50 tradições e superstições de casamento

Todo mundo tem um parente supersticioso. Aquela pessoa que diz que deixar sal cair na porta da casa traz mau agouro, que não se deve comer na panela, essas coisas assim. Deixar o chinelo virado, então, Jesus amado, mas de jeito nenhum! A gente sabe que existem essas crenças e tradições super engraçadas, mas que não dá pra ignorar e deixar de lado, né? Afinal de contas, não custa nada fugir daquela vassourinha no pé. Kkkkkk

Então, que tal aproveitar a sexta-feira 13 para conhecer algumas das tradições e crenças sobre casamento ao redor do mundo? Garanto que tem várias que você não conhece!

1. Os ingleses acreditam que encontrar uma aranha no vestido de noiva significa boa sorte. Cruz credo!

2. Na tradição inglesa, quarta-feira é considerado o “melhor dia” para se casar. Já a segunda-feira é melhor para a riqueza e a terça-feira é ideal para a saúde.

3. Ao final do casamento, o noivo carrega a noiva no colo para protegê-la bravamente dos maus espíritos que podem estar no chão!

noivo-carregando-noiva

 

4. Sábado é o dia mais azarado para casamentos, segundo o folclore inglês. O que é engraçado, né, porque é o dia mais comum para se casar!

5. Os antigos romanos consultam as entranhas dos porcos para saber qual era o melhor momento para se casar. Gente esquisita…

6. Chuva no dia do seu casamento é considerado boa sorte, de acordo com a tradição hindu! Veja fotos lindas de noivos na chuva aqui!

noivos-na-chuva-ceub (27)

 

7. Para boa sorte, as mulheres egípcias beliscavam a noiva no dia do seu casamento. Tomara que não fique roxo!

8. As noivas do Oriente Médio pintam com henna suas mãos e pés para se proteger do mau olhado.

9. Há lugares que jogam ervilhas nos recém-casados ao invés de arroz. Veja alternativas para você, aqui!

10. O buquê das noivas romanas contavam com ervas aromáticas, para espantar os maus espíritos. Depois, passaram a usar flores como símbolo de fertilidade.

 

Veja mais modelos de buquês lindões aqui!

 

11. O hábito de jogar o buquê surgiu na França no século 14. Como é hoje em dia, dizia-se que a mulher que pegasse o buquê seria a próxima a se casar.

buques-diferentes-ceub (16)

 

12. Antes de surgir a tradição do buquê, as convidadas pegavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte no casamento! Ai que tristeza!

13. As madrinhas ou damas de honra (como se chamam em inglês) existem desde a Antiguidade. O motivo? Quando as noivas se casavam, naquela época, ainda eram crianças e precisavam de ajuda para se vestir. Veja vestidos de madrinha aqui!

14. Já os padrinhos surgiram na época em que o casamento era arranjado pelos pais dos noivos. Os padrinhos eram escolhidos para reconhecer a união dos noivos perante à sociedade.

foto-padrinhos

 

15. As noivas suecas colocam uma moeda de prata do seu pai e uma moeda de ouro da sua mãe em cada sapato para garantir que nunca falte dinheiro no casamento.

16. Uma noiva finlandesa, tradicionalmente, vai de porta em porta recolhendo os presentes dentro de uma fronha, acompanhada por um homem mais velho, casado, que representa um casamento duradouro. Dizem que dá sorte.

17. As mulheres marroquinas tomam um banho de leite para se purificar antes da cerimônia de casamento.

18. Na Holanda, um pinheiro é plantado fora da casa dos noivos como um símbolo de fertilidade e boa sorte.

19. No Brasil, é costume as convidadas pisarem na barra do vestido da noiva para garantir que vão se casar.

20. As alianças de casamento são usadas no quarto dedo da mão esquerda porque se pensava que uma veia desse dedo levava diretamente para o coração. Own!

alianca-anelar

 

21. Nos Estados Unidos e em outros países, o anel de noivado é diferente da aliança de casamento e costuma ter um brilhante para simbolizar a eternidade do amor.

22. Os diamantes tornaram-se populares nos anéis de noivado entre venezianos ricos no final do século XV.

23. Colocar uma safira em um anel de casamento significa felicidade conjugal.

24. Há quem diga que as alianças devem ser lisas e de metal para garantir a continuidade e a fidelidade do casamento. A aliança, segundo a superstição, não deveria ter interferência porque ela significa o amor infinito, sem obstáculos.

 

Alianças de casamento você encontra aqui!

 

25. Dezessete toneladas de ouro são usadas em anéis de casamento a cada ano nos Estados Unidos!

26. Quem começou a tradição de vestidos brancos no ocidente foi a Rainha Victoria, 1840. Antes disso, as noivas simplesmente usavam o seu melhor vestido, não importando a cor.

 

Ainda não escolheu seu vestido? Chega mais!

 

27. Os antigos gregos e romanos pensavam que véu protegia a noiva de espíritos malignos. Desde então, noivas têm usado véus pelo mundo inteiro. Melhor garantir, né? Veja noivas lindas usando véus!

28. No dia do seu casamento, Grace Kelly usou um vestido com um corpete feito todinho de renda. Ele tinha mais de 125 anos de idade!

grace-kelly

 

29. Na Ásia, usar mantos bordados com pingentes simboliza fidelidade no casamento.

30. No Japão, branco sempre foi a cor escolhida para as noivas – muito antes da Rainha Vitória popularizar esta cor no mundo ocidental. Você é uma noiva oriental? Se inspire aqui!

31. O casamento mais caro da história foi o do filho do Sheik Rashid Bin Saeed Al Maktoum com a princesa Salama, em Dubai, em Maio de 1981. O preço? 44 milhões de dólares. Dava pra fazer milhares de casamentos!

32. Em vários lugares do mundo, as noivas usam “algo velho” no dia do casamento para simbolizar a ligação com o passado.

33. O “algo azul” da tradição americana simboliza a pureza, a fidelidade e o amor.

algo-azul

 

34. No Egito, a família da noiva, tradicionalmente, cuida de toda a comida do casal na semana seguinte ao casamento. Assim eles podem se curtir e relaxar. QUE SONHO!

35. Na África do Sul, os pais do casal realizam tradicionalmente a cerimônia de acender a chama do lar, para garantir que o fogo do casamento dos filhos nunca se apague.

36. A tradição de ter bolo no casamento vem da Roma antiga, onde os convidados jogavam um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para trazer fertilidade. Eu hein…

bolo-de-casamento-tradição

 

37. O costume de bolos de vários andares surgiu de uma brincadeira onde a noiva e o noivo deveriam conseguir se beijar por cima do bolo, sem derrubá-lo.

 

Veja sugestões de bolo de casamento!

 

38. A lenda diz que mulheres solteiras vão sonhar com seus futuros maridos se dormirem com uma fatia de bolo de casamento embaixo do travesseiro. E as baratas, gente?

39. Se a irmã mais nova casar antes da mais velha, diz-se que a irmã mais velha deve ir ao casamento descalça porque senão nunca mais vai arrumar um marido.

40. Em muitas culturas ao redor do mundo – incluindo a cultura celta, hindu e casamentos egípcios – as mãos da noiva e do noivo estão literalmente amarradas para demonstrar o compromisso do casal.

41. A cultura romana cultua a deusa Juno como padroeiras dos casamentos, por isso é bem comum os casamentos acontecerem em junho, que é o mês dedicado a esta deusa.

42. Foi a Princesa Victoria que estabeleceu a tradição de tocar “Bridal Chorus”, de Wagner, durante a cerimônia em 1858.

 

43. A noiva fica à esquerda do noivo durante uma cerimônia cristã porque em tempos passados, o noivo precisava de sua mão direita livre para lutar contra outros pretendentes.

44. Em média, 7.000 casais se casam por dia nos Estados Unidos.

45. O dia de São Valentim e a véspera de Ano Novo são os dias mais movimentados em Las Vegas!

casamento-las-vegas

 

46. As despedidas de solteiro foram criadas por soldados espartanos, que brindavam seus últimos dias de solteiros com uma festa bem barulhenta.

47. Aqui no Brasil, dizem que se a mulher comer direto na panela, é sinal de que vai chover no casamento.

48. Outra tradição brasileira diz que não se pode varrer os pés das pessoas, senão elas não casam.

49. Dizem ser de mau agouro dar facas de presente de casamento, isso pode simbolizar que os laços dos noivos serão cortados.

50. A tradição de os noivos não poderem se ver antes do casamento vem de tempos antigos, quando os casamentos eram arranjados. As pessoas achavam que por serem arranjados, os noivos poderiam desistir de se casar se se vissem antes do dia do casamento. Também, né, pudera…

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.