Guia prático: como usar Cartões de Agradecimento

original_pack-of-five-merci-cards

Algumas semanas depois que você enviar seus convites, você vai começar a receber confirmações pelo RSVP e junto com isso… os presentes começarão a chegar! Agradecer a cada um, não apenas pelo presente, mas também por se planejarem para comparecer ao casamento, é uma coisa muito bacana! Nos Estados Unidos e na Europa este agradecimento faz parte das regras do casamento… aqui em nossas belíssimas terras tropicais verde-e-amarelas sei lá eu por quê, mas esta tradição se foi. Acho uma pena, porque além de ser super educadinho, é um gesto muito bonito para com aqueles que de certa forma foram responsáveis pela sua enorme felicidade no grande dia (e pelos presentes que farão parte da sua vida dali pra frente). Veja como usar e o que não fazer em relação a cartões de agradecimento.

VOCÊ DEVE…

Comprar seus cartões de agradecimento antes do casamento. Você certamente estará completamente dominada pela gratidão nos dias que seguem o seu casamento! A vontade de agradecer certamente existirá. Se você já tiver seus cartões por perto, esta tarefa será mais f;acil. Porém, facilmente esquecida se você ficar deixando para depois. Você também pode agradecer pelos presentes do seu chá de cozinha/panela ou noivado. 

Enviar cartões de agradecimento conforme seus presentes chegarem. Não faz sentido você ficar esperando ter 5 dúzias de presentes para agradecer. Ir agradecendo conforme os presentes chegam torna a tarefa mais autêntica e agradável!

Envie seus cartões de agradecimento no máximo algumas semanas após o casamento. Você não tem um ano inteiro para mandar cartões de agradecimento – você tem no máximo três meses! Se você ainda não enviou nenhum conforme a chegada dos presentes, comece a fazer isso assim que chegar da lua de mel. Só pare quando você tiver mandado toooodos os que precisa mandar, mesmo que leve meses!

Mencione o presente específico e como você planeja usá-lo. Os convidados adoram arrasar nos presentes, todos escolhem presentes pensando que vocês vão amar usar no novo cotidiano (mesmo os que preferem dar dinheiro). Então agradeça pelo dinheiro que será usado para comprar a cortina da sala nova, ou pela batedeira que você pretende usar para fazer deliciosos bolos de laranja aos domingos.

Agradeça ao convidado por vir ao casamento. Tanto faz se um convidado deu presente ou não, agradeça por ele ter escolhido empregar seu tempo vindo ao seu casamento. Se você estiver escrevendo para madrinhas e padrinhos, agradeça especialmente pelas coisas que eles fizeram para te ajudar a ter um dia perfeito!

Envie fotos se você puder. Se você conseguir algumas fotos do casamento com o fotógrafo mais rapidamente, inclua uma de vocês dois com o convidado para quem você está agradecendo. Você também pode tirar fotos divertidas do casal na casa nova, ou ainda de vocês usando o presente que ganharam daquele convidado.  

 

VOCÊ NÃO DEVE…

Ser formal demais no seu texto. Não é só porque você está escrevendo um cartão de agradecimento que você vai precisar ser formal. Escreva de forma solta, o mais parecido possível com a maneira como você falaria com esta pessoa. Assim você garante que está mandando um cartão autêntico.

Mencionar quantias de dinheiro. Quando você for agradecer presentes em dinheiro, jamais mencione o valor que lhe foi dado de presente. Diga coisas como “obrigada pelo presente tão generoso para nossa lua de mel”, sem citar valores expressos. 

Mandar um “obrigado” digital. Não tem nada pior do que receber um cartão de agradecimento digital, via e-mail, Facebook ou mensagem no celular. Faça isso à moda antiga: escreva um cartão de agradecimento escrito com sua letra de mão e envie pelo correio. Evite também mensagens impressas apenas com a sua assinatura.

Escreva o nome dos convidados errado. Verifique duas ou três vezes como se escreve o nome do convidado antes de escrever e enviar seu cartão de agradecimento.

Ser grosseiro se você não gostou do presente. Mesmo que você tenha recebido um presente horrível, agradeça o presente e siga com a sua vida. Escrever cartões de agradecimento não é uma oportunidade para ser grosseiro ou agressivo. Também não precisa mencionar se você trocou ou pretende trocar o presente.

 

Este post foi inspirado no que li aqui.