O Forncededor do casamento cancelou… E agora?

Como lidar com cancelamentos de fornecedores na última hora

Você se planeja por meses para contratar bons profissionais e empresas para fazer o casamento dos sonhos. No entanto, o fornecedor cancela de última hora e lhe deixa na mão. Infelizmente, a situação é comum e, a não ser que os noivos tenham seguro para casamento, podem se preparar para uma dor de cabeça daquelas. Quando este imprevisto acontece, é preciso agir rapidamente não apenas para garantir os direitos como, também, para fazer a festa acontecer.

Lutando pelos seus direitos de consumidor

A primeira atitude a ser tomada é tentar um acordo com a empresa. Procure um órgão de defesa do consumidor e, se vocês tiverem um advogado de confiança, vale procurá-lo para entender como proceder. Do contrário, a Defensoria Pública também está aí para prestar essa assessoria. Depois, procure o Juizado de Pequenas Causas – essa é uma solução rápida, pois é possível marcar audiências entre 20 e 40 dias.

É importante que vocês tenham em mãos todos os comprovantes do que foi pago à empresa para tentar reaver o prejuízo material. No entanto, lembre-se que junto aos danos materiais está o estresse e desgaste emocional aos quais vocês foram submetidos. Por isso, no processo, exija também indenização por danos morais.

Também é indicado abrir um boletim de ocorrência: o fornecedor que deixou os noivos na mão pode até responder por estelionato e crime de relação de consumo, cujas penas variam de um a cinco anos de prisão.

Agora, se a empresa decretou falência, cuidado redobrado! Se vocês já haviam dado cheques pré-datados, é preciso que o advogado entre na Justiça com uma ação declaratória de nulidade de títulos. Isso porque apenas sustá-los não basta para que seu nome não fique sujo no SPC e Serasa. Também vale lembrar que, nestes casos de falência, os processos podem se arrastar por anos na Justiça.

Fazendo a festa acontecer

Diante do calote, o que os noivos menos querem é deixar seus convidados na mão. Para resolver essa situação, a maior arma do casal são as indicações. Por isso, assim que vocês souberem do cancelamento, avisem os demais fornecedores do casamento sobre o ocorrido. Eles costumam ter uma rede de contatos enorme, assim, você terá uma ajuda na busca por um novo prestador. Além dela se tornar mais fácil e rápida, você ainda terá uma garantia a mais de que o escolhido será de confiança. Também vale pedir indicação para amigos que já casaram e contaram com fornecedores rápidos e confiáveis.

Dependendo de seu orçamento, também pode ser uma boa alternativa contratar uma organizadora de casamentos – profissional com um networking de respeito que com certeza tirará este peso de suas costas. Pode ser que em apenas um dia ela coloque à sua disposição uma lista de fornecedores do jeito que você precisa.

Mesmo depois de tanto sufoco, o importante é que vocês curtam este dia tão importante e sejam felizes!

 

*Este material foi escrito pela nosso site parceiro Finanças Femininas para auxiliar  os casais a manter a vida financeira mais saudável e organizada.