Facebook: Perfil ou Fan page? Conheça a melhor opção para cativar as noivas!

Perfil ou fanpage no facebook?

Hoje vamos escrever à respeito de uma ferramenta muito poderosa, mas que muitas vezes gera algumas dúvidas: perfil ou fanpage no Facebook. Antes de mais nada, vamos explicar: a fanpage nada mais é que uma página profissional e específica que roda dentro do Facebook. Seu objetivo é promover empresas ou marcas e ao mesmo tempo possibilitam a interação delas com os seus clientes (fãs – em inglês “fan”).

É muito comum encontrarmos no mercado de casamento profissionais que abrem mão da fanpage para utilizar o perfil pessoal. Muitas vezes isso acontece quase que ao acaso. O profissional, no princípio, se utiliza do seu perfil pessoal e rede de amigos para divulgar o produto ou serviço… E com o passar do tempo aquele perfil no Facebook acaba se tornando o meio de contato com o público.

Essa prática, porém, não é vantajosa para o negócio de forma mais ampla. Então… perfil ou fanpage no facebook? Vamos explicar aqui porque o ideal é que seja criada uma fan page para sua empresa ;)

Questões legais

Faz parte dos termos do Facebook que cada usuário da rede pode possuir apenas um perfil. Que esse perfil deve ser de caráter exclusivamente pessoal. Se você usa um perfil como empresa, você está ferindo os termos e corre sério risco de ser removido do Facebook.

Não é preciso comentar como isso seria ruim para sua empresa, certo?

Rede de clientes

Como para o Facebook perfis representam pessoas, há um limite de conexões possíveis. Ou seja, um perfil só pode ter até 5 mil amigos. Ok, sabemos que 5 mil pessoas representa um número bastante grande de amigos. Mas quando falamos de uma empresa, isso é muito pouco. E rapidamente sua empresa deve atingir este patamar. As Fan pages não possuem limite quanto ao número de fãs, portanto o céu é o limite!

Personalização

Ao criar uma Fan page você passa a ter a possibilidade de criar e editar abas conforme for mais conveniente para o seu negócio. Você pode ter uma aba de fotos, outra de vídeos, outra com informações de contato, formulários, e por aí vai. Se sua empresa trabalha com diversos segmentos, vocÊ pode, por exemplo, ter uma aba com informações sobre cada um dos deles.

Indo um pouco mais a fundo, o Facebook permite que páginas criem aplicativos para suprir funcinalidades que ele mesmo não oferece. Assim a customização fica ainda mais ampla, permitindo, por exemplo, a criação de abas para downloads, concursos, etc.

Check-ins  e tags a seu favor

Quando você possui um perfil, apenas seus amigos são capazes de taguear o seu nome (@seuperfil). Mas quando você tem uma Fan Page, tanto seus fãs quanto outras fan pages podem mencionar você via tags – e isso é ótimo! É uma maneira super prática e orgânica do seu link se espalhar pela rede.

E como é possível taguear sua marca em fotos, vídeos, links e etc, o engajamento e a interação do público com sua página só fará crescer.

Caso sua empresa funcione em um local com atendimento físico (loja, escritório, etc) seus clientes poderão fazer check-in e mencionar que estão nesse local, coisa que não é possível para perfis.

Relatórios de análise

Quando você possui uma página de fãs, é possível visualizar um relatório da mesma. Isso significa que você passará a ter acesso a dados importantes sobre os seus fãs (tais como localização, idade, interesses…). Também fica bem fácil saber como está o alcance da sua página (quantas pessoas passaram por ela, quais as postagens mais comentadas, quantas fotos e vídeos foram vistos, etc).

Múltiplos gestores

Cuidar de uma Fan page para que ela seja sempre ativa e saudável pode dar muito trabalho. A vantagem é que você pode associar várias pessoas (perfis) para gerir a mesma página. Assim as coisas ficam mais fáceis de administrar. Uma pessoa da empresa pode ficar responsável por uma função específica (ex: responder mensagens) – ou então você pode definir que cada pessoa é responsável por um tipo de postagem, ou por um dia da semana…

Os famosos anúncios no Facebook

Quando você tem uma Fan page, é possível criar uma gama extensa de anúncios. O Facebook disponibiliza vários formatos distintos, cada um com um objetivo mais específico (embora o objetivo maior seja sempre o mesmo: promover sua empresa).

Os tipos de anúncio do Facebook são:

Impulsionar suas publicações
Promover sua Página
Enviar pessoas para o seu site
Aumentar conversões no seu site
Obter instalações para seu aplicativo
Aumentar o envolvimento com seu aplicativo
Alcançar pessoas próximas à sua empresa
Aumentar a participação no seu evento
Fazer as pessoas obterem sua oferta
Obter visualizações do vídeo

 

Tudo tem dois lados

Uma reclamação bastante recorrente entre aqueles que acabaram optando por utilizar o perfil ao invés de uma página é que um perfil consegue solicitar uma amizade, enquanto que as páginas são mais “passivas” nesse sentido. É preciso que um cliente venha até você e curta sua página.

Sim, isso é verdade. Mas esse ponto, se colocado na balança ao lado das vantagens de possuir uma fan page o peso fica muito pequeno.

Para esse problema existem algumas soluções: anúncios voltados para alavancar fãs, promoções, sorteios… Outro jeito bem bacana de levar sua Fan Page mais longe é criar parcerias com outras páginas com as quais sua empresa tenha afinidade.

QUERO ALAVANCAR MINHA FANPAGE

Uso um perfil para minha empresa. E agora?

Antes de mais nada, fique calmo. Você não foi o primeiro a cometer esse equívoco :) Caso a gente tenha te convencido que é mesmo melhor ter uma Fan Page, saiba que existe uma solução simples.

A Solução vem do próprio Facebook, e você pode encontrar aqui: facebook.com/pages/merge

Bonus: Como o Casar é um Barato faz?

Perfil ou Fanpage no Facebook?

O Casar é um Barato tem sua Fan Page onde acumulamos mais de 1,4 milhões de fãs. Quem administra esta fan page é um pefil que criamos especialmente para isso. Este perfil tem cerca de 2,9 mil amigos, entre noivas e fornecedores que se comunicam de forma mais direta com as sócias Luisa e Mariana.

Como você vai trabalhar daqui por diante? Perfil ou fanpage no facebook?