O que escrever no convite de casamento

Quando falamos sobre o que escrever no convite de casamento, é bem comum que os casais fiquem cheios de dúvidas, que vão desde o estilo até às normas de etiqueta. Por exemplo:  É obrigatório usar os pronomes de tratamento como Sr ou Sra. no envelope ou é permitido adotar um texto de convite de casamento mais livre e mais moderno?

o que escrever no convite de casamento
o que escrever no convite de casamento

Não existe resposta certa, mas o mais adequado, via de regra, é apenas ser coerente com a temática da sua cerimônia. Ou seja: o “clima” definido para a ceimônia funciona como o ponto de partida para o convite de casamento. A partir desta decisão, vale conferir algumas regrinhas básicas.

O convite de casamento ideal para sua festa

Se é que há regras, diríamos que a principal regra para escolher o convite perfeito é pensar na identidade visual do casamento. Sabendo isso vocês conseguirão decidir as cores, a caligrafia ( ou tipografia), o tipo de papel… e por aí vai.

Por exemplo: m casamento clássico pede por papel com texturas e também uma fonte caligráfica. Se vocês optarem por um casamento rústico, vale investir em uma tipografia mais livre e em um papel mais “bruto”, como o papel kraft.

De toda forma, seja qual for o estilo escolhido por vocês, existem diversas maneiras de personalizar seu convite para deixá-lo super especial e ão inesquecível quanto outros elementos da sua união. Inclusive, muitos convites acabam se tornando lembrancinhas de casamento de tão lindos e charmosos, e com certeza serão mais um lindo recordatório desta data tão especial.

O que escrever no convite de casamento?

Uma vez decidido o estilo, chega a hora de encarar o grande dilema: o que escrever no convite de casamento?

Antes de mais nada é importante determinar quem está convidando para o casório: os pais ou os noivos.

O que escrever no convite de casamento - convite-de-casamento-papelaria - o que escrever no convite de casamento 02

Antigamente, era praticamente regra que os pais fossem as pessoas que convidam, até porque eles que pagavam pela festa.  Hoje, os noivos estão totalmente envolvidos na celebração. Então, muitas vezes é o casal quem convida. Embora a regra “quem paga, convida” não seja obrigatória, ela costuma ser “quem manda” na ordem das informações. Para quem quer saber o que escrever no convite de casamento para suavizar essa situação, uma dica bacana é colocar “com a benção dos pais”. Este é um texto de convite de casamento tradicional e super certeiro.

O que escrever no convite de casamento: Informações essenciais

Logo abaixo dos nomes devem aparecer outras informações relevantes como:

Data do casamento;

Endereço da cerimônia;

Endereço da festa.

O que escrever no convite de casamento: Frases para convite de casamento

Outro elemento bem comum são as frases para convite de casamento. Esses elemebtos podem ser um pedacinho  de um poema ou de uma música, versículos da Bíblia ou alguma inspiração romântica que faça sentido para os noivos.

o que escrever no convite de casamento
O que escrever no convite de casamento: poemas

 

De toda forma  a frase não é um item obrigatório no convite. Ela só deve estar lá se tiver alguma relação com a história do casal.

 

O que escrever no convite de casamento:  Trajes

Essa é uma informação que costuma ser dispensável nos convites de casamento. Esse tipo de orientação é bem mais comum em eventos como festas de 15 anos. Em geral os convidados do casamento já entendem o estilo de vestimenta de acordo com o tipo de convite que receberam.

 

O que escrever no convite de casamento: Dica bônus

Lembre-se sempre: o convite deve ser objetivo. Quanto menos reodeios nas informações, mais eficiente e elegante ele será.

 

Como escrever no envelope de casamento?

Agora que vocês já decidiram o estilo e o que escrever no convite de casamento, chegou a hora de decidir o envelope.  pNessa etapa a dica de ouro é: quanto mais formal for sua relação com o convidado, mais formal deve ser a maneira de escrever. No sentid contrário, se os convidados  forem amigos próximos do casal, até mesmo o uso de apelidos estão liberados.

 

Outra coisa importante: embora seja bem comum que o nome do chefe da família vir primeiro, essa não é uma regra obrigatória.

Caligrafia no envelope de casamento

Quando o assunto é a caligrafia do envelope de casametno, é bom lembrar que hoje em dia é super possível simular belas caligrafias com fontes especiais nas gráficas, o que abre muitas possibilidades não só estéticas, mas também de orçamento.

o que escrever no convite de casamento
O que escrever no convite de casamento: caligrafia

Hoje em dia o s calígrafos são contratados apenas em casamentos bem clássicos. Uma alternativa que tem sido muito usada é uma faixa de papel ao redor do convite com o nome do convidado impresso ou caligrafado.

O uso da faixa ou tag impressa, inclusive, é uma boa forma de aproveitar 100% os convites. Isso significa que, caso você erre o nome de algum convidado, é possível mudar a faixa e aproveitar o mesmo convite. No caso do calígrafo, ele vai copiar o que você mandou e o papel será perdido.

Como calcular a quantidade de convites de casamento

Na hora decidir a quantidade de convites que vocês vão encomendar, o ideal é separar a lista de convidados do casamento por famílias. Assim fica mais fácil de saber quantos devem ser encomendados…  e acrescentar 20% a esse número para possíveis emergências.

o que escrever no convite de casamento

Mandar imprimir uma leva extra de convites depois pode sair muito caro. Então realmente vale muito à pena já deixar essa “gordurunha” encomendada.

FALE COM Casar é um Barato



Casar é um Barato Autor

O Casar é um Barato é um site de referências, dicas e inspirações para a realização do seu casamento. A equipe responsável por todo o conteúdo é formada por 4 mocinhas elegantes: Mariana, Luisa, Estela e Marry.
O Casar é um Barato é um site de referências, dicas e inspirações para a realização do seu casamento. A equipe responsável por todo o conteúdo é formada por 4 mocinhas elegantes: Mariana, Luisa, Estela e Marry.