MINI-GUIA: Como planejar um casamento civil com festa

Ultimamente temos recebidos vários pedidos de ajuda para celebrar casamentos civis ou não-religiosos. A grande maioria das coisas que postamos aqui servem tanto para casamentos religiosos ou grandes festas, como para pequenos casamento, como um casamento apenas civil. Mas há dúvidas que pairam na cabeça de noivas mais simples, que não têm um orçamento muito alto e que desejam muito fazer uma cerimônia mais íntima, que seja apenas de efeito civil.

casamento-civil-4

Pensando nelas e em como as cerimônias de casamento civil estão se tornando tão populares como as cerimônias religiosas, fomos buscar dicas de comemorações e dicas sobre o ato legal do casamento civil. Muitas pessoas acham que só porque você descartou a igreja ou templo como um local da cerimônia você não pode querer comemorar com uma festa. Mas não é assim. A cerimônia civil é perfeita para casais que preferem se casar sem relação com nenhuma religião específica. A cerimônia civil pode ser curta e funcional ou formal, vai ser como você desejar, e ela pode ser seguida de uma recepção com almoço, um jantar, ou simplesmente um brinde com bolo.

decoracao-casamento-civil-12

E não se prenda: a sua comemoração do casamento no civil pode ser realizada em sua casa ou em um hotel, em um parque ou jardim, ou até mesmo no cartório. Tá, e o que mais você precisa saber:

Quem pode realizar a cerimônia?

Geralmente é o juiz de paz que celebra a cerimônia. Ela pode ser rápida e acontecer no cartório, ou vocês podem pagar a taxa de deslocamente do juiz e marcar uma data para a cerimônia fora do cartório. Você precisa se informar no cartório quais são as taxas e os horários do juiz de paz. O ideal é dar entrada com pelo menos dois meses de antecedência, para que você consiga a data que deseja. Depois de feita a parte legal, você pode convidar algum amigo para dizer algo ou até mesmo combinar com seu noivo de lerem os votos. É uma forma de deixar sua cerimônia ainda mais linda.

casamento-civil-3

 

Quais são os documentos necessários?

Os documentos podem variar de cartório para cartório, por isso é importante se certificar de tudo o que precisa levar para dar a entrada nos processos legais. Geralmente é necessário identidade e CPF dos noivos e testemunhas, certidão de nascimento dos noivos e comprovante de residência de um dos noivos. Em algumas cidades do Brasil, só é permitido dar entrada no casamento civil se um dos noivos tiver residência dentro dos limites ddo cartório. Por exemplo: se você mora na Tijuca, no Rio de Janeiro, deverá dar entrada no cartório da Tijuca. Se você optar por realizar o casamento em outra cidade, deverá dar entrada e solicitar a transferência do processo para outro cartório.

casamento-civil-1

 

Quais tipos de toques pessoais podemos acrescentar à cerimônia?

A cerimônia civil de costume é bem curta e não dura muito mais do que alguns minutos. Vocês podem pedir ao juiz de paz que fale algumas palavras bonitas, pensamentos sobre o casamento ou que leia algum trecho de poema. Outra alternativa é vocês mesmos lerem seus votos de amor após a cerimônia civil ter sido concluída. Sinta-se livre para ler trechos de seus poemas favoritos, livros ou músicas. E não pensa que porque é um casamento civil que você não poderá inserir algo de religoso nele. Você pode ler passagens da Bíblia ou até mesmo orar junto com seus convidados.

decoracao-casamento-civil-22

 

E se eu quiser uma festa? Como fazer?

A maioria dos casais que optam por uma cerimônia apenas de efeito civil não espera realizar uma grande festa, mas tem desejos de comemorar com as pessoas que ama. A maneira mais comum de fazer isto é realizar um mini-wedding, como já explicamos aqui no Blog. Não importa qual será o tamanho do casamento, você merece estar vestida em um lindo vestido de noiva, com um lindo buquê, ao lado do seu noivo super arrumadinho e lindo para esse momento tão sublime.

decoracao-casamento-civil-21

 

Já demos dicas de vestidos para usar na cerimônia civil, então você já pode ir se inspirando. Em relação à festa, temos algumas dicas:

1- Alugue um pequeno espaço para a recepção de casamento: Para cortar custos, que tal fazer a festa na casa de algum parente, amigo ou até mesmo na sua própria casa? Há outras opções que podem ser: restaurantes, parques e pequenos clubes. A recepção não precisa acontecer exatamente depois da cerimônia no cartório. Você pode planejar fazer algo na semana seguinte ou até mesmo na noite do dia do seu casamento.

2- Faça uma lista de convidados enxuta: Convide apenas quem realmente você quer que esteja com você. Planeje os convites e envie com pelo menos um mês de antecedência, para dar tempo dos convidados se organizarem. Você deve mencionar que o convite é apenas para a recepção, já que cerimônia foi privada, sem convidados, no cartório. Liste as informações importantes como data, hora, local, email para o RSVP, informações de contato e instruções. Deixe claro para os convidados que é uma cerimônia simples e assim deverá ser o traje. Você não quer ninguém de longo quando você está delicadamente simples, não é?

3- Decore o local gastando pouco: Você pode optar por flores, fitas ou balões para se adequar bem a uma pequena cerimônia. Já demos dicas de centro de mesa simples aqui no blog, você pode abusar desses detalhes fofos e feitos à mão, já que serão poucos. Prepare um bolo de casamento pequeno, naked cake ou cupcakes. Pense no menu que irá servir. Se for na sua casa, vocês podem optar por finger foods, como salgadinhos e canapés, acompanhados de sucos e cerveja. Caso seja em um restaurante, combine o cardápio com o local. Outras opções são fazer um piquenique, cachorro quente, um churrasco ou até mesmo uma festa americana, pedindo para que cada convidado colabore com uma gostosura!
Veja algumas sugestões de decoração que separamos para você se inspirar!

Via Brides.