O segredo do Sucesso da sua empresa, o medalhista de ouro do Brasil e Kung Fu Panda

Significado de Sucesso

Antes de falarmos sobre o segredo do sucesso da sua empresa, vamos nos focar um pouco no que “sucesso” significa. Segundo o dicionário:

  • Êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz.
  • Resultado de um acordo, de um projeto etc.: bom sucesso ou mau sucesso.
  • Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade.

Ter sucesso é conseguir algo de maneira favorável, obter um resultado positivo.

Você tem o hábito de avaliar o seu trabalho? Aproveite a oportunidade para fazer isso. É super importante entender qual a sua posição real no mercado para então poder se mover efetivamente na direção certa.

E então, vamos entender o segredo do sucesso da sua empresa?

Como você avalia a sua jornada profissional?

Dentro desse contexto, como você avalia seu próprio caminho profissional dentro do mercado de casamento? Sua empresa tem sucesso? Veja as perguntas que você deve se fazer para entender sua própria situação, e crie as estratégias corretas para obter cada vez mais sucesso:

a) Você considera que seu trabalho tem êxito? As consequências do seu trabalho são favoráveis? O resultado alcançado foi feliz?

Os casais que contratam sua empresa ficam satisfeitos? Os casamentos dos quais sua empresa faz parte (em qualquer medida) são bonitos, felizes, memoráveis? Os casais ligam ou escrevem para você depois do casamento agradecendo pelo resultado alcançado?

b) Como é o resultado do acordo que você realiza com seus noivos? Você tem bom sucesso ou mau sucesso?

Todos os aspectos do contrato foram cumpridos? O casal fez alguma reclamação? Você poderia ter feito algo melhor do que fez?

c) Você acha que sua empresa tem popularidade?

Noivas que já contrataram o seu trabalho recomendam para outras noivas? O que os casais falam em redes sociais sobre o seu trabalho? Sua Fanpage de Facebook tem muitos fãs engajados e fiéis? Outros fornecedores do mesmo segmento indicam a sua empresa caso não possam se comprometer com determinado casal? Sua empresa é conhecida no mercado? Outros fornecedores de casamento de outros segmentos indicam o seu trabalho como complementar ao seus serviços?

O Medalhista de Ouro do Brasil e o Kung Fu Panda

Thiago Braz e sua emocionante medalha de ouro

Ontem o Brasil ficou emocionado e surpreso com o feito do garoto atleta Thiago Braz. Ele saltou 6,03m batendo o recorde olímpico aqui no Rio de Janeiro, e superando sua própria marca pessoal em cerca de 10cm. Thiago tem uma história de vida difícil, foi criado pelos avós, e precisou superar uma série de dificuldades até chegar a um treinador incrível que o ajudou e orientou de modo que ele pudesse chegar a essa vitória.

No Brasil ninguém conhecia Thiago. Ele não estava cotadíssimo para uma medalha, muito menos a de ouro. Mas ele batalhou, treinou, teve o apoio necessário, teve confiança. Era o momento dele. E ele brilhou. Não perdeu a oportunidade do ouro diante da pressão de estar em casa, nem do favoritismo do atleta francês.

Thiago Braz teve êxito em sua jornada. Ele tornou-se uma pessoa especial para todos os brasileiros.

Thiago Braz Medalha de Ouro Brasil 2016 o segredo do sucesso da sua empresa

Imagem: Google Olympics

Kung Fu Panda e o ingrediente secreto

Por coincidência (ou não) ontem à noite, uma hora e meia antes do Thiago saltar, eu revi o filme infantil Kung Fu Panda. Meu filho de 3 anos escolheu e fizemos uma sessão de cinema na nossa sala. Eu não me lembrava muito bem do filme, só tinha visto uma vez faz tempo… e uma coisa me chamou a atenção. Mais tarde, com nosso medalhista, eu juntei as coisas e entendi a importância daquilo. Se você não viu o filme, segue um resumo rápido.

Po é um panda gordo e desajeitado, adotado por um pato que vende macarrão e não sabe que foi adotado (nem desconfia). Ele ajuda o pai em seu restaurante incondicionalmente. Ele cozinha o macarrão tão famoso em sua cidade com o ingrediente secreto que seu pai não revela nem para ele, apesar de que algo dentro dele diz que seu destino é outro.

Po é revelado como o grande Dragão Guerreiro, o escolhido máximo do Kung Fu e isso causa todo um reboliço na comunidade. Os cinco que treinavam Kung Fu desde pequenos pelo Mestre Shifu se sentiram muito ofendidos por não serem escolhidos; o próprio Mestre duvidou. Até Po duvidou quando ao abrir o pergaminho que deveria revelar o segredo para vencer o mal não viu nada escrito, nenhum segredo revelado.

Seu pai foi o único que acreditou nele. Nesse momento, seu pai revelou o ingrediente secreto do macarrão tão famoso que vendiam em seu restaurante: “Não há ingrediente secreto. É apenas você.” 

Po olhou novamente para o pergaminho e viu sua imagem refletida. Compreendeu que ele mesmo era a resposta para vencer o mal. Ele era o segredo, o ingrediente secreto. E assim, com a orientação de seu Mestre, Po derrota o vilão Tai Lung e salva sua cidade.

o segredo do sucesso da sua empresa

Kung Fu Panda (2008), produzido pelos estúdios DreamWorks Animation e distribuído pelo Paramount.

O segredo do sucesso da sua empresa

Ok. Juntemos os pedaços de tudo isso que eu escrevi. O que o medalhista de ouro olímpico e o Kung Fu Panda tem a ver com você, com o seu negócio, com o mercado de casamento? Muita coisa!

Quer saber qual é o segredo do sucesso da sua empresa no mercado de casamento? Então olhe para o pergaminho e veja o seu reflexo. Descubra que não há ingrediente secreto; é apenas você. Você precisa entender que você é o responsável pelo seu próprio sucesso. Não culpe a crise, não culpe a concorrência, não culpe nada nem ninguém. Você é a única pessoa que tem o poder de mudar o percurso da sua empresa e chegar ao sucesso.

Como Thiago Braz, você vai precisar batalhar, cruzar uma difícil jornada, enfrentar dificuldades, se superar, e apesar das pressões externas (fortes concorrências? crise?) você vai ter que se superar e brilhar. Como o garoto medalhista você precisa encontrar o seu momento, se destacar e brilhar. O segredo do sucesso da sua empresa está na sua jornada.

Nem Thiago nem Po chegaram à superação sozinhos. Eles têm mestres e orientação. Busque conhecimento sempre. Seja qual for o seu segmento, certamente há bons cursos de atualização, congressos e palestras interessantes que você pode (e deve) frequentar para se elevar enquanto profissional.

Mude sua atitude. Aqui temos um e-book que te mostra 9 atitudes simples que podem alterar seus resultados.

Invista em sua presença digital. Seja você um fotógrafo de casamentos, seja sua empresa de lembrancinhas ou de entretenimento, de doces ou de locação de móveis. Não importa qual é o ramo em que você atua: as noivas estão na internet e você precisa ir ao encontro delas.

Ofereça a elas conteúdo sobre o que você faz de melhor – baixe grátis um ebook sobre como produzir conteúdo para noivas em todos os segmentos.