Uma técnica simples para ajudar a emagrecer

Primeiro dia útil do ano, passou aquela comelança doida de festas de fim de ano e o foco agora é perder alguns quilinhos extras que acabaram chegando por conta da época. Encontramos essa matéria do HypeScience que traz uma coisa bem curiosa sobre aquelas nossas tentativas de perder peso. E por mais que a gente não tenha esse foco e que emagrecer não deva ser uma obrigação, é bacana ficar de olho no peso por conta da saúde.

projeto noiva magra

Subir na balança se torna um hábito mais do que comum entre pessoas que estão fazendo dieta. Afinal, conferir os resultados é o que faz a gente seguir na linha, certo? Mas com que frequência a gente deve recorrer à balança para saber qual foi o real impacto da dieta?

Um novo estudo mostrou que quanto mais você sobe na balança, mais peso você perde. E se você ficar mais de uma semana sem se pesar, a chance de engordar de volta é muito maior.

 

Subir na balança emagrece?

Não que o ato de subir e descer da balança faça você perder calorias (ainda que, pensando agora, usá-la para fazer uma sequência animada de step não parece ser a pior ideia do mundo). Na verdade, o que os pesquisadores descobriram foi que essa pressão de sentir na pele o resultado de todo o seu esforço em seguir firme na dieta acaba segurando a gente na hora de comer.

Explico melhor: os pesquisadores analisaram 2.838 medições de peso (durante anos de pesagem) a partir de 40 pessoas com excesso de peso (com um índice de massa corporal de 25 ou mais), que indicaram que a perda de peso era um objetivo pessoal ou uma preocupação recorrente. Os pesquisadores descobriram que a perda de peso, então, estava relacionada com a frequência com que os indivíduos se pesavam.

Assim, eles chegaram à conclusão de que “quanto mais vezes você se pesa, mais peso você perde”, como enunciou Elina Helander, da Universidade de Tecnologida Tempere, na Finlândia, principal autora do estudo.

 

Verdade verdadeira?

Essa pesquisa é observacional e não pode provar uma causa. Pode ser que as pessoas que têm um excesso de peso menos grave ou pessoas que pararam de emagrecer simplesmente tenham parado de se pesar também. Mas os dados não deixam de ser interessantes.

O estudo observou que o tempo médio que os participantes ficam sem se pesar e sem ganhar peso é de 5,8 dias – ou aproximadamente uma semana.

 

Quer perder peso? Então fique de olho na balança!

Estabeleça o hábito de se pesar pelo menos uma vez por semana, tanto se o objetivo for perder peso, quanto se você quiser apenas se manter na linha.

Um estudo anterior realizado pela mesma equipe de pesquisa descobriu que o seu peso oscila naturalmente ao longo da semana e que a maioria das pessoas pesa menos nas quartas-feiras.

Para resumir ambos os estudos, Brian Wansink, que é PhD e diretor do Cornell Food and Brand Lab, aconselha: “No fundo, a questão é: se você quer perder peso, é melhor se pesar todos os dias. Mas se você se pesar apenas uma vez por semana, faça-o na quarta-feira, porque isso vai dar-lhe uma leitura mais precisa”. [MedicalXpress]

Via HypeScience.

 

Mais questões sobre perder peso aqui:

Emagrecer ou não emagrecer? Eis a questão.

20 maneiras de comer saudável

Como controlar a ansiedade e a vontade de comer doces?

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.