Por que o Marketing Digital é a melhor opção em tempos de crise?

Sobre Marketing Digital…

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” A frase é do escritor Mário Quintana, mas poderia ser de um especialista em falando sobre marketing em tempos de crise. A ideia do “marketing de atração” é exatamente essa:

  • Oferecer soluções aos desafios de marketing e vendas.
  • Definir estratégias dinâmicas que aproximem naturalmente o cliente de sua empresa.
  • Apaixonar o cliente sem “invadi-lo” com o oferecimento de produtos ou serviços.

Em um momento de queda no consumo, aumenta também o nível de endividamento da população (inclusive noivos). Por isso reinventar a maneira como a empresa se comunica com seu público alvo é fundamental. Mas será que o seu negócio sabe se adaptar aos momentos de crise econômica? Ou ainda está limitado à superficialidade do Marketing tradicional?

POR QUE EMPRESAS VÃO À FALÊNCIA DURANTE AS CRISES?

Dentre os erros cometidos por empresas durante uma crise, um dos mais comuns é:

o corte de verbas destinadas à Comunicação e Marketing.

Na verdade, o que ainda pode ser visto como gasto supérfluo deveria ser enxergado como uma estratégia importante na gestão do negócio. Num momento delicado da economia a empresa não deve se “esconder” dos seus potenciais clientes.

Os grandes Infelizmente players estrangeiros conseguem enxergar isso com clareza. Ao contrário, no Brasil muitos empresários ainda têm visão “estrábica” sobre o que deve ser remodelado durante momento de retração econômica. Infelizmente muitos enxergam o marketing como uma área secundária. De simples apoio. Responsável por muitas despesas e de resultados intangíveis. E por isso, interrompem imediatamente, cortando verbas de todos os projetos da área ao primeiro sinal de crise econômica. O resultado (ao invés da sobrevida esperada) é o aprofundamento dos recursos financeiros da empresa, no médio prazo, culminando, em alguns casos, na inviabilidade de se manter de portas abertas após o furacão da crise econômica.

 

QUAIS MUDANÇAS SUA EMPRESA PODE ADOTAR DURANTE A CRISE?

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Embora seja um grande desafio, mesmo neste cenário, as empresas devem pensar em crescer. Para isso, o segredo é não abrir mão dos bons investimentos. Com a retração da economia, os casais vão buscar as melhores condições possíveis. Concorda? Desse modo, uma das alternativas é captar e fidelizar seus noivos, e nessa hora as estratégias de marketing digital devem ganhar cada vez mais destaque.

O marketing digital focado em resultados pode ser usado de forma inteligente para apresentar estratégias específicas às mudanças no ambiente externo, entregando valiosas oportunidades de negócios para seu time de vendas (mesmo que o “time” seja só você) – até mesmo em momentos de retração econômica. Mas é importante manter em mente que é preciso inovar: mudar a visão de comunicação e compreender que as iniciativas do marketing tradicional custam muito, trazem resultados muito dispersos, e de difícil mensuração. É tempo de começar a pensar no mundo digital em sua plenitude, analisando todas as oportunidades de que poderiam se valer para superar tempos de crise.

VENCER A CRISE COM A ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL DE ATRAÇÃO

O Inbound Marketing, por exemplo, pode ser uma saída para sua empresa crescer de maneira mais rápida e rentável. Investir em conteúdo para a captura de clientes pode trazer inovação nos processos de marketing da empresa. A web é um canal que oferece oportunidades de vendas prontas, e permite que você conquiste prospects para o seu negócio, o que encurtará (e tornará mais barato) o seu ciclo de vendas. Trata-se de um canal essencialmente inbound. E o que isso quer dizer? Quer dizer que estamos falando de estratégias que focam na fidelização dos casais por meio de conteúdo de qualidade e que atendam às suas principais necessidades.

A estratégia do Casar é um Barato, por exemplo, busca fazer trabalhar o marketingde atração  para o público certo, na hora certa e no momento certo. Quando entregamos o conteúdo que a noiva está procurando, as chances dos fornecedores parceiros conquistá-las são muito maiores. Ou seja, eles farão menos esforços para resultados mais robustos. Perceba que os resultados robustos não são consequência de uma redução de custos na área de marketing. São, sim, resultado de uma mudança de enfoque. Essa mudança é a aposta em táticas modernas e totalmente ligadas ao universo digital que minimizam a dependência de fatores macroeconômicos no desempenho das empresas parceiras

Outro motivo que deve ser levado em consideração para que a crise não afete suas estratégias de marketing digital é o fato de que na internet tudo é mensurável. Dessa maneira, você pode testar todas as opções disponíveis, e quando a ação de marketing realizada se transformar em contatos com noivos, oportunidades ou vendas, você saberá exatamente qual caminho deve seguir.

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Confira a seguir algumas ferramentas do marketing de atração:

1. MARKETING DE CONTEÚDO

Disseminar conteúdos ricos em blogs, vídeos no YouTube, e-books, newsletters, etc. Tem um custo baixo e é de fácil mensuração. O ROI (retorno sobre o investimento) pode ser medido a partir do aumento no número de contatos com noivos e seu percentual de conversão em contratos fechados. Esses são dados concretos de resultado e, portanto, podem ser usados por você na hora de definir estratégias para sua empresa.

2. SEO

Desenvolver estratégias para melhorar a posição dos sites nos motores de busca. Essencial para ser detectado por quem quer comprar seu produto ou adquirir seu serviço. É uma iniciativa que tem custo muito baixo e que gera resultados extremamente relevantes. Para aprender um pouco mais sobre o assunto, veja aqui 5 técnicas de SEO fundamentais para o a sua empresa.

3. REDES SOCIAIS

O trabalho especializado nas mídias sociais tem o objetivo de captar novos clientes e criar uma proximidade destes com relação à marca. Além desse enfoque, muitas empresas usam as redes como uma ferramenta para colher informações preciosas das expectativas, perfis e intenções de seu público-alvo, o que contribui para a elevação no nível de serviço oferecido.

Todas essas ações requerem, entretanto, um bom Planejamento Estratégico, pois ele é uma parte fundamental no processo de traçar estratégias assertivas para o seu negócio. Aqui no Casar é um Barato, por exemplo, realizamos recorrentemente uma análise detalhada do mercado, bem como diagnóstico das marcas parceiras, estudo da concorrência, definição do público-alvo e outras etapas importantes. Esse trabalho é realizado por meio da criação da estratégia de comunicação para a geração de tráfego de noivas, leads e consequentemente mais vendas para os fornecedores. Tratam-se de tarefas diárias, semanais e mensais – que requerem horas de trabalho, mas garantem resultados excelentes.

EM SUMA, OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL SÃO:

> Autoridade de conteúdo sobre o segmento do mercado que está inserido;

> Muito mais barato do que o marketing tradicional e com resultados bem mais duradouros e mensuráveis;

> Precisão “cirúrgica” no alcance de seu público-alvo: menos esforços, mais resultados;

> Comunicação interativa e relacionamento direto com a sua audiência.

Resumidamente, o investimento em marketing digital fornece melhorias constantes para o seu negócio, pois a partir do momento em que você pode medir as ações, você também pode aperfeiçoá-las cada vez mais, num ciclo de crescimento constante. E nesse contexto, estamos falando de trazer um aumento de vendas com um orçamento menor.

Por isso afirmamos: aproveitar os momentos de crise para investir pode ser o caminho para capitalizar no futuro. Que tal apostar nisso?

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Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).

Mariana

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).