Como escolher o site de casamento

Tire as suas principais dúvidas sobre o seu site de casamento!

O casamento é um dos momentos mais marcantes da vida e espera-se que tudo ocorra bem. Graças à internet, está cada vez mais fácil encontrar informações sobre como planejar um casamento.  Além de buscar dicas e inspirações sobre a festa, a cerimônia e mais informações sobre os fornecedores de casamento, os casais podem compartilhar informações sobre o casamento de forma cada vez mais rápida e prática.

 

Site iCasei

 

E é justamente aí que entram os maravilhosos sites de casamento. Nesses espaços, os casais podem reunir todas as informações que julgarem pertinentes sobre a sua relação e o grande dia.

E então aparecem as dúvidas: qual o melhor site de casamento? Como escolher o site perfeito? Existem sites de casamento grátis?

Reunimos aqui uma série de informações para te ajudar a escolher o seu  =)

1. como funciona um site de casamento

O site de casamento é uma plataforma que reúne diversas ferramentas para ajudar os casais a organizar melhor vários aspectos relacionados ao casamento. Nele os noivos podem inserir todos os dados do casório de forma prática e objetiva. Além diso, s site de casamento é uma ótima opção para quem quer interagir com os convidados, criar uma lista de presentes virtual, informar detalhes que não estão no convite e realizar a confirmação de presença (o famoso RSVP).

 

site de casamento

 

Também é possível ir mais a fundo, inserindo informações como o mapa do local da cerimônia até dicas sobre onde se hospedar. Muitos sites de casamento permitem ainda que os casais possam escolher entre diversas opções de layout ou músicas, ou encontrem fornecedores com descontos exclusivos e listas de presentes mescladas (aquelas que têm tanto artigos vendidos em lojas quanto itens simbólicos e cotas de lua de mel.), assim como blogs e enquetes integrados ao site e que permitam a troca de mensagens e opiniões entre os noivos e convidados. Esse pode ser um diferencial muito legal e que permite uma interação entre vocês, amigos e familiares até o dia do SIM!

O casal passa a ter um link que pode enviar para os convidados no convite, ou por e-mail, ou por Whatsapp…

2. Como escolher o site de casamento

Agora chegou a hora de escolher em qual plataforma você vai fazer o seu site de casamento. Sabemos que o primeiro passo para todo mundo é “dar um Google”. Sabemos que centenas de resultados vão aparecer…E, entre tantas opções, será preciso escolher aquela plataforma que melhor atenda às suas necessidades, certo?

site de casamento

 

Por isso, depois da varredura inicial, é muito iportante que você se certifique da credibilidade da empresa. É sempre bom procurar saber há quanto tempo ela atua no mercado, quantos sides de casamento já foram criados por lá e como a marca responde a críticas.

Outra informação legal é verificar se o site pode ser acessado tanto via Web quanto via App. A gente acabou de falar da importância de ter tudo online pra melhorar o planejamento, então nada melhor do que ter esse acesso facilitado através do site de casamento pelo celular. Procure empresas que tenham aplicativos mobile para acompanhar de perto a movimentação na página.

Separamos aqui 7 itens que precisam ser verificados antes de você decidir pelo seu site de casamento.

I – Suporte e atendimento ao cliente – pode parecer bobagem, mas é muito importante que você conheça o tipo de ajuda fornecida no caso de um SOS. Assim você terá certeza de não ficar na mão.

Procure por recomendações de outros usuários e certifique-se da credibilidade da empresa. Nunca deixe de saber há quanto tempo ela atua no mercado, qual o número de sites criados e como a marca responde a críticas é essencial. Ter vários canais de atendimento é fundamental.

No meio de tantos preparativos, é muito bom poder contar com uma empresa que ajude vocês com segurança!!! Procure uma empresa ue ofereça bom atendimento, independente se o plano contratado for o mais simples ou o mais caro. Esse atendimento é importante para ajudar o casal a deixar o site do jeito que desejam e tirar todas as dúvidas.

II – Depoimentos de outros Casais – Nada como ler os depoimentos de outros casais que já utilizaram a plataforma para entender se esse ou aquele serviço é realmente funcional ou não.

III – As funcionalidades do site de casamento (o que deve ter em um site de casamento) – Faça uma lista das funcionalidades de de cada plataforma de site de casamento para verificar aquela que está mais de acordo com o que você precisa. O mais importante aqui não é a quantidade de funções, mas sim o quanto você se sente atendida ou beneficiada.

É muito importante pesquisar quais ferramentas a empresa oferece para organizar seu grande dia. O Save the Date, por exemplo, é uma das funcionalidades que auxiliam os noivos no planejamento e possibilita enviar um e-mail aos seus convidados com todas as informações do seu casamento. Simples e fácil!!! Algumas outras funcionalidades são sucesso total entre os noivos, como o “Seu Amigo Seu Fotógrafo” do iCasei, ou os  Templates e serviços específicos para criação da papelaria da Wedy.com !!

IV – Lista de Presentes – É imprescindível ter uma lista de presentes no site para casamento, assim os convidados entram na mesma lista para verificar as opções de presentes.

Com a Lista de Presentes Virtuais você pode cadastrar os produtos que quiser (geladeira, fogão, jogo de jantar, etc.), mas ao invés de receber os produtos você recebe o valor em dinheiro, em sua conta bancaria. Essa é uma excelente opção para você não receber presentes repetidos e indesejados. Alguns noivos já possuem a casa comprada ou preferem escolher a dedo os itens da sua futura casinha, então essa é uma excelente opção!

Já com as Cotas de Lua de Mel você pode fragmentar a sua viagem em cotas, para que os seus convidados possam ajudar a realizar a viagem dos seus sonhos. Com isso é possível, por exemplo, cadastrar um jantar romântico em cota única no valor de 200 reais ou então dividir o valor da passagem aérea de 2000 mil reais em dez cotas de 200 reais. Você escolhe os destinos e os passeios que quiser e cria as cotas de acordo com a sua vontade.

Sabe aquele lugar maravilhoso que vocês sempre desejaram visitar? Com as cotas, todo mundo pode ajudar a transformar esse sonho em realidade. Ela funciona da mesma forma como a lista de presentes virtuais, você recebe os valores em sua conta corrente e escolhe o fim que quer dar a cada um.

V – Facilidade na compra e no saque dos valores – Veja se a forma de comprar e sacar os valores de presentes é viável. Algumas empresas cobram taxas absurdas pelos presentes que os noivos ganharam. É importante verificar direitinho!

É preciso ficar atenta ao site que vai escolher para não cair em pegadinhas. Normalmente sites que trabalham com sistemas de pagamento terceirizado (ex: Paypal e PagSeguro) possuem taxas mais altas, maior tempo de espera para repasse dos valores e os seus convidados precisam ter uma conta nesses sistemas de pagamento. Vale a pena conferir e pesquisar.

VI – Integração com outras listas de presentes – É interessante fazer a lista em outras lojas e deixar lá no site.

Uma das ferramentas que é a queridinha dos noivos é a Lista de Casamento. Quando for escolher um site, tenha atenção com os detalhes e os recursos fornecidos, pois além das tradicionais listas que são vinculadas à lojas consagradas no mercado existem outras duas excelentes opções: Lista de Presentes Virtuais e Cotas de Lua de Mel. Conversem e escolham o que mais atende às necessidades de vocês!

VII – Taxa administrtiva – Qual a taxa cobrada para ter o site? Veja a melhor alternativa!

 

3.  como fazer site de casamento grátis

Também existem algumas opções para fazer um Wedy.com ou bem em conta, mas para escolher um desses sites é preciso ter cuidado redobrado. Normalmente eles são mais simples, com recursos limitados e com taxas de presentes mais altas, além de não terem um suporte ágil.

Dentre diversos sites grátis que a gente conhece, um dos melhores e mais confiáveis é sem dúvida  o Wedy.com .Gente, ele é super simples de usar, com anos de mercado e é a melhor opção para os noivos que buscam por uma opção sem custo.

Ainda assim o há no mercado diversas opções com preços bem acessíveis, como iCasei, Zankyou e o próprio Wedy. Neles é possível fazer um site com a versão mais simples e ter o mesmo suporte que um plano mais caro.

4. o que colocar no site de casamento

Bem, já concordamos aqui que o site de casamentos é uma ferramenta super bem vinda para os noivos interagirem com os convidados e deixarem todo o percurso da realização do evento registrado, certo? Agora você me pergunta: OK, mas o que eu devo incluir no site de casamento? Para deixar seu site de acordo com seu evento, te damos dicas do que deve e o que não deve colocar na sua página.

Novidades

Tente colocar no site de casamento o máximo de informações sobre o estilo da cerimônia e da festa, sobre qual será o cardápio, detalhes que queira dividir com os convidados. Essa é uma estratégia perfeita e divertida para animar e isntigar a todos para a festa.

Trajes

Muitas vezes os convidados ficam na dúvida sobre como se vestir no grande dia. Coloque informações para permitir que os convidados saibam qual o estilo de roupa será adequado usarem. Também chamado em ingês de dress code é bem comum que eventos deixem essas diretrizes disponíveis para os convidados saberem como devem ir vestidos.

 

⇒ Leia também: 9 Motivos para criar um site de casamento grátis

Endereço do casamento

Inclua a localização exata da cerimônia e festa (se houver), além de todas as informações para chegar no espaço, principalmente se o local fica numa região afastada. Coloque as estradas, acessos, hotéis na região e também utilidades da cidade.

Álbum de fotos

Não há nada mais emocionante que colocar algumas fotos da história do casal, sobre o relacionamento, fotos do noivado, dos preparativos do casamento. É uma forma de fazer um histórico para que todos conheçam a trajetória de vocês. Vá na janela de fotos e crie seu álbum.

Enquetes

Alguma coisa está te deixando na dúvida? Alguns sites de casamento permitem que você faça uma enquete com os convidados. e deixr que eles tedecidir. Perfeito, não?

Eventos

Todos os eventos que estiverem relacionados ao casamento poderão aparecer no site, caso vá convidar todos que tenham acesso ao site, claro. Chá de cozinha, chá bar ou despedida de solteiro. Coloque tudinho anunciando as datas, os endereços e que aguardam ansiosamente a presença de todos.

Confirmação (RSVP)

O save the date on-line é de grande ajuda para você ter uma média de quantos convidados irão participar do seu evento. Basta ativar a funcionalidade e aguardar a confirmação.

 

E no meio disso tudo, a segurança não deve ficar de fora. Você não vai querer que dê problema na compra de presentes e nem que as cotas de lua de mel não cheguem, né? Além disso, o site de casamento armazena fotos e dados particulares do casal e dos convidados na rede. Só permitir que usuários cadastrados façam login e tenham acesso à lista de presentes, local do evento e demais informações é uma funcionalidade que pode fazer toda a diferença.

5. como divulgar site de casamento para os convidados

Agora que você já escolheu e montou o sei site de casamento, chegou a hora de divulgá-lo para os convidados. Se o seusite possui a ferramenta save the date, está aí um bom caminho. Você poderá criar um um e-mail onde colocará as principais informações sobre o casamento e o endereço do site.

Mas se o seu site não oferecer essa ferramenta, não tem problema. As redes sociais facilitam muito o compartilhamento do link. Também é bem comum os noivos colocarem no convite de casamento o endereço eletrônico para que os convidados acessem o site de casamento e a lista de presentes. =)

Como colocar o site de casamento no convite

Como muitos consideram indelicado citar a lista de presentes no convite, o site de casamento acaba resolvendo a dúvida sobre como abordar a questão da lista de presentes no convite.

Assim, o melhor é mesmo inserir, de forma discreta, as informações para que seus convidados acessem o site do casal. Lá eles podem ver a lista de presentes.

Outra forma mais elegante de informar o endereço do site é inserir informações do ‘RSVP’ no convite. Assim eles irão naturalmente até o site de vocês.Lá encontrarão todas as informações adicionais do casamento: lista de presentes, confirmação de presença, como chegar, sugestão de traje, etc.

No fim das contas a tecnologia oferece muito mais comodidade para os convidados ;)

 

6. Memórias para a vida toda no site de casamento

Sites de casamento geralmente oferecem a opção de criar álbuns digitais e galerias de fotos para eternizar a data. É importante procurar serviços que possibilitem edição de imagens online e que sejam integrados às redes sociais, para que todos possam ter acesso às fotos tiradas por qualquer convidado e publicadas no Instagram ou no Facebook, por exemplo.

site de casamento

 

Algumas plataformas permintem aos noivos gravar uma cópia do site completo em CD ou via download de uma cópia digital do site. Outras plataformas permitem que o site fique no ar pelo tempo que desejarem, assim todos os convidados podem continuar acessando o site para ver o álbum de fotos e continuar interagindo com os noivos. Ou seja, o grande dia chega, coisas incríveis acontecem e tudo pode ficar eternamente registrado por lá!

 

 

 

FALE COM Mariana



Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).
Mariana
A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).