MINI-GUIA: Como escolher o traje do noivo?

Que a noiva é o destaque, o carro-chefe, a estrela da noite, a gente já sabe. Não é novidade mesmo, mas não podemos nos esquecer do seu braço direito, seu amigo e seu amor, o noivo! Não dá para menosprezar a escolha do traje do noivo só porque você está doida com a quantidade incrível de modelos de vestidos que andam por aí. Lembre-se: tão complicado quanto escolher do vestido da noiva é escolher o traje do noivo.

traje-noivo-1

Engana-se quem acha que é mais simples, que são menos opções de traje do noivo. O dilema para os noivos também existe e precisa ser levado em consideração. Muitas vezes não sabemos nem as diferenças entre um traje do noivo e outro antes de decidirmos nos casar. Por exemplo: você sabe a diferença entre fraque e meio-fraque? E qual o detalhe diferencia um smoking de um black-tie?

Fomos em busca de informações e fotos que possam esclarecer as dúvidas e ajudar o casal na escolha do traje do noivo. As dicas são bem simples e, para resumir, o importante é adequar o traje do noivo ao horário do dia e tipo de cerimônia. Ficando atento a alguns detalhes, tudo vai sair bem. Ah, noivinhas, não se esqueçam de dar ouvidos ao seu noivo. Ajudá-lo a escolher o modelo traje do noivo pensando também no seu vestido é importante!

 

Traje do noivo: O Smoking ou Black-Tie

smoking-7

Esse traje, um clássico americano, é normalmente utilizado em casamentos mais tradicionais e realizados à noite. É o mais formal traje do noivo e preferencialmente deve ser usado se sua festa for de gala. É bom avisar aos convidados, o ideal é que todos entrem no clima e se vistam com igual pompa.

As duas composições têm paletó com lapelas de cetim e calça da mesma cor. A diferença entre eles é que o black-tie tem paletó branco ao invés de preto, como é o caso do smoking. Além das lapelas em cetim, o traje do noivo leva camisa branca, cinta de cetim na cintura e gravata borboleta dando um fino toque. Neste caso os padrinhos devem usar smoking também.

smoking-5

 

Traje do noivo: O Fraque

fraque-4

Conhecido por seu paletó que abotoa na cintura e tem a parte de trás mais comprida, lembrando uma cauda, esse traje é chamado carinhosamente de “pinguim”. Tradicionalmente usado em casamentos ingleses durante o dia, foi ressignificado e, no Brasil, costuma ser usado em casamentos noturnos.

Ele é composto por paletó cinza escuro com cauda longa, calça cinza risca-de-giz, colete cinza e camisa branca. Antigamente era usado com a gravata plastron, mas hoje em dia não se usa mais, ela é considerada grande demais. A opção é colocar uma gravata comum de cor clara. Quando o noivo usar fraque, o ideal é que os padrinhos usem fraque ou meio-fraque.

fraque-2

 

Traje do noivo: Meio-fraque

meio-fraque-4

Esse modelo é uma invenção brasileira, criada para deixar o noivo com cara de noivo, mas sem toda aquela formalidade do fraque. Afinal de contas, estamos em um país tropical e o calor é uma constante por aqui. Ele é normalmente usado em cerimônias noturnas por conta de sua formalidade.

O meio-fraque é composto de paletó curto, tipo jaquetão, com apenas um botão. A calça frequentemente é cinza riscada de preto. O colete pode ser da mesma cor do paletó ou em um tom mais claro. A diferença entre o fraque e o meio-fraque é a cauda do paletó. O meio-fraque não tem cauda, sendo uma opção menos formal e mais leve.  É considerada uma boa opção para os homens mais baixinhos porque não achata a silhueta. Quando o noivo optar pelo meio-fraque, os padrinhos devem usar terno ou meio-fraque.

meio-fraque-8

 

Traje do noivo: Terno

terno-3

Considerado a opção mais clássica para casamentos, é elegante e não sai de moda nunca. O terno é o traje que pode ser usado a qualquer hora do dia, em cerimônias formais ou informais, atentando apenas para as variações de cor. Com um terno seu noivo nunca estará mal vestido, além de dispensar as grandes formalidades que um smoking ou casaca pedem.

É composto por paletó, colete e calça social tradicionais. Pode ser de diversos tecidos e cores, desde os tons mais claros, ideais para casamentos diurnos, até o clássico cinza chumbo ou preto, perfeitos para casamentos à noite. O colete é considerado opcional, assim como a gravata. Estes dois itens são usados para trazer mais elegância e formalidade ao traje do noivo. A camisa é, de preferência, branca, com gravata de cor a sua escolha. É comum a gravata do noivo combinar com detalhes do vestido da noiva.

Ao optar pelo terno, seus padrinhos têm a liberdade de usar terno também ou apenas o colete. Só fique atento às cores, o ideal é que estejam todos combinando, para não causar um desequilíbrio entre eles.

traje do noivo

 

E aí, já sabe qual o traje vai usar em seu casamento? O importante é estar bonito, elegante e confortável, certo? Separamos alguns modelos em diversas cores e situações para você se inspirar, vem dar uma olhada na galeria!

 

As imagens foram retiradas de pesquisas que fizemos na internet. Caso alguma das fotos seja sua ou você conheça o autor, fala com a gente! Podemos dar os créditos ou retirá-la do ar, o que você preferir. :)

Via Zankyou, Casamento e Cia e Mr. & Mr.

 

Mais sobre o noivo:

9 detalhes de noivos

Dicas e curiosidades sobre a lapela do noivo

3 segredos para contar com seu noivo no planejamento

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.