MINI-GUIA: Dicas e conselhos para noivas grávidas

Já foi época em que as noivinhas grávidas se preocupavam em correr com o casamento para esconder a “vergonha”, né? Estar grávida, mesmo sem ser casada, não é mais um tabu como era antigamente e nem deve ser. A gravidez é uma situação linda e deve ser celebrada. E por que não comemorar junto com o casório?

noiva-gravida-1

Pesquisas em lojas inglesas revelaram que cerca de 20% das clientes que buscaram vestidos estavam grávidas e queriam modelos que se adequassem melhor ao seu estado. A gente aqui no CEUB também já recebeu mensagens pedindo ajuda e resolvemos tratar o assunto bem detalhadamente para ajudar as noivas gravidinhas!

 

1- Compreenda os sentimentos de quem te rodeia

Para algumas pessoas, devido a crença e expectativas culturais diferentes das suas, pode ser mais difícil entender e aceitar sua vontade de ser uma noivinha grávida. Seja compreensiva, por mais complicado que possa parecer, estas pessoas encaram as situações muito ao pé da letra e podem falar coisas desagradáveis sem pensar nas consequências. Tente ser uma noiva positiva e mostre para estas pessoas o quanto está feliz pela sua escolha. Caso a situação chegue ao extremo com alguém próximo da família, tire um tempo para conversar e explique como você tem se sentido. A gente sempre diz por aqui que o melhor caminho é a conversa e nesse caso também é. Vai ser difícil não te entender se virem nos seus olhos a felicidade que você está sentindo. Agir com amor e compreensão é o melhor caminho!

 

2- Não se sinta envergonhada

Esse tipo de sentimento geralmente acontece por você ouvir críticas que não consideram sua felicidade ao se casar grávida. Não é saudável sentir vergonha de si mesma e esse sentimento pode arruinar tudo se não for controlado. Não estar orgulhosa da família que você está construindo bem neste momento importante que é o casamento pode trazer consequência para seu futuro ao lado deles. Tenha orgulho de quem está ao seu lado e da família que você está construindo. Tanto a gravidez quanto o casamento têm motivos de sobra para te trazer muito amor e felicidade e não há nada de errado nisso para te fazer se sentir envergonhada.

noiva-gravida-9

 

3- A questão do vestido branco

A tradição do vestido branco surgiu com a rainha Vitória, quando se casou de branco, e acabou caindo no gosto da época e foi sendo seguida. Depois de um tempo surgiu um pensamento moral sobre o branco, como se significasse pureza, que não tem nada a ver com a ideia inicial do branco. A verdade é que o branco virou moda nos casamentos e hoje é tido como a cor oficial das noivas, não tem mais a ver com pureza ou virgindade, não se apegue a essa questão moral. Se você quiser usar branco, use. Afinal de contas, a noiva é você e esse é o SEU SONHO. E se você quiser casar de outra cor, também sinta-se a vontade. Não dificulte suas escolhas por opiniões ou pensamentos antiquados que estão super fora de moda.

noiva-gravida-8

 

4- Converse com o celebrante, caso deseje fazer um casamento na igreja

Sim, existem igrejas que não realizam casamentos de noivas grávidas… É uma questão chata, mas faz parte da cultura e da crença de cada religião, você precisa estar ciente disso. Mas, de novo, isso não é motivo para se envergonhar, ok? Pergunte primeiramente na igreja quais são as exigências, se há esse impedimento. Algumas outras igrejas não levam essa questão tão ao pé da letra e realizam casamentos lindíssimos de noivinhas grávidas. O que você precisa fazer é pesquisar e conversar com o celebrante.

 

5- O vestido pode ser um desafio, mas não se contente com qualquer coisa

Tentar alugar um vestido para grávidas pode ser uma tarefa meio difícil. A sugestão aqui é encontrar uma boa costureira que saiba fazer exatamente o que você quer. Outra coisa importante é deixar bem claro a ela com quanto tempo de gestão você estará na data do casamento. Você precisa prever mais ou menos o tamanho da sua barriga para acomodá-la de forma bem confortável, né? O ideal é que seu vestido seja ajustável, feito com elástico, ou pelo menos tenha tecido suficiente para sofrer alterações de última hora. Sobre o modelo, procure vestidos mais larguinhos, ao invés de focar nos vestidos mais justos, com cintura apertada. Alguns modelos como os vestidos imperiais ou sereia são ótimos para grávidas por não serem tão justos na parte da barriga. Procure destacar mais seus ombros e seio para contrabalancear com a barriga. Se você optar por comprar um vestido de noiva em lojas para grávidas, deixe para comprá-lo o mais próximo possível da cerimônia.

noiva-gravida-4

 

6- Esqueça os saltos

Se você está gravidíssima sabe como os pés acabam inchando e saltos se tornam um desconforto terrível. É melhor você focar em sapatos baixinhos e dar uma olhada nesse nosso mini-guia. Use sapatos confortáveis que te permitam ficar bem sem se sentir cansada, já que a gravidez já traz esse tipo de sensação. Coloque na sua cabeça que o principal é se sentir bonita e confortável.

 

7- Aproveite os acessórios

Já que você estará meio tensa com as mudanças na sua barriga, que tal focar nos acessórios, que não são afetados por essas coisas? Escolha um véu lindo, bolsa, cordões e pulseiras que combinem com você. Os detalhes podem fazer toda a diferença na sua produção, preocupe-se com eles!

noiva-gravida-3

 

8- Considere comprar uma aliança um número maior

A gravidez tende a criar um inchaço nas mãos e nos pés, não pense que você estará imune a isso. Uma solução fácil para não cai nesse problema é encomendar uma aliança um tamanho maior do que o seu normal. Outra solução é fazer um anel substituto, para ser usado apenas no dia e nas semanas até seu filhote nascer. Depois você volta a usar a sua aliança oficial sem problemas, porque o inchaço já terá passado. Caso opte por um número maior, basta diminui-lo depois da gravidez, a grande maioria das joalherias fazem esse trabalho, você pode inclusive combinar previamente.

 

9- Fique atenta ao cardápio

Quando estamos grávidas, passamos por situações como ter uma dieta restrita, com mais fibras e menos carboidrato. Então não se esqueça de adaptar isto ao menu da sua festa. Garanta que você será bem servida com comidinhas que ama e que possa comer tranquilamente. Mas isso não significa que seus convidados tenham que comer só isso, não mesmo. A dica aqui é que você tenha certeza de que terá um cardápio bacana para todo mundo, inclusive para você, é claro. Por exemplo, não é indicado às noivas ingerir bebidas alcóolicas, mas não é por isso que você terá que privar seus convidados disso. Selecione drinks sem álcool para você e consulte seu médico sobre o brinde, pode ser que ele te libere para uma tacinha de champagne.

noiva-gravida-6

 

10- Planeja uma lua-de-mel relaxante

Você merece o dobro de mimos na lua-de-mel por todo o cansaço que a gravidez traz. Encontre um lugar que não seja difícil de chegar e que não precise de muito planejamento, mas que te traga muita paz e tranquilidade. Se a lua-de-mel incluir viagens de avião, certifique-se que você está nos meses em que isso pode acontecer. Não se esqueça nunca de consultar seu médico antes de decidir qualquer coisa. Certifique-se de que seu seguro cobre eventuais complicações na gravidez ou até mesmo o momento do parte. Tenha também em mente e anotados os hospitais do lugar que poderiam te atender em caso de emergência. Outra maneira de contornar isso é simplesmente adiar a lua-de-mel, até depois que o bebê nascer.

 

E o mais importante de tudo: APROVEITE SEU CASAMENTO. Você vai estar um pouquinho mais cansada que o habitual, mas não deixe de curtir do seu jeito. Mantenha cadeiras sempre por perto, tire momentos para relaxar e conversar com seus convidados. Descanse sempre que achar necessário e não se sinta cobrada a estar todo o tempo de pé ou dançando. Seus convidados vão entender essa sua condição especial e vão te cobrir de mimos. Beba bastante água, garanta acesso fácil ao banheiro, use sapatos confortáveis e brilhe, mas brilhe muito! Lembre-se, noivinha, tanto a gravidez quanto o casamento são ocasiões para celebração e você tem todo o direito de se sentir duplamente orgulhosa e buscar estar o mais radiante possível neste momento tão lindo!

noiva-gravida-7

Via WikiHow.

 

Aproveitando o tema, encontramos alguns modelos lindos de vestidos para você se inspirar, se joga na galeria!

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.