O que não dizer aos noivos durante a festa de casamento

Na maioria das vezes, falar nunca é um problema – mas, vamos combinar, em alguns casos é melhor manter o bico fechado para não incomodar, não é? Eu, como noiva, sei bem como é ouvir algumas dessas frases chatinhas (para não dizer desagradáveis). Os noivos estão com a cabeça a mil e existem algumas coisas que podemos evitar dizer se queremos que a felicidade e a tranquilidade reinem durante o casório.

Encontramos em um blog gringo alguns comentários que deveriam ser evitados e não é que todos eles se encaixam perfeitamente com a nossa realidade brasileira? Acho que incômodos são universais, né? Então vamos focar em ser convidados lindos e maravilhosos, evitando falar alguma das coisinhas abaixo:

 

“Nossa, essa festa deve ter custado os olhos do cara!”

olhos da cara

Os custos do casamento são uma questão muito delicada. Na verdade, não faz diferença o quanto você gastou para ter a festa dos seus sonhos. Mas costumamos ver por aí na mídia casamentos de celebridades que custam rios de dinheiro e fica sempre parecendo que bom mesmo é o vestido mais caro. Não é nada disso, viu? Acontece que dinheiro pode ser um assunto chato para os noivos que tiveram que se apertar para fazer a festa. Se você sabe que o casal não teve um orçamento milionário é melhor ficar quieto, né?

 

“E quando vem o bebê?”

noiva-chateada

Todo mundo sabe: primeiro vem o amor e depois o casamento, certo? Mas todo mundo fica ansioso querendo saber o que vem depois. Sabe o que vem depois? O que os noivos quiserem! Pode ser comprar uma casa, trabalhar para o crescimento profissional ou algo completamente diferente, que você nem imagina. Todo mundo tem seu próprio objetivo de vida, que podem ou não incluir filhos. A maioria dos casais já está bastante sobrecarregados pelo planejamento do casamento, então a última coisa que querem falar é sobre fazer outra grande mudança de vida.

 

“Eu não posso acreditar que você se casou! Eu me lembro quando…”

convidadas

Não é só porque você se lembra da noiva quando ela era uma adolescente rebelde ou porque conhece aquele apelido vergonhoso do noivo de quando ele era um garoto que você pode sair falando por aí bem na festa do casamento. Isso pesa bastante em qualquer conversa que você possa ter com outros convidados do casamento que conhecem a noiva ou o noivo de um tempo diferente em suas vidas (por exemplo, um colega ou um parente mais velho). Sim, eles ainda podem ser aqueles adolescentes terríveis que você se lembra – mas dada a formalidade do dia (para não mencionar os muitos parentes prováveis ​​na lista de convidados), não é o melhor momento para trazer a tona histórias cabeludas, né?

 

“Você pode me ajudar com…?”

weddingnono

Quando você está em um casamento, é muito fácil olhar para a noiva e o noivo e vê-los como os comandantes do show – afinal de contas, é o seu grande dia. E é exatamente por esse motivo que eles estarão MUITO ocupados (e por “muito ocupados”, queremos dizer “muito ocupados MESMO”). Se você tem alguma questão simples – o garçom trouxe a bebida errada para você – não peça ajuda aos noivos. Em vez disso, fale com a cerimonialista, com o chefe dos garçons, ou, se você realmente sente que é algo que a noiva ou o noivo precisam saber, chame uma das madrinhas, padrinhos ou algum parente próximo aos noivos que possam ajudar e repassar a mensagem. A noiva e o noivo já têm um monte de questões para se preocupar, por isso é importante respeitar a diferença entre uma real emergência e algo que possa ser resolvido por qualquer pessoa.

 

“Por que Fulano não foi convidado?”

noiva

Um conselho muito sábio: Se você perceber que alguém que você achou que estaria no casamento não está lá, geralmente há uma razão para isso. Opção A: a pessoa foi convidada, mas não pode comparecer; Opção B: houve uma razão importante para que eles fossem deixados de fora da lista de convidados. De qualquer maneira, a abordagem mais delicada e educada não perguntar sobre isso. Se a noiva e o noivo optaram por não incluir um membro da família ou amigo em sua lista, as chances de que tenha rolado uma longa conversa sobre isso, antes de virar uma decisão, é grande. O dia do casamento definitivamente não é o momento de trazer este assunto à tona.

 

“E pensar que as pessoas continuam se divorciando…”

casal-correndo

Hoje, mais do que em todos os dias, a palavra DIVÓRCIO está fora do vocabulário. Não importa o que você sabe sobre estatísticas, ou conheça o passado da família dos noivos, ou até mesmo queira compartilhar suas próprias experiências de vida, simplesmente NÃO FALE SOBRE ISSO. Ao invés de se concentrar nesse aspecto negativo, pense positivo – sim, apesar de todas as probabilidades, estas duas pessoas estão genuinamente comprometidas um com o outro e estão fazendo um voto público de confiança ao dizer isso! Eles não merecem apenas seus melhores desejos?

 

“Hoje a noite vai ser boa, ein?”

bride-groom

Por favor, não especule sobre a vida sexual dos noivos durante a festa! Se você quiser falar sobre uma grande noite, concentre-se no que já está acontecendo – comida deliciosa, música incrível, o grande momento que todos os convidados estão tendo. Deixe as insinuações sobre a noite de núpcias de lado, isso pode constranger os noivos. É momento de celebrar um casamento incrível! Foque na festa e na alegria de compartilhar esse momento com os dois.

 

E aí? Você já foi noiva ou noivo e já ouviu algum desses comentários? Se identificou? Ou você acabou percebendo que já fez um comentário desses em alguma festa? O importante é focar em não se preocupar com detalhes e questões que não fazem parte do seu mundo. FOCO NA FELICIDADE, SEMPRE!

Via The Knot.