MINI-GUIA: Como fazer um casamento rústico chic?

Esse tipo de casamento, pelo que estamos vendo, nunca vai sair da moda. Os casamentos rústicos com um toque de elegância estão dominando o imaginário das noivinhas e dos noivinhos por aí. Aquela moda de muitas luzes e tudo muito perfeito foi ficando para trás e os detalhes rústicos vieram para ficar. Geralmente feitos ao ar livre, os casamentos rústicos apostam em tons amadeirados, juta, barbante e flores do campo, mas também podem ser feitos dentro de um salão de festas, tudo depende da decoração.

casamento-rustico-chic-ceub (25)

E para decorar seu casamento rústico, você pode optar por fazer você mesma os arranjos, como já mostramos aqui, ou pode optar por escolher arranjos prontos, mas que não sigam um padrão. Em relação ao vestido, o ideal é escolher um vestido mais leve, que case com um traje descontraído para o noivo. Quando o assunto é comida, os casamentos rústicos abrem espaço até mesmo para comidas volantes e self-service como caldos e petiscos. Ser rústico é se jogar no mundo dos improvisos e das imperfeições, que trazem um ar único ao seu casório.

 

Decoração:

As opções para decorar seu casamento rústico são muitas:

– Velas: podem ser usadas tanto nas mesas quanto na decoração da cerimônia. Misturadas com potes de vidro e flores, dão um charme lindo ao casório, principalmente se for noturno.

casamento-rustico-chic-ceub (11)

– Juta: tecido barato, fácil de achar e fácil de trabalhar. Não precisa de muito acabamento e combina perfeitamente com outros tecidos mais sérios e delicados. O contraste é tudo para um casamento rústico chic.

casamento-rustico-chic-ceub (27)

– Madeira: não pode faltar! Pode estar presente desde os móveis até ao local em si. Restaurantes de madeira, casas de festa com piso amadeirado, quintais com árvores, tudo isso ajuda a decorar sem precisar de muito.

casamento-rustico-chic-ceub (18)

– Potes e garrafas: a ideia aqui é reaproveitar, mesmo. Peça ajuda aos amigos e junte garrafas. Podem ser garrafas de cerveja long neck, potes de palmito, copos, potes de papinha, tudo o que a sua imaginação permitir. Pra se inspirar, chega aqui.

casamento-rustico-chic-ceub (2)

– Objetos vintage: não necessariamente você vai precisar ir a um brechó pra conseguir este tipo de coisa. Sabe aquela vitrola antiga da sua avó? E aquela mala super linda do seu tio? Os vasos que sua mãe tem em casa também tem um clima vintage? Então cata tudo pra decorar!

casamento-rustico-chic-ceub (1)

– Pertences pessoais: porta-retratos, cartas, cadernos, livros, caixas… São muitas as opções de pertences pessoais que podem ajudar a compor o ambiente. Eles não só são super sem custo como também dão uma atmosfera bem pessoal ao seu casório.

casamento-rustico-chic-ceub (26)

– Tecidos variados: você pode associar tecidos diferentes à juta ou então fazer um mix de tecidos. A chita é uma boa para casamentos rústicos com um toque mais tropical, por exemplo. Já os tecidos com florais miúdos ficam ótimos com mobiliário de madeira branca. Invente e aproveite!

casamento-rustico-chic-ceub (23)

 

Roupas:

Em um casamento rústico chic, as roupas também deve estar de acordo com o clima da festa. Optar por trajes mais leves pode ser a grande chave nesse caso.

– Noiva: tecidos mais leves são a pedida para as noivinhas rústicas. Também existe a possibilidade de usar vestidos mais curtos com saltos mais baixos. A renda e os tecidos transparentes também combinam super!

casamento-rustico-chic-ceub (24)

– Noivo: já que o casório vai ser mais descontraído, a noiva com vestido mais delicado, que tal apostar em algo diferente como suspensórios ou apenas um coletinho? Apostar em ternos coloridos também é uma boa. Fugir do preto é quase obrigatório!

terno-2

– Pajem: é hora de aproveitar para deixar seu pajem lindinho. Ele pode ir com uma roupa igual à do noivo ou pode ir de suspensório, tênis e boina. Fica bem fofinho e é ainda mais confortável para eles, já que criança ama correr.

pajem-fofo-casamento-ceub (23)

– Daminhas: as daminhas também podem usar tecidos mais delicados e até mesmo algo florido. A opção de irem descalças é sempre linda, dá um charme maravilhoso e elas ficam parecendo fadinhas.

casamento-boho-pajens-1

– Madrinhas e mãe: vestidos com cores combinando trazem harmonia e são uma boa pedida aqui. As cores são liberadas, já que a base do casamento é sempre marrom, da madeira, e o branco, da noiva. Vestidos curtos também ficam lindinhos.

madrinha-degrade-rosa-ceub (1)

– Padrinhos e pai: Os padrinhos e os pais podem combinar os trajes com o noivo, irem também de suspensório. Ou o noivo de terno e os fiéis escudeiros só de colete. O clima deve ser leve e descontraído para todos. Gravatas coloridas são uma ótima pedida.

noivo-suspensorio (15)

 

Comida e lembrancinhas:

– Doces: em matéria de doce, as opções irregulares são as melhores. Deixe de lado as coberturas perfeitas, aposte em doces com carinha de feitos em casa, com aquele clima bem rústico. O bolo pode ser um naked cake, que tem super a ver!

casamento-rustico-chic-ceub (22)

– Refeição: como falamos, as comidas podem ser volantes, como caldos ou massas. Finger foods, os famosos petiscos, também são uma boa ideia. Deixar seus convidados livres e à vontade é a principal razão de um casamento rústico. É como estar numa festa em casa, bem à vontade.

comida-festa-junina

– Lembrancinhas comestíveis: super na moda, as lembrancinhas comestíveis têm tudo a ver com casórios rústicos. Mel, azeite, doces, geleias em potinho dão aquele clima gostoso de casa no interior, onde as mulheres trocam guloseimas a cada visita.

lembrancinhas-comestiveis

 

Flores:

– Girassóis: claros e super tropicais, os girassóis combinam super bem com os tons mais escuros, dando um contraste perfeito. Mais inspirações aqui.

casamento-girassol (63)

– Gérbera: a gérbera é a clássica flor do campo, com cores que vão do amarelo ao vermelho e rosa, e podem ser combinadas com outros tipos de flores e folhagens.

casamento-rustico-chic-ceub (16)

– Mosquitinho (chuva-de-prata): coringa máximo de todo casamento, o mosquitinho ou chuva-de-prata pode ser usado até mesmo sozinho nos arranjos da mesa.

casamento-rustico-chic-ceub (15)

– Hortênsia: as famosas flores azuis combinam bastante com outras flores do campo. São elegantes e podem ser elas mesmas um buquê.

hortensia-hydrangea-7

– Suculentas: irreverentes, as suculentas ganharam muito espaço nos casamentos ultimamente, principalmente por conta dos casamentos rústicos. Elas podem tanto ir no buquê, quanto no arranjo de cabelo quanto como lembrancinhas. Fica lindo, vê só.

lembrancinha-suculentas-casamento (35)

 

Quer mais algumas inspirações? Então chega aqui:

 

 

Mais inspirações rústicas:

Noivas com coroas de flores

Tendência Boho: Os famosos casamentos ao ar livre

Inspirações para você sonhar com o seu casamento ao ar livre