saudável e ativa. Fico pensando que muito disse se deve ao fato de que nós, mulheres, quando temos um parceiro que faz as tarefas domésticas com naturalidade, sem encarar como ajuda, brigamos muito menos e temos muito mais tempo para descansar e curtir com o nosso amor. Não dá mais para dizer que é responsabilidade da mulher cuidar da casa, a maioria esmagadora dos casais trabalham fora e contribuem igualmente para o sustento da casa, então por que não dividir também as obrigações?

casal-tarefas-domesticas (2)

O estudo começou a ser realizado em 2006 e reuniu 487 casais, todos heterossexuais, onde as mulheres tinham no máximo 45 anos. Os casais tinham rendas variáveis, alguns com filhos e outros não. O resultado mostrou que as queixas e brigas para os casais que dividem as tarefas domésticas são muito menores. No caso dos casais com filhos, ficou claro que a mulher gasta em média 60% de seu tempo cuidando das crianças, o que mostra um desequilíbrio e uma maior insatisfação por parte delas.

casal-tarefas-domesticas (6)

A conclusão dos pesquisadores é que isso se deve a uma nova cultura de relacionamentos, principalmente relacionada aos homens. As tarefas domésticas já não são vistas, como eram há décadas atrás, como uma atividade estritamente feminina. Talvez pelo apelo das mulheres, talvez por uma nova forma de educação e cultura, os homens têm, cada vez mais, se interessado em compartilhar estes momentos e não apenas por obrigação, mas também por prazer de fazer parte da rotina doméstica.

É bem legal ler este tipo de informação, não é meninas? Saber que nossos parceiros estão cada vez mais ao nosso lado, entendendo nosso cansaço e transformando nossa rotina em algo bem mais saudável e equilibrado. Então pode chamar o bofe pra cozinha enquanto você varre a casa, unindo os esforços sobra bastante tempo para aqueeele namorico de fim de dia. Hmmmm! Que delícia!

Via Folha de São Paulo.

 

Mais sobre relacionamentos:

10 dicas para uma vida feliz em casal

Pense dez vezes antes de mexer no celular do seu amor

7 segredos da ciência para ter um relacionamento duradouro

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.