5 técninas de SEO que você precisa adotar agora!

Eu disse técnicas de SEO, e não mágica.

As tecnologias evoluem de maneira cada vez mais veloz, e isso interfere diretamente no dia a dia das empresas, principalmente para aquelas que precisam se adaptar às novas situações de mercado. Nesse sentido, se antes o paradigma era “estar” na internet, hoje as empresas precisam também ser “encontradas” com facilidade pelos noivos – e, mais ainda, pelos noivos certo. Ou seja, aqueles que podem usufruir dos seus produtos e serviços com ganhos para todas as partes. E é aí que entram as técnicas de SEO. Essa espécie de “encontro virtual” entre empresas e consumidores pode ser promovido com bastante eficiência pelas técnicas de SEO – sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de práticas que você pode colocar em prática, e que aumentam de forma considerável a chance de um casal encontrar sua empresa em sites de busca, como o Google.

Vamos conhecer então cinco dessas técnicas e conferir algumas boas dicas de SEO para que você seja facilmente encontrado pelo seu público?

1. TÍTULOS E PALAVRAS-CHAVE

Ao construir o site de sua empresa (ou delegar a tarefa para terceiros), certifique-se de que os textos sejam produzidos com um número razoável de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Uma das melhores dicas de seo é fazer uma lista com as principais e ir distibuindo-as ao longo do conteúdo, dentro do site. É imprescindível também que as principais palavras estejam nos títulos, tanto dos textos, em destaque, quanto do próprio site.

No guia de fornecedores do Casar e um Barato, por exemplo, otimizamos cada página de fornecedor para seu nome, região de atendimento e segmento de atuação. Desta forma fica muito mais fácil das noivas internautas encontrarem nossos fornecedores parceiros, mesmo navegando pelo Google – e não só pelo nosso Guia.

2. META DESCRIPTION

Sabe o que são os Meta Description? São aquelas “prévias” mostradas nas páginas de resultados dos sites de busca. E isso tem importância fundamental para o bom posicionamento das páginas do seu site. Esses textos devem ser diretos, objetivos, chamativos e persuasivos além de usar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e serem pequenos (no máximo 150 caracteres). Procure produzir textos exclusivos para cada página do site, evitando repetí-los.

3. USABILIDADE

Deixe disponíveis e de fácil acesso em todas as áreas do seu site as informações de que os casais necessitam. Sejam dados de contato, onde você está localizado, ou qualquer outra. Quanto mais intuitivo for encontrar esses dados, melhor. Nada de navegação complicada, cheia de links que levam a mais links em muitos níveis de navegação. A principal dica nesse sentido é dispor as informações de modo que os noivos precisem de apenas dois cliques para entrar em contato (e solicitar um orçamento!).

4. LINK BUILDING

Um dos parâmetros utilizados pelas ferramentas de busca é o quanto determinado site é “popular” e confiável. Para isso ele mede a quantidade de links de páginas internas e de outros sites que apontam para ele, construindo um índice chamado PageRank. Quanto maior for o PageRank de um site que possui um link para o seu, melhor.

Ou seja, invista em ter sites de grande acesso com links para o seu site. Os links podem estar em matérias, guias, banners, etc.

Link-Building

5. SITEMAP

Um sitemap é um arquivo pequeno, enviado para a ferramenta de busca (no caso do Google, via Webmaster Tools). Ele elenca todas as páginas do seu site. De posse dele, o Google, por exemplo, passa a conhecer de antemão a estrutura do seu site. Isso ajuda a indexá-lo com mais frequência.

FALE COM Mariana


Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).

Mariana

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).