FAÇA VOCÊ MESMA: Flor gigante de papel

Essa semana recebemos uma mensagem pedindo que encontrássemos o tutorial, modo de fazer, de uma flor gigante que apareceu em um Caso Real lindinho que publicamos aqui, o casamento da Keth e do Rafa. A Keth fez várias coisas à mão, inclusive flores gigantes que decoraram seu caminho até o local da cerimônia. É, de fato, uma decoração que chama atenção e fica maravilhosa. Parece um mundo de conto de fadas, como acontece em Alice no país das maravilhas, onde as flores são gigantes e coloridas.

flor-gigante-keth-rafa

Também nos interessamos pela flor e resolvemos procurar por aí um tutorial que explicasse passo a passo como fazer essa decoração linda. E encontramos! Agora é só colocar a mão na massa e trabalhar para ficarem lindinhas!

DIY-flor-de-crepom-gigante

O que você vai precisar:

  • Papel Crepom (rosa e verde)
  • Arame
  • Fita floral
  • Modelo para cortar as pétalas (você pode baixar aqui)
  • Cola
  • Lápis

DIY-flor-de-crepom-gigante-2

Cortando o papel crepom:

  • 5 pétalas pequenas
  • 15 pétalas em formato de coração
  • 3 folhas
  • 1 Sépala (aquela parte que fica por baixo das pétalas)

 

Mode de fazer:

Comece cortando as partes da flor, conforme listado acima. Estique bem as pétalas, se necessário, para remover os vincos. Então faça o cabinho. Para fazer isso, embrulhe três arames com a fita floral. É importante esticar bastante a fita floral na hora de enrolar, para o adesivo funcionar bem. DICA: Mantenha sempre uma toalha úmida perto de você para limpar os dedos, a fita floral deixa tudo pegajoso.

DIY-flor-de-crepom-gigante-3

 

Você vai precisar de moldar todas as suas pétalas. Para moldar as pétalas pequenas, comece no meio da pétala e firmemente, mas com cuidado, puxe o crepom para fora e para cima, formando uma marca no centro da pétala. Não tenha medo de esticar o crepom! Agora você vai precisar enrolar as bordas superiores de suas pétalas. Envolva o topo em torno de um lápis e estique o crepom levemente para evitar rugas, faça isso algumas vezes até ficar como deseja.

DIY-flor-de-crepom-gigante-4

Siga os mesmos passos com pétalas grandes em formato de coração. Novamente, apenas estique o centro do papel crepom, não as bordas ou a parte inferior. Marque cada lado superior do coração, como fez na outra pétala.

DIY-flor-de-crepom-gigante-5

Pronto! Suas pétalas estão prontas. Agora vamos montar.

DIY-flor-de-crepom-gigante-6

 

Agora você precisa fazer o miolo usando as cinco pétalas pequenas.Comece envolvendo uma pétala firmemente em torno do caule. Continue envolvendo cada pétala ao redor do cabo, girando o arame encapado de cada vez, até que você tenha prendido todas as cinco pétalas.

DIY-flor-de-crepom-gigante-7

Seu miolo deve ser algo parecido como a foto abaixo. É tá tudo bem se suas pétalas enrugarem, dobrarem um pouco na parte de baixo. Agora, para garantir, você vai precisar enrolar suas pétalas com a fita floral. Enrole a fita em toda a extensão do miolo, até chegar ao verde do cabo, isso vai garantir que as pétalas fiquem firmes no lugar.

DIY-flor-de-crepom-gigante-8

 

Agora você vai começar a prender as outras 15 pétalas em formato de coração. Você pode colocar várias pétalas por vez, tudo vai variar de acordo com a sua facilidade ao fazer a flor. Cada vez que você adiciona uma pétala, gira a flor um pouco para que as pétalas fiquem espalhadas uniformemente.

DIY-flor-de-crepom-gigante-9

Conforme for fazendo, deslize seus dedos dentro de cada pétala e empurrar para fora para colocá-la de volta à forma que você deu antes. Depois de prender cada pétala (ou algumas pétalas, como preferir) use a fita floral para deixá-las firmes. Novamente: tudo bem se ficar um amassadinho na base onde está prendendo as pétalas. Enrole a fita até chegar no verde do caule.

DIY-flor-de-crepom-gigante-10

Quando estiver prendendo as últimas pétalas, dê uma olhada na flor, vendo de cima, para posicionar as últimas pétalas estrategicamente, onde achar que fica melhor, para finalizar.

DIY-flor-de-crepom-gigante-11

Depois de todas as pétalas presas, é hora de fazer a sépala para o fundo da flor. Vire a flor de cabeça para baixo para fazer essa parte. Envolva a haste com o crepom verde recortado no formato da sépala. Um aviso: esta etapa é um pouco estranha. É importante que as folhinhas da sépala fiquem lisas ao longo da flor. É normal que a parte superior fique mais certinha que a parte debaixo (veja na foto abaixo). Novamente envolva com a fita floral para prender bem. Depois de envolvida com a fita floral, pegue uma parte de crepom verde da cor da sépala e envolva o cabo da flor, para que fique tudo no mesmo tom.

DIY-flor-de-crepom-gigante-12

 

Depois de resolvida esta parte, vá para as pétalas. Você pode tanto prendê-las em mais um pedaço de arame para que tenham um cabinho ou pode prendê-las diretamente no cabo da flor, que é uma saída mais fácil. E pronto, flores linda finalizadas!

DIY-flor-de-crepom-gigante-1

 

Dicas para um melhor acabamento:

1. Molde apenas as pétalas do centro! Deixe as bordas e a base da pétala sem dobrar.
2. Estique a fita floral quando for enrolar, isso ajuda a ativar a cola da fita.
3. Ao fixar suas pétalas continue sempre envolvendo a fita floral até o cabo da flor.
4. Não tenha medo de amassar ou enrugar a parte inferior das pétalas. Esta parte vai ser coberta pelas outras pétalas. Não se preocupe com isso!
5. Sempre re-molde suas pétalas enquanto trabalha. Deslize seus dedos pela pétala e refaça a dobra, aperte bem. Isto irá criar uma flor mais segura.

 

Via Studio DIY.

 

Curte DIY? Então você vai amar essas matérias:

FAÇA VOCÊ MESMA: Buquê de noiva DIY

24 idéias para usar origami no casamento

DIY: Cortina de tsurus