Como solicitar aos fornecedores um orçamento do casamento

Você já fez sua vasta pesquisa de fornecedores de casamento, e agora é hora de entrar em contato com eles para fazer orçamento do casamento.

FAÇA UMA LISTA

Monte a sua lista de fornecedores em potencial. Lembre-se de manter sua lista entre 3 profissionais de cada categoria. Essa lista deve ser composta por aqueles que você já pesquisou, leu a respeito, e se apaixonou. Existe um real potencial em você contratá-los e, portanto, são fornecedores possíveis.

 

ESCREVA UM EMAIL DE ORÇAMENTO DO CASAMENTO

Envie um e-mail para cada um desses profissionais. Sempre inclua no e-mail: a data do seu casamento, onde será o casamento, e exatamente o que você gostaria de saber a respeito de seus produtos / serviços. Se necessário, também informe o número de convidados.

Orçamento do casamento

INFORME

Deixe claro para o profissional se você quiser apenas informações de preço, e que você está fazendo uma pesquisa de orçamentos. Não há problema algum nisso. Mas certifique-se, também, de dar um retorno para eles algumas semanas depois. Queira você contratá-lo ou não, é importante que dê uma resposta aos profissionais que foram mobilizados pela sua cotação.

 

NOTA: COMO ENVIAR UM EMAIL PARA ORÇAMENTO DO CASAMENTOPreparamos abaixo um guia para você enviar seus e-mails de cotação. É uma ferramenta ótima, então não só os seus fornecedores em potencial ficarão satisfeitos em receber seu e-mail, como você receberá respostas mais completas e informativas. Este guia contempla 6 perguntas que podem parecer óbvias, mas contém informações que, muitas vezes, não são passadas aos profissionais.

Abra o e-mail se apresentando e informando exatamente qual produto ou serviço gostaria de orçar com o fornecedor. Depois disso acrescente as seguintes informações:

1) QUAL  A DATA DO SEU CASAMENTO?

Se vocês ainda não decidiram a data precisa, inclua o mês e/ou o ano em que vocês se casarão.  

 

2) VOCÊ MORA NA MESMA CIDADE QUE O PROFISSIONAL? ELE VIRÁ ATÉ VOCÊ? OU VOCÊ IRÁ SE CASAR NA CIDADE DELE?

Se você não reside na mesma cidade que o profissional, conte a ele de onde você virá e o motivo por ter escolhido a cidade dele como o local para seu casamento.  Ou ainda, se você deseja que ele venha até a sua cidade, deixe isso claro e peça para que ele inclua os custos do deslocamento do no orçamento. Caso o orçamento inclua um produto que será enviado por e-mail, inclua somente o CEP para que o cálculo do orçamento já conste o frete.

3) VOCÊ JÁ RESERVOU O LOCAL DA CERIMÔNIA E RECEPÇÃO?

Se você ainda não reservou, certamente já sabe onde gostaria de reservar. Que lugares são esses? Essa informação ajuda o profissional a saber seu estilo, o que você está procurando e como eles podem te ajudar.

4) QUAL O NÚMERO DE CONVIDADOS?

O número de convidados afeta muitos aspectos do seu casamento. Portanto esta informação é relevante para todos os fornecedores que você for contactar.

 

5) QUAL A SUA VERBA PARA O ORÇAMENTO DO CASAMENTO?

orçamento do casamento
Plastic wedding couple on a pile of coins – money concept ; Shutterstock ID 188066681; PO: today

Sabemos que existe um certo tabu em dividir essa informação, mas os seus fornecedores precisam dessa informação. Não minta a respeito. Se a sua verba total é de R$ 30mil e você informar R$20mil você possivelmente não será encaminhada aos fornecedores certos para você, ou ainda, receberá cotações com serviços menos completos do que aqueles que caberiam no seu bolso. A honestidade é sempre a melhor saída.

Leia também: Quanto custa Casar?

6) QUE OUTROS FORNECEDORES VOCÊ JÁ CONTRATOU, SE HOUVER?

Não diga simplesmente quais produtos ou serviços você já contratou (um fotógrafo, um decorador etc.). Diga QUEM você contratou. Essa informação também ajudará o profissional a pensar no que pode lhe oferecer de mais adequado, dentro da sua verba. Além disso, o fornecedor já estará ciente das pessoas que vão trabalhar em conjunto com ele para realizar seu casamento.

 

Pronto! Um modelo simples que você pode usar de guia quando for enviar e-mails de cotação para os fornecedores em potencial.

 

Se você tiver mais informações a adicionar, não se acanhe. Quanto mais informado o profissional estiver, melhor para todos! E, se necessário, faça uma adaptação do e-mail para cada serviço que for contratar.

 

SEJA GENTIL

Seja sempre gentil e lembre-se: os fornecedores que você está contactando são pessoas de carne e osso. Quando os casais ficam noivos é comum que enxerguem os fornecedores de forma diferente. Então nunca é demais lembrar que eles fazem o que fazem por amor, mas também por dinheiro. Trata-se da profissão deles. Então antes de se exaltar com os orçamentos, lembre-se disso e tente se colocar no lugar deles.

Afinal, como você se sentiria se alguém dissesse que você merece um salário inferior ao que você recebe?  

FALE COM Mariana



Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).
Mariana
A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).