Marketing viral no mercado de casamento

Há um período mágico que dura entre 24 a 48 horas em que você tem a melhor chance de gerar marketing viral no mercado de casamento. Este momento começa literalmente no momento em que o casamento em que você trabalhou acabou… e o potencial e diminui exponencialmente por hora.

Nossa própria experiência nos mostrou que um vídeo será compartilhado 10 vezes mais neste período mágico de 24 horas do que se compartilharmos algumas semanas depois.

Noivas e noivas (e muitos de seus familiares e amigos) estão literalmente envolvidos em uma química mágica no dia seguinte ao casamento. Há, portanto, 24 horas em que eles AMAM a todos e AMAM tudo. Eles apenas tiveram o melhor dia DE SUAS VIDAS.

Faça algo útil para eles naquele momento e eles o AMARÃO.

Eles estão ansiosos por reviver o dia.

Pense bem: como você se sente no dia seguinte a uma grande festa? Você relembra com seus amigos sobre as coisas divertidas que aconteceram. E se você tiver de fotos ou vídeos, é bem comum que você olhe para eles repetidamente…. possivelmente você dará boas risadas, pode até mesmo chorar de rir.

Alguns dias depois, a memória ainda é divertida. Algumas semanas depois, nem tanto.

Um casamento é exatamente assim.

Os amigos e a família do casal tiram fotos e fazem vídeos de péssima qualidade e escuros em seus telefones. Mesmo assim os registros parecem incríveis para eles no dia seguinte. Quem nunca viu várias noivas mudarem sua foto de perfil nas redes sociais para uma uma imagem de baixa qualidade da noite anterior?

Mas nesse período mágico, qualquer registro que um profissional tenha feito vai deixá-los estasiados e o material será TOTALMENTE compartilhável. (Se você não é um fotógrafo ou videógrafo, isso ainda pode incluir você … leia minha dica no final desta postagem no blog).

Se você produzir conteúdo dentro do período mágico de 24 horas para o Facebook e Instagram, não só sua empresa terá uma ótima exposição, mas seus clientes irão adorá-lo, de forma quimicamente aprimorada.

Em um negócio onde o boca-a-boca e os comentários on-line são fundamentais, isso não é pouca coisa.
Alguns dos benefícios que você pode experenciar neste período mágico de 24 horas são:

  • Comentários na postagem do casal, ou dos membros da família, agradecendo o excelente trabalho que você fez. (Isso é a assim chamada “prova social” )
  • Os casais ou os membros da família muitas vezes deixarão uma crítica positiva do Facebook logo depois de ver a postagem.
  • Você poderá receber um novo flux de “curtidas” na sua fanpage.
  • Você poderá receber novos pedidos de orçamento ainda naquela semana diretamente como resultado da publicação.

Bacana, né? Reunimos aqui alguns aprendizados de profissionais do ramo que podem colaborar para o seu marketing viral bombar!

1. Compartilhe o que puder.

“O vídeo mais viral que já criei foi editado logo após a sessão de fotos, já que não fui contratado para a recepção.

Fui para casa e juntei uma montagem da festa nupcial durante a sessão de fotos. Quando o casal estava indo para casa em sua limusine, eles tinham um texto meu com um link para o vídeo na minha página do Facebook.

Eles compartilharam isso, e imediatamente viralizou entre seus familiares e amigos. Acordei na manhã seguinte e meu post foi visto por 4.000 pessoas.!
No final do período de 24 horas, foi visto por 10 mil pessoas. Chegou a mais 2.000 pessoas na semana seguinte … E depois a visibilidade foi caindo dia a dia.”

2. Mantenha o conteúdo pequeno e doce.

Alguns fotógrafos apenas produzem um mateial heróico no período de 24 horas e obtêm resultados surpreendentes….
No meu caso, o meu segundo vídeo mais viral foi um clipe de 30 segundos mostrando o primeiro beijo da noiva e do noivo, que foi super divertido porque após o beijo a noiva dava pulinhos de felicidade”

3. Marca d’água com a sua logo.

Se você pretende fazer este esforço, insira sua logo de maneira discreta, no canto da foto ou vídeo. Assim todos poderão ver. Mas não deixe que a logo prejudique o conteúdo. Seja claro, mas sutil. (OBS: Se um fotógrafo for gentil com você e enviar uma foto do seu  bolo / florais / local etc., deixe que o seu produto fale por si mesmo e não tente reivindicar o crédito pela a fotografia, adicionando sua própria logo à foto).

4. Certifique-se de que o cliente veja!

Publique seu materia nas suas redes sociais e, em seguida, escreva para o casal para garantir que eles saibam que está acontecendo! Coloque um link para o seu perfil no texto.

5. Seja legal e obtenha a permissão dos casais primeiro

Sempre pergunte aos casais antes do casamento se eles estão OK com o compartilhamento de fotos ou vídeos do casamento nas redes. Cerca de 90% dos casais dirão sim, mas algumas pessoas são mais fechadas e é essencial respeitar isso. Caso contrário a sua estratégia será invasiva.
Tamém é importante ter cuidado para não compartilhar conteúdos com crianças, a não ser que você tenha a autorização dos pais.
Esteja certo, tabém, de que o que você está compartilhando contribuirá para a felicidade do casal. Um vídeo que se torna viral pelos motivos errados podem acabar gerando um processo. Lemre-se: um casal feliz é o melhor boca-a-boca que você pode desejar.

6. E se você não trabalhar com foto ou vídeo?

Mesmo se você não seja fotógrafo profissional, suas fotos do celular ainda podem ser incríveis para o casal no período mágico de 24 horas. Você também pode tirar fotos em alta resolução ( ou fazer vídeos) em sua câmera.

Os DJs poderiam criar imagens ou vídeos divertidos da pista de dança; um florista pode fazer registros da entrega do bouquet, a maquiadora pode fazer um registro bacana da preparação da noiva – e por aí vai.

E você? O que você fez, já foi viral?

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Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).
Mariana
A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).