Perguntas que você deve fazer antes de colocar a mão na massa

A gente fala muito de Do It Yourself aqui no blog, esse estilo de fazer as coisas que é conhecido apenas por três letrinhas: DIY. Em português chamamos de Faça Você Mesmo, que é quando você resolve economizar e dar um toque mais pessoal a um casamento, aniversário, noivado, chá de bebê, seja lá o que for. Você se inspira, vai atrás de ideias fáceis, convoca os amigos e parte para os trabalhos manuais.

ideia-diy-14

Fazer as coisas à maneira DIY, que já é uma febre nos Estados Unidos há alguns anos, pode ser uma excelente opção para economizar dinheiro, mas não é uma maneira tão simples de economizar tempo. Para optar por este tipo de projeto é preciso foco e tempo para fazer tudinho do jeito como manda o figurino. Por isso, antes de decidir fazer algo à mão para o seu grande dia, faça algumas perguntinhas a si mesma antes:

1- Eu tenho o tempo necessário para fazer tudo isso? Alguns projetos podem ser super rapidinhos e não ocuparem espaço na sua agenda ou até mesmo aquelas coisinhas que você já planejou pra fazer nas semanas antes do casório não irão te atrapalhar. Mas há outros projetos, como montar o mobiliário, fazer o bolo do casamento você mesma, ou até mesmo fazer seu próprio penteado podem ser motivos de estresse exatamente porque serão tarefas que você terá que realizar no dia do seu casamento ou apenas alguns dias ou horas antes. Então não se esqueça de optando por fazer estas coisas à mão você pode estar comprometendo as horas que você precisa antes da cerimônia e da festa. Esteja muito certa de que irá conseguir realizar as tarefas, afinal de contas, você não quer chorar sobre secador de cabelos de uma hora antes de sua cerimônia porque seu cabelo não ficou tão bom quanto você imaginava, né?

ideia-diy-11

 

2- Será que eu realmente vou economizar dinheiro? A maioria das noivas escolhem o DIY porque acreditam que será mais barato do que contratar um profissional. Mas quando você leva em consideração os materiais, as horas que você gastará e o possível estresse de trabalhar em cada detalhe, será que você está realmente economizando tanto assim? A menos que seja realmente o que você deseja, pode ser mais fácil contratar um fornecedor para realizar algumas coisinhas para você.

 

3- Eu realmente tenho habilidades para realizar esse projeto? Quando se trata de DIY, alguns de nós são craques no corte e cola e alguns de nós somos um pouquinho mais desajeitados. Se você tem certeza de que consegue fazer, não pense duas vezes em começar o quanto antes. Agora, se você acha que pode dar errado, que você pode não conseguir, repense se você realmente tem tempo para praticar e chegar ao resultado que você espera.

buque-diy-1

 

4- Posso confiar nos amigos e na família? Se vocês optaram por um super casamento, com muitos itens em DIY e lembrancinhas para mais de duzentas pessoas, não hesite em pedir ajuda aos seus amigos e à sua família com antecedência. Se eles não puderem se comprometer com o tempo que você precisa, pense bem se vale a pena fazer tudo à mão. Resolver fazer tudo sozinha não é lá uma ideia muito boa.

 

5- Será que DIY realmente funciona para o meu casamento? Você pode ser fera no origami, arrasar nas flores de papel ou até mesmo já ter feito vários cursos de crochê, pintura, dobradura, mas você precisa pensar se essas habilidades realmente combinam com o seu casamento. Se você vai ter um casamento tradicional, com bem-casados com fitinha branca, talvez seja melhor deixar essa ideia apenas para o seu noivado, que tal? Agora, se seu casamento é mais rústico, se joga no DIY e seja feliz!

DIY-Carnival-Theme-Wedding-Idea-01-1-Etsy

 

6- Será que eu realmente gosto de DIY ou só estou seguindo a moda? Mesmo que você seja quase uma profissional DIY, se uma determinada ideia vai te trazer mais dor de cabeça do que prazer, pense bem se é isso mesmo que você quer. Você precisa realmente querer e ficar feliz com a ideia. Não se abale só pela moda, porque é o que todo mundo está fazendo. Se vai ser complexo demais optar por esse esquema, não pense duas vezes em contratar fornecedores que façam para você.

Depois de responder estas perguntas ficou tudo mais claro? Então vamos colocar a mão na massa e deixar tudo lindão nesse casório aí, ein?

Via SheFinds.

 

Projetos DIY para você fazer no seu casamento

Buquê de noiva DIY

Arranjos DIY bonitos e baratos

Ideias de doces DIY para o seu casamento

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.