Vestido de casamento: como escolher o modelo perfeito

A ESCOLHA DO VESTIDO DE CASAMENTO

Qual a primeira coisa que a noiva faz quando é pedida em casamento? Afirmo que, 99% das vezes, sai correndo para ver modelos de vestidos em revistas e sites. Bem, aqui recomendamos que o primeiro passo seja procurar locais para a realização do evento, mas para muitas noivas o vestido é prioridade total. Bem, assim sendo, eis um guia para que a busca seja focada e bem informada.

 

1. O QUE FAZER ANTES DE SAIR EM BUSCA DO SEU VESTIDO DE CASAMENTO

Chegou a hora de falarmos sobre o que podemos chamar de “a parte mais esperada” pelas noivas na hora de planejar o casamento: a compra do vestido! Pra ser mais exata, vamos falar sobre o que você precisa fazer antes de ir às compras.

A coisa mais importante que você precisa fazer antes de ir às compras é pesquisar. Não basta olhar vários modelos online, ver belos vestidos, salvar as imagens preferidas e definir um estilo e levar as referências a qualquer loja ou ateliê. Tudo isso pode ser um grande desperdício de tempo e dinheiro – e pode ser totalmente evitado pela pesquisa.

O que queremos dizer com  “pesquisa” e o que você precisa fazer antes de sair para comprar o vestido é:

  1. FOTOS.

    O único jeito de saber de quais vestidos você gosta é olhando. Procure fotos on-line, em revistas (há muuuuuitos anúncios de vestidos em revistas, caso você ainda não tenha reparado!), em sites de designers e blogs de referência. Tente manter a busca por imagens nos sites dos seus fabricante ou revendedores, e não no Google images. Será mais fácil saber onde adquirir o vestido se você fizer isso! E, claro, salve tudo que gostar no processo.

     

  2. REFINE.

    Assim como com qualquer outra busca por inspirações, uma hora você terá de eliminar aquelas imagens que já não se destacam tanto para você como no primeiro momento. Reveja as fotos, remova as que menos te agrada e vá refinando a sua “coleção”. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias até você chegar em uma seleção de fotos que realmente a deixe satisfeita.

     

  3. DEFINA.

    Depois de refinar a sua busca, você poderá observar algum tipo de padrão que se repete na sua seleção final: seja o modelo, o tecido, uma cor, um detalhe ou até mesmo o designer. Observe as semelhanças e identifique-as.Dessa forma você poderá passar a informação para a loja ou ateliê.

     

  4. PLANEJE.


    Planeje o seu dia de compra do vestido. Pesquise quais as lojas que ficam a até uma hora de distância da sua casa e liste-as. Procure avaliações online e também busque a opinião de sua assessoria. Se acaso você tiver observado que seu coração balançou por um designer específico, vá até as lojas que trabalham com peças dele. Ah, lembre-se de
    agendar sua visita. Muitas lojas trabalham exclusivamente com hora marcada.

 

2. CONHEÇA OS ESTILOS DE VESTIDO DE CASAMENTO ANTES DE SAIR ÀS COMPRAS

 

Quando se trata da compra de um vestido de noiva, grande parte das mulheres que saem às compras desconhecem os conceitos de forma, bem como os tecidos. Se você faz parte deste grupo que desconhece tais detalhes, fique calma! Você não está sozinha. Seguem abaixo alguns nomes e termos que permeiam suas pesquisas por vestidos. Conhecê-los ajudará você – e muito – nas empreitadas em busca do modelo dos sonhos, e te ajudará a descrever para seu estilista exatamente o que você quer.

Vamos começar com a parte mais importante do traje – e a única coisa que vai fazer o seu vestido ficar inacreditavelmente lindo: o corte! Encontrar o modelo perfeito para o seu tipo de corpo é imperativo. Abaixo estão 5 formatos mais comuns de vestido de noiva:

1) VESTIDO DE CASAMENTO PRINCESA:

Este é o modelo mais comum e você verá diversas variáveis. Eles vêm em todas as formas imagináveis: coberto de cristais, cheios de detalhes, rendados ou até mesmo lisos em cetim.

vestido de casamento princesa

2) VESTIDO DE CASAMENTO EVASÊ OU A-LINE:

O corte deste vestido começa apertando a cintura e abre linearmente até os pés. Pense na forma como a letra literal A e compare o formato, pois é exatamente assim.

3) VESTIDO DE CASAMENTO  SEMI SEREIA:

Estes vestidos são montados sobre a cintura e parcialmente sobre os quadris, mas não todo o caminho até o joelho. O modelo semi sereia valoriza o corpo e, geralmente, é ideal para a maioria dos tipos corporais. Mesmo as meninas que pensam que não podem fazer um vestido tão justo, ficam espetaculares nestes modelos!

4) VESTIDO DE CASAMENTO SEREIA:

Este modelo é para as meninas que sonham com algo sensual e atrevido. Prepare-se para mostrar todas as curvas no vestido sereia! Estes serão os mais modelados, desde o busto até os joelhos, valorizando suas curvas e ajustando-se ao formato do seu corpo.

vestido de casamento sereia

5) VESTIDO DE CASAMENTO IMPÉRIO:

O vestido império é fluido e não tem uma forma definida, pois se ajusta ao busto e cai solto até os pés, dando total liberdade de movimento e escondendo as gordurinhas. É chique, clássico, moderno e descontraído ao mesmo tempo…

vestido de casamento império

 

O DECOTE DO VESTIDO DE CASAMENTO

Juntamente com os formatos, os decotes também possuem nomenclaturas específicas, que podem ser combinadas aos diversos modelos que listamos anteriormente.

 

1) DECOTE CORAÇÃO.

Ele possui uma ligeira quebra no meio, formando uma forma de coração. Alguns decotes são mais profundas do que outros – só não se esqueça de manter o “vão” do decote na altura de acomodar bem os seios.

Vestido de casamento: como escolher o modelo perfeito - vestido-de-noiva - vestido de casamento decote coracao

 

2) DECOTE COLHER.

Este decote se descreve muito bem. O modelo possui uma pequena quebra, menor do que a proporção do decote de coração. Ele é um pouco mais difícil de ser encontrado, mas são perfeitos para as noivas com um busto maior e que desejam uma cobertura extra.

3) DECOTE EM V.

O decote em V é versátil e pode ser usado com alças ou mangas caídas, depende do modelo do vestido. Ele alonga o pescoço e aparece tanto nos vestidos mais discretos, quanto nos elaborados.

 

Vestido de casamento: como escolher o modelo perfeito - vestido-de-noiva - vestido de casamento decote em v

4) DECOTE RETO.

O decote quadrado, ou reto, é elegante e cai bem com praticamente todos os modelos do vestido de noiva. Ele é ideal para mulheres com cintura mais reta, pois atrai os olhares e valoriza a região do busto.

5) DECOTE NA FECHADURA.

Esse decote valoriza as costas do vestido e pode ser de diversos formatos: em V, coração, círculo ou em toda região. O uso de botões deixa a abertura ainda mais delicada e as bordas podem ser feitas de renda ou flores.

 

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre os “jargões” de vestido de casamento, está pronta para ir às compras! Você só tem mais uma coisa importante a lembrar: esteja aberta à coisas que não estavam na sua lista de inspirações. Alguns vestidos são totalmente diferentes quando estão em seu corpo!

Leia também: o guia detalhado do vestido de noiva

3. PASSO-A-PASSO DAS COMPRAS

Finalmente chegou a hora de agendar a ida às lojas e ir às compras. Você já revirou o Pinterest e refinou as suas pesquisas. Agora está pronta para aproveitar a experiência!  

Embora não haja regras a seguir na hora da compra do vestido, preparamos um pequeno guia para lhe dar suporte durante o processo. Aqui estão:

Vestido de casamento: como escolher o modelo perfeito - vestido-de-noiva - vestido de casamento loja

3.1 AGENDE A VISITA

Não é nada recomendável chegar em uma loja ou ateliê sem hora marcada. Simplesmente porque você pode dar com a cara na porta ou a agenda do lugar pode estar abarrotada aquele dia – sem chances de você ser atendida. Uma vez agendada, se planeje para chegar alguns minutos antes: assim você garante que tudo vai ocorrer tranquilamente.

 

3.2 TENHA O ESTILO DO SEU CASAMENTO EM MENTE

Vá às compras com a data (ou estação do ano), orçamento, local e estilo do casamento definidos. Assim, você será mais certeira na hora de decidir: será um modelo apropriado para um clima mais relaxante de praia, ou para um um baile no salão?

vestido de casamento estilo

 

3.3 NÃO LEVE MUITAS PESSOAS COM VOCÊ

Qualidade é muito mais importante que quantidade. Trazer toda a família e madrinhas com você pode ser uma péssima idéia. Em contrapartida, levar a sua mãe, futura cunhada e a melhor amiga é uma ótima idéia. Convide apenas pessoas que te darão apoio, com quem você se sente à vontade e cujos julgamento você confia.

vestido de casamento

Às vezes, muitas opiniões podem te deixar confusa durante a escolha. Tenha em mente também quantas pessoas você quer que vejam o vestido antes do dia do seu casamento. Se você quer que seja uma grande surpresa para todos, leve o mínimo de pessoas possível para as provas.

 

3.4 FAÇA CABELO E MAQUIAGEM

Se você pretende deixar o cabelo preso no dia do casamento, faça ao menos um rabo de cavalo no dia das compras. Se você está esperando justamente decidir qual vestido usar antes de decidir sobre o cabelo, leve um elástico na bolsa para testar os modelos com o cabelo solto e preso. Quanto à maquiagem, não precisa exagerar. Apenas dê um “trato” no visual para que você se veja no espelho com um look mais formal.

 

3.5 USE LINGERIE APROPRIADA

Quando for experimentar o vestido vá usando a lingerie que você escolheu para o grande dia, ou algo similar.

Vestido de casamento: como escolher o modelo perfeito - vestido-de-noiva - atelier luit lingerie 3

Tenha em mente que muito provavelmente haverá alguém da loja junto com você na cabine, então use uma lingerie na qual você se sinta à vontade.

 

3.6 NÃO ESQUEÇA DO SEU ORÇAMENTO

Nunca experimente um vestido se o preço dele estiver fora do seu orçamento. Repito: nunca! Ao se permitir experimentá-lo, você corre o risco de se apaixonar por ele e passar a comparar todos os outros que experimentar com o “queridinho-que-não cabe-no-bolso”.

 

3.7 MANTENHA A MENTE ABERTA

Apesar de você já ter um vestido dos sonhos, designer ou modelo em mente, esteja aberta a ouvir a opinião do estilista. Ele conhece tudo sobre corte e caimento do vestido, então se ele escolher um modelo para você experimentar, diga sim (desde que esteja dentro do seu orçamento, claro!). É possível que aquele vestido que você achou que ficaria péssimo em você, fique incrivelmente lindo

 

3.8 PERMITA-SE INVESTIR BASTANTE TEMPO

O prazo mais confortável para iniciar a compra do vestido é de 10 meses antes do casamento. Assim você terá bastante tempo para conhecer algumas lojas, comprar seus sapatos e fazer possíveis ajustes no modelo. Lembre-se que, na grande maioria das vezes, o vestido é feito especialmente para você, sob encomenda. Permita que haja tempo suficiente para que o designer execute o vestido e faça os ajustes ao longo do processo.

 

3.9 NÃO SE SINTA OBRIGADA A COMPRAR UM VESTIDO

Nunca se sinta obrigada a realizar uma compra após uma visita agendada a uma loja ou ateliê. É perfeitamente normal experimentar diversos vestidos, sentir-se apaixonada por alguns modelos mas precisar ainda de alguns dias e visitas a outras lojas para tomar a sua decisão final. Tenha certeza de que é esse realmente o vestido que você quer antes de fechar a compra.  Salvo os casos em que só há um vestido disponível, em promoção, não há a menor necessidade em comprar o vestido no momento da primeira visita.

 

3.10 VOCÊ NÃO PRECISA CHORAR DE EMOÇÃO QUANDO VOCÊ ENCONTRAR “O VESTIDO”

Se a sua melhor amiga caiu em prantos quando ela encontrou o vestido com o qual ela se casaria, isso não significa que você também precisa chorar. Na realidade, poucas noivas se emocionam a ponto de chorar. Os sentimentos mais comuns são alegria, empolgação, confiança. Muitas não sentem vontade de tirar o vestido do corpo após a prova. O que importa é como VOCÊ se sente. Esqueça as pressões sociais!

FALE COM Mariana



Mariana

Mariana Autor

A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).
Mariana
A Mariana nasceu em Paris, mas é carioca da gema. É uma libriana gulosa e indecisa, mãe coruja acima de tudo, sempre positiva, e adora trabalhos manuais. A garota é gatófila e casada com um gaitista-baixista-guitarrista, que também é designer, programador e geek, mas o rapaz se ocupa mesmo atualmente é de ser pai da Jojô (e dos gatos Nelson e Manel).