10 coisas que aprendemos em um relacionamento de verdade

casal-andar-de-mao-dada

Essa semana está rolando por aí, no Facebook nessa rede social que a gente é viciado, uma publicação do Lifehack sobre coisas que aprendemos quando estamos em um relacionamento que nos faz bem. Achei tão fofinha a lista e tão verdadeira, que resolvi compartilhar com vocês. São pequenas atitudes que a gente aprende e reaprende dia-a-dia ao lado da pessoa que amamos.

E você? Tem mais alguma coisa que aprendeu com o seu amado (a)? Conta pra gente!


 

Eu tive alguns relacionamentos sérios, que duraram anos, antes de conhecer meu noivo. Pensava que era adulta; achava que sabia como ser uma excelente companheira. Então eu encontro alguém, com quem eu tinha uma forte ligação, e esse alguém me ensina que nada do que eu havia experimentado antes foi real. O verdadeiro amor é diferente de relacionamentos casuais – mesmo que esses relacionamentos tenham durado anos. Quando você está em um bom relacionamento, você aprende muitas coisas. Agimos de forma diferente, você percebe que agora, como parte de uma equipe, não é mais um indivíduo sozinho a trilhar seu caminho pelo mundo. Você será cada vez mais compreensivo e aceitará seu parceiro, ao invés de apenas se frustrar como provavelmente acontecia em outros relacionamentos anteriores.

 

1- Mal-entendidos são inevitáveis

Mal-entendidos vão acontecer. Se você achou que seu parceiro havia dito uma coisa e depois percebeu que ele quis dizer algo totalmente diferente, não brigue com ele. Deixe pra lá. Trazer à tona essas confusões só vai machucar seu amor e causar problemas de entendimento mais tarde. Às vezes o que você diz será entendido de maneira equivocada e você irá ficar frustrado por seu parceiro não te entender. Dê um passo atrás e perceba que não vale a pena brigar. Mal-entendidos são feitos para serem esquecidos, porque são sempre tão pequenos frente a todo o resto. Eles só irão trazer mais problemas para os dois, se você deixá-los crescer. Leve seu relacionamento de forma descontraída e perdoe os equívocos!

2- Aprenda a confiar em seu companheiro

Você tem que confiar em seu parceiro. Por que você compartilharia sua vida com alguém em quem não confia? Se você não acredita que seu parceiro seja fiel, honesto, carinhoso, ou desconfia de alguma coisa, então não está em um relacionamento legal. As melhores relações são construídas em cima de muita confiança, e mesmo que surjam problemas (ah, eles vão surgir!), a confiança é sempre o ponto forte que irá mantê-los unidos.

3- Deixe que o outro sinta sua falta

Você está apaixonado e quer estar junto o tempo todo! É tão bom se abraçar todas as noites, ficar juntinho o dia inteiro, mas se for esse grude, quando você terá tempo de experimentar novas coisas? Quando vocês frequentam locais diferentes, como cursos ou o trabalho, você vive coisas para contar depois para o seu companheiro. Quando você sai com os seus amigos e seu parceiro sai com os dele, você tem tempo e espaço para si mesma e volta cheia de histórias pra contar. É uma chance de sentir a falta um do outro e sentindo saudades você entende o valor de seu relacionamento. Encontrar alguém que sente a sua falta faz com que você se sinta amada e segura.

4- Incentive o crescimento e as mudanças

Em um relacionamento bacana, ambos parceiros se encorajam a crescer e mudar. Você tem uma vida inteira pra viver – explore-a ao máximo! Se você quer sair do seu trabalho e voltar para a faculdade, seu companheiro deve apoiá-la. Se você quer tentar algo novo, ou voltar para algo antigo, você deve encontrar apoio em seu relacionamento. E não se esqueça de dar esse apoio em troca. Incentive seu parceiro a explorar novos hobbies e interesses, conhecer novas pessoas. Se você deseja que seu amor seja sempre o mesmo, vai ter uma vida muito chata!

5- Comprometer-se não significa ser fraco

Muitas pessoas dizem que não estar em um relacionamento é melhor. Estar comprometido não significa que você tenha perdido uma “luta”. Pelo contrário! Você sabe como se comprometer é difícil? Você quer seguir seu caminho, porque te parece a melhor opção. Seu parceiro deve funcionar como um novo ponto de vista. Se ele discorda de algo, recue e pense sobre o que ele falou. Será que você está agindo certo? Se a opinião do seu amor estiver certa, não tenha medo de dizer isso a ele. Aceite o novo caminho ou encontre um meio termo. O importante não é fazer do seu jeito, mas sim crescer com a opinião do outro. Tomar decisões juntos só ajuda vocês dois a crescerem cada dia mais.

6- Reconheça seus pontos fracos

Seu companheiro não espera que você seja um super-herói e espero que você também não ache isso dele! Somos seres-humanos passíveis a erro. E tudo bem errar. Na verdade, para ter um relacionamento estável, você precisa admitir seus erros, suas fraquezas, e tentar sempre melhorar. Seu parceiro será mais sensível às coisas que te incomodam e pode te ajudar a se proteger de problemas que surjam por causa disso.

7- Nem sempre podemos mudar tudo, às vezes, o melhor é aceitar

Todos temos histórias. Você tem as suas. Seu parceiro também. Tem como voltar e apagar tudo? Não! O passado seguirá com você e seu companheiro, há de se aprender a lidar com isso. Algumas coisas não são fáceis de superar, mas a realidade é que, às vezes, você não pode consertar as coisas. Você não pode esperar que simplesmente tudo suma. Aceite, supere e siga em frente. Senão corre o risco de seu relacionamento desmoronar por conta de questões mal resolvidas.

8- Perdoe rápido e verdadeiramente

Sempre que você brigar, não se preocupe em perder ou ganhar. Aprenda com as discussões – a partir do que disseram e da forma como tudo foi resolvido. Depois que você aprende, aplique essa lição em seu relacionamento e evite problemas mais pra frente. Ok, isso é lindo, mas não é tudo! Perdoe seu amor! Perdoe a si mesmo. Deixa a discussão acabar e fazer parte apenas do passado. Não guarde mágoas, o ressentimento cresce e estraga as relações.

9- Não crie expectativas

Não espere que seu parceiro leia a sua mente, nem que descubra que você queria café na cama ou que ele lavasse os pratos. Isso não vai acontecer. Você não deve esperar nada de ninguém – deixa que seu companheiro saiba o que você quer. Comunique-se! Tenha certeza de que seu amor sabe o que você espera desse relacionamento, bem como sua opinião sobre várias questões. Isso irá ajudá-lo a ser mais atencioso com você. Mas ainda assim: não crie expectativas!

10- Mostre seus sentimentos

A pior coisa que você pode fazer em um relacionamento é fazer joguinhos. Não brinque com os sentimentos do seu parceiro, não premie boas ações com amor e carinho. Você tem que ter certeza de que seu companheiro se sente amado sempre. Estando feliz ou brava, não importa, ele deve sempre se sentir amado. Ele precisa saber sobre seus sentimentos a cada instante, para que não surjam mal-entendidos. Mas tenha certeza de ser clara e expor de forma verdadeira seus sentimentos, porque senão você terá que voltar de nooovo ao item 1.

Gostou destas dicas? Veja outras matérias sobre relacionamento em casal:

Jogando a dois: o relacionamento e o vídeo-game

10 hábitos de casais felizes

Sobreviva à decoração a dois

 

Allison Renner, via Lifeshack.