Quando contratar cada item do casamento

Uma dúvida muito comum, que permeia a cabeça de todos os casais recém-noivos é quando contratar cada item do casamento. Ou seja: quando as coisas devem acontecer. Bem, o organograma envolve necessariamente os profissionais, o que rapidamente se transforma na pergunta: quando contratar cada um deles.

O grande X da questão a respeito de quando contratar cada item do casamento dos fornecedores. É que por um lado há, sim, o momento recomendado para contratá-los (10 meses antes, 8 meses antes etc). Mas por outro lado, os profissionais mais sérios ficam com a agenda cheia bem rápido. Não importa quando seja o seu casamento. E é muito decepcionante para os noivos quando eles não conseguem fechar com quem eles tanto sonharam.

Leia também: Como planejar um casamento em 10 passos

Para minimizar este risco ao máximo, recomendamos o seguinte cronograma. Aqui não falamos em meses, mas sim na ordem de prioridades na hora de definir quando contratar cada item do casamento.

  1. ENCONTRE E CONTRATE UMA ASSESSORIA

Mesmo que você não pretenda contratar a Assessoria completa,  o ideal é que você se encontre com sua ela. Discuta algumas idéias e recolha algumas indicações de profissionais. (Neste momento, comece a pesquisar os demais fornecedores, especialmente os fotógrafos.)

quando contratar cada item do casamento - assessoria

  1. COM A DATA DEFINIDA, RESERVE OS LOCAIS DE CERIMÔNIA E RECEPÇÃO

A data do casamento e o local onde será realizado andam de mãos dadas. Se você adorar um espaço, mas ele não tiver a sua data disponível, de repente você pode flexibilizar a sua data. Caso sua data seja algo que vocês não abrem mão, então é hora de procurar apenas locais com a sua data em aberto. Lembra que falamos no começo sobre deixar duas datas na manga? É exatamente por isso.

  1. FOTOGRAFIA

Assim que você agenda o lugar do casamento, siga para o fotógrafo. A essa altura você já deve ter uma boa idéia do estilo de fotografia que você deseja, uma vez que você já vem pesquisando fotógrafos. Faça a lista dos seus favoritos, consulte a respeito da disponibilidade de data, marque reuniões e contrate o escolhido o mais rápido possível.

quando contratar cada item do casamento - fotografo

  1. VIDEO

Considere seriamente contratar um serviço de vídeo para o seu casamento. Não tem nada como rever o seu grande dia em ação, e um cinegrafista profissional pode captar detalhes do seu casamento de uma forma única. Se você realmente deseja um registro em vídeo, contrate o serviço logo em seguida ao fotógrafo.

⇒Leia também: como planejar um casamento passo a passo

  1. DECORAÇÃO

Ao contratar uma empresa de decoração para o seu casamento, você estará cobrindo de uma só vez diversos serviços, e na maioria das vezes estará também economizando em alugueis, taxas, fretes e outros materiais. Essas empresas, em geral, cobrem iluminação, flores, elementos decorativos e basicamente tudo que criará o visual e o clima do seu casamento. A empresa também será responsável por colocar tudo no lugar para os noivos, o que é um ponto positivo. Se você não for contratar uma empresa de decoração há a opção de contratar separadamente decoração floral, iluminação, locação de móveis, objetos decorativos, etc. Algumas assessorias fazem o serviço completo de planejamento + decoração, permitindo que vocês combinem cada detalhe com a mesma pessoa.

 

  1. COMIDA E BEBIDA

Se o seu local não oferecer tal serviço, chegou a hora de encontrar e contratar um.

 

  1. CONVITES E PAPELARIA

Uma vez definido o estilo do seu casamento e os elementos decorativos (acima), hora de começar a pensar no design dos seus convites e demais ítens de papelaria. Um bom convite de casamento pode ser uma parte importante. Ele informa aos convidados o clima e estilo do seu casamento – entre outras coisas. Também é um bom momento para começar a pensar no seu site de casamento.

o que escrever no convite de casamento

  1. ENTRETENIMENTO

Decida se vocês querem uma banda ao vivo ou um DJ comandando a música do casamento. Faça sua pesquisa, peça indicações e procure em sites e blogs de referência.

 

  1. EXTRAS!

Por fim contrate os extras que você desejar e/ou puder: Foto cabine, sandálias para os convidados, mesa de jogos, carrinho de brigadeiros e muito mais.

Este cronograma de quando contratar cada item do seu casamento é baseado no que “esgota” primeiro. É muito comum que fornecedores tenham sua agenda cheia com mais de um ano de antecedência, especialmente em datas ou épocas populares para casamento (como o mês de maio). Tenha em mente que, o quanto antes você fechar sua data e fornecedores, melhor. Além de garantir os seus profissionais favoritos, você terá mais tempo para aproveitar o período de noivado e planejar os detalhes sem estresse.

FALE COM Mariana



Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).
Mariana
A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).