Como deixar o seu casamento com a sua cara

Os casamentos mais legais e inesquecíveis são aqueles que tem um toque pessoal do casal, aquele casamento com a sua cara! Personalizar um casamento não é uma tarefa fácil, então veja algumas dicas para entrar nessa dura empreitada de captar a essência do casal e sua história de amor e transformar isso em detalhes lindos!

Você pode estar se perguntando coisas como:

“Com toda essas inspirações que eu tenho visto, como é que eu faço um casamento que seja personalizado e reflita um pouco da minha própria história? Como posso trazer algumas ideias originais e misturá-las com minhas inspirações? Vai custar muito caro dar toques pessoais ao meu casamento?”

 

pinterest na decoração do casamento

 

Planejar um casamento com detalhes personalizados pode parecer, à princípio, uma tarefa muito árdua (contratar uma equipe de assessoria e cerimonial pode ser uma boa ideia aqui!) mas há 4 dicas importantes que vão te ajudar a encontrar o caminho:

1. Defina seu estilo geral

Antes de começar a colocar seu estilo pessoal no casamento, você precisa identificar o seu próprio estilo. Para isso não há regras e você precisa enfrentar o desafio. Quando uma pessoa está planejando seu casamento, é muito fácil mergulhar de cabeça numa linda fotografia que te inspirou e querer simplesmente reproduzir tudo, igualzinho.

Mas pode ser que um casamento a rigor super chic do tipo “black tie” fique lindíssimo na revista mas não tenha nada a ver com o casal. Faça uma pausa, e tire um tempinho para pensar sobre o que vocês gostam – isso será uma grande ajuda! Quais são seus lugares favoritos para ir nas férias?

 

Como deixar o seu casamento com a sua cara - planejar-o-casamento - decorações para casamento rústico em madeira

O que vocês gostam de fazer no fim de semana? Quais são os esquemas de cores que constantemente pintam na vida de vocês (roupas, sapatos, casa, decoração, louça, objetos pessoais, etc.)? Quais são as datas mais importantes pra vocês desde que estão juntos? Vocês têm estilos parecidos, ou são opostos e vocês precisarão mesclar algumas coisas?

Comece a identificar quem vocês são como casal e tente partir daí. Precisamos encarar – se você ama ficar ao ar livre e não é muito tradicional, então uma Igreja toda enfeitada pode não ser exatamente o que vai te fazer feliz no seu casamento… não importa o quão lindo você acha que seu namorado ficaria num terno impecável.

2. Defina o que é importante pra você

Agora que você tem uma ideia do seu estilo e qual o tipo de casamento que quer planejar (ou seja, moderno, tradicional, rústico, etc.), você pode começar a pensar sobre maneiras de incorporar a personalização nos detalhes do seu grande dia. Uma equipe de assessoria e cerimonial pediria a vocês para identificarem os elementos mais importantes do dia do casamento.

 

casamento rock and roll

Por exemplo: se há alguém do casal que ama comer e outro que é amante de música, então estas são características que devem ser mescladas e fazer parte dos detalhes especiais. Isto pode ser de grande ajuda se você está vendo algumas limitações. Talvez você tenha pouco tempo ou seu orçamento apertado não permita fazer o que você imaginou a princípio (veja aqui nossa matéria sobre quanto custa casar!) . Identificando o que é mais importante para o casal e tendo este foco em primeiro lugar, você poderá criar algo especial mesmo dentro das suas limitações.

3. Está nos detalhes

Quando entram os detalhes pessoais, o melhor é pensar para fora da caixinha, ampliando os pensamentos e ideias. Vocês são conhecidos por adorarem dançar salsa? Ótimo! Escolha uma salsa com arranjo diferenciado para a primeira dança. Talvez sua família goste de se reunir para jogar jogos semanalmente. Isso é divertido! Coloque seus jogos favoritos nas mesas e deixe os convidados fazerem parte da sua tradição.

 

Como deixar o seu casamento com a sua cara - planejar-o-casamento - RETRO decora rock

Fazer coisas pessoais não significa que vai ser super caro nem extravagante. Coisas pessoais no casamento são uma oportunidade de refletir quem vocês são como casal nos elementos do seu grande dia – e estes detalhes são exatamente a forma de fazer isso. Pense em tudo como um detalhe: do site de casamento ao número das mesas, passando pelas flores do seu buquê… tudo isso são detalhes que podem ajudar a contar a sua história.

4. Lembre-se de que não há certo ou errado

Isto é uma coisa que noivos têm muita dificuldade de enfrentar, e um ponto que toda boa equipe de assessoria deve ressaltar aos seus clientes: não há certo ou errado quando estamos falando sobre personalizar o seu casamento. Você não é obrigada(o) a fazer você os arranjos de mesa com potes de maionese pintados só porque você vê isso por todo lado nas fotos lindas do Pinterest. Você não é obrigada(o) a ter uma super festa de casamento só porque é o mais comum. Você nem é obrigada(o) a fazer uma pequena recepção se você apenas deseja se casar no civil num dia de semana na sua hora do almoço e seguir com a sua vida normal no resto do dia!

Como deixar o seu casamento com a sua cara - planejar-o-casamento - WM053

 

Atenha-se às inspirações que realmente te inspiram. E depois ajuste as coisas para que elas fiquem exatamente do jeito do casal, da forma que conte a sua história. Criando um dia especial, com foco no seu amor e mantendo-se fiel ao que vocês são, não tem como dar errado. Porque no fim das contas, você vai ter um dia que será pessoal para vocês dois, como uma representação da sua vida juntos.

Veja mais algumas sugestões para ter um casamento bem personalizado:

  • Quando estiver decidindo detalhes, como música, comida ou nível de formalidade, se pergunte: nós realmente amamos este tipo de música (ou esta música específica) e isso nos reflete como casal? Ou isso é apenas super diferente? Nós amamos esse tipo de comida, e amamos comer isso juntos, ou apenas está super na moda? Será que nós somos assim tão informais, ou é apenas uma tendência muito forte na internet no momento? Não desperdice seu noivado todo planejando detalhes que não sejam realmente muito importantes para vocês dois, como casal.
    Não tenha medo de pensar fora da caixinha para planejar os detalhes do seu casamento!
  • Dar toques pessoais significa fazer escolhas cheias de significado. O seu casamento não precisa estar no Pinterest… não confunda inspiração com cópia. Procure inspirações que realmente reflitam suas personalidades e adicione elementos que você jamais viu no Pinterest, porque são um reflexo perfeito de vocês e de seu relacionamento.
  • Inclua pequenos detalhes no seu grande dia que sejam realmente significativos para vocês como casal. Por exemplo: servir um vinho que vocês amam tomar juntos ou usar determinada flor que tenha um significado especial pra vocês.
  • Fazer com que o casamento tenha um toque pessoal, significa que seus convidados vão sentir como se fizessem parte de algo muito especial.
    Escreva votos pessoais
  • Escolha fornecedores que priorizem o seu relacionamento.
  • Discursos podem ser uma boa ideia para dar chance de que seus amigos e parentes ajudem na personalização do casamento.
  • Coloque significado em tudo!
  • Considere seriamente não convidar todo mundo (e a mãe de todo mundo); ao invés disso, convide pessoas que são importantes pra vocês.

5. Execute!

É claro que você ainda precisa executar o planejamento do seu casamento – e é por isso que existem profissionais no ramo! A chave é trabalhar com uma equipe de fornecedores que possa concretizar o seu planejamento. O mais recomendado é contratar uma assessoria/cerimonial, pois esses profissionais podem definitivamente assegurar que você tem um bom time de pessoas trabalhando para que seu casamento aconteça. Lembre-se de manter as coisas bem organizadas. Faça listas, coloque rótulos e etiquetas nas coisas, mantenha os detalhes reunidos. Não há nada pior do que passar o planejamento e os detalhes para alguém, sem ter instruções claras sobre o que é aquilo, o que vai aonde. Tenha certeza de comunicar claramente os elementos do projeto do seu casamento para qualquer pessoa que está ajudando a executar qualquer parte deste projeto.

 

Como deixar o seu casamento com a sua cara - planejar-o-casamento - casamento estiloso natalia e felipe diy ceub 25

 

Veja alguns pontos importantes sobre a execução do projeto do casamento:

É importante olhar pra você mesmo quando está projetando seu casamento. Qual é seu estilo pessoal? Como você é? Você é divertido e cheio de energia, você é o centro de qualquer festa? Ou você é uma pessoa clássica e tradicional, cheia de elegância? O estilo do seu projeto será uma representação de quem você é. E tem mais: na verdade, você não pode pensar apenas em quem você é, mas sim no que vocês são como um casal. Crie um projeto que não apenas mostre seu estilo pessoal, mas que conte a história de vocês. Quando os convidados chegarem eles vão pensar: “nossa! é tudo tão a cara deles aqui!”

Incorpore suas personalidades! Jogos, músicas, decoração, comida – tudo vai mostrar como é o amor de vocês e o motivo pelo qual vocês estão juntos. Permita que os amigos e familiares presentes, possam entender e fazer parte do amor de vocês e de sua história através das escolhas feitas no seu projeto. Jamais incorpore algo porque está na moda, ou porque ficou lindo no casamento de outra pessoa, se isso não fizer sentido pra vocês.

Projete o casamento com os convidados em mente. Eles virão passar o dia com vocês, então tenha certeza de que será bom para eles também. Dê tanto amor a eles quanto eles estão te dando ao irem ao casamento.

Seu projeto precisa ser coerente. Olhe para suas inspirações e tenha certeza de que elas “conversam” entre si e se relacionam. Você precisa ter em mente o cenário geral para saber se as peças estão fazendo sentido quando estão juntas. Lembre-se que seu estilo pessoal é mais importante do que as fotos do Pinterest.

Escreva as coisas que você gosta e as que você não gosta, suas cores favoritas, comidas, atividades, hobbies etc. e peça que seu noivo(a) faça o mesmo. Comparem as listas e pense em vocês como um casal, um par. Ajuda muito sinalizar algumas coisas para o outro, pois muitas vezes não é fácil visualizar imediatamente o que o outro quis dizer e traduzir isso para o projeto.

Antes de mergulhar no Pinterest, converse com seu(sua) noivo(a) sobre seus pensamentos e sentimentos. Saber se vocês dois pensam da mesma forma é fundamental antes de começar a pesquisa por inspirações. E se não pensam da mesma forma, é necessário que cheguem a uma conclusão juntos, a uma mistura satisfatória para ambos.

Uma boa estratégia pode ser começar a pensar primeiro no cenário geral e depois quebrar o projeto em componentes menores, mais específicos. Para o cenário geral você pode trazer palavras e sentimentos que te ajudem a capturar o visual e a sensação que você está tentando criar. Depois, pode começar a tentar traduzir esta visão em realidade, passo a passo. Um casamento bem projetado vai ficar coerente e coordenado. Dos convites aos tecidos e iluminação, até as flores, comidas e bebidas escolhidas. Ter um plano completo é fundamental.

FALE COM Luisa



Luisa

Luisa Autor

A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.
Luisa
A Luisa é uma das sócias do CEUB. É a mãe do Zé, uma canceriana chorona e frenética roedora de unhas que ama olhar a lua. Comilona em tempo integral,ama dançar com o marido e faz tudo pelos primos. Ela é uma devoradora de livros e tarada por DIY.