Madrinhas e noivas: quem deve pagar o quê?

O momento de convidar as madrinhas é quase mágico: elas serão seu suporte e braço direito quando você precisar tomar as decisões e, nos momentos mais delicados, serão elas que estarão por perto para dar a maior força. Porém, esse convívio pode gerar alguns conflitos, especialmente quando o assunto é dinheiro. Afinal, quem deve pagar o quê?

O que as madrinhas devem pagar

Tradicionalmente, são elas que bancam o chá de panela, arcando com as bebidas, alimentos e decoração – especialmente neste último item, no qual elas podem colocar as mãos na massa. Elas, ainda, são as responsáveis pelas brincadeiras.

Também é papel das madrinhas pagarem pelo próprio vestido, assim como cabelo e maquiagem. Cabe à noiva, no máximo, determinar uma cor, para que todas estejam combinando no altar, e um comprimento para o vestido. A partir daí, cada madrinha poderá escolher o modelo que preferir. Nesse processo, o ideal é que todas conversem entre si e mantenham a noiva informada para que tudo saia conforme o planejado.

Caso os noivos optem por um Destination Wedding – seja em um lugar longínquo ou em um local próximo à cidade, como praia ou chácara –, as madrinhas já devem ter em mente que arcarão com os custos da própria viagem, incluindo transporte e hospedagem.

Quando os noivos devem assumir os custos

Aqui, deve prevalecer o bom senso. Na maior parte das vezes, os noivos entram com parte da grana – ou tomam para si todos os custos – quando desejam fazer algo maior e específico. Alguns exemplos:

  • Quando a noiva pede que as madrinhas vistam um modelo ou tecido específicos para o vestido;
  • quando a noiva solicita que as madrinhas usem um acessório especial e/ou caro, como um buquê ou corsage;
  • quando os noivos desejam um chá de panela mais suntuoso, como um chá bar para casais, em vez de uma festa íntima apenas para as amigas da noiva;
  • em Destination Weddings, quando os padrinhos e madrinhas não têm condições financeiras para bancar sua viagem e estadia. Neste caso, os noivos podem colaborar com uma parte do valor. Também é válido pedir descontos em um hotel específico, usando como argumento o volume de hóspedes em função da cerimônia – afinal, será difícil ter dinheiro para ajudar a todos.

Lembre-se de que a principal regra é o bom senso. Pondere muito bem o que você pedirá às madrinhas e tenha em mente que suas decisões afetarão os bolsos de todos os convidados.

FALE COM Finanças Femininas



Finanças Femininas

Finanças Femininas Autor

O Finanças Femininas é o maior site do Brasil para falar de dinheiro só com mulheres. Nosso trabalho é dar as ferramentas que as mulheres precisam para conduzir melhor o seu dia a dia e bancar as suas escolhas.
Finanças Femininas
O Finanças Femininas é o maior site do Brasil para falar de dinheiro só com mulheres. Nosso trabalho é dar as ferramentas que as mulheres precisam para conduzir melhor o seu dia a dia e bancar as suas escolhas.