Como planejar a festa de noivado?

Você acabou de ser pedido em casamento. PARABÉNS!! Agora, para comemorar ao lado da sua família e amigos, você está planejando fazer uma festinha de noivado. Nós temos, em nossos Casos Reais, vários noivados lindos, feitos com muito cuidado e carinho pelas próprias noivas.

planejando-noivado-5

Existem algumas dúvidas que pairam nossa cabeça quando optamos por fazer uma festa deste tipo. Essa tradição, que não é tão bem cristalizada como o casamento, acaba sendo bem flutuante em relação às regras. Mas sempre podemos arrumar uma dicas para ajudar nossas noivinhas então vamos lá:

 

Para que serve a festa de noivado?

As pessoas estão felizes por você, vão querer te parabenizar por mais esse passo tão importante. Vamos combinar que uma festa é muito mais divertido do que uma ligação por telefone, né? É também um ótimo momento para apresentar as pessoas importantes da sua vida umas para as outras, afinal de contas, elas estarão todas juntas no dia do casamento e é uma ótima maneira de fazê-las interagir. A festa de noivado é realmente a primeira vez antes do casamento, que você tem a possibilidade de reunir diferentes grupos de amigos e parentes de uma forma muito mais íntima.

 

Quem planeja e organiza?

Tradicionalmente, os pais da noiva planejavam um jantar, que seria a primeira celebração oficial. Depois, os pais do noivo realizavam um lanche, para comemorar de novo. Ou até mesmo os pais, tanto da noiva quanto do noiva, se uniam para fazer uma pequena comemoração. Mas hoje em dia, é cada vez mais comum vermos mais e mais casais planejando a festa de noivado eles mesmos (basta ter em mente que se é você que está fazendo o convite, é sua a responsabilidade pagar a conta). Os amigos também podem planejar a festa, às vezes até rola uma festinha surpresa!

planejando-noivado-1

 

Quando fazer?

A festa de noivado deve acontecer logo em seguida do pedido ou da decisão de se casar. Assim você pode planejar sua festinha sossegada, sem se atropelar com as coisas do casamento. Resolvendo logo a festa de noivado, mais ou menos uns 10 meses antes, você terá todo o tempo do mundo para cuidar dos preparativos do casamento. Lembre-se de avisar aos convidados com pelo menos um mês de antecedência.

 

Onde fazer?

Isso depende muito do número de pessoas que você deseja convidar. A festa de noivado pode ser feita em praticamente qualquer lugar. Pode ser feita até mesmo só para a família, vocês dois e seus pais. Pense primeiro quantas pessoas você pensa em convidar, qual o clima da festa você deseja: Se você gosta da ideia de ter todos na mesma sala, você pode reservar um restaurante ou um bar. Para algo mais discreto, mais íntimo, faça na sua casa, quintal ou em uma pequena casa de festas.

planejando-noivado-7

 

Quem convidar?

Regra principal: não convide para o seu noivado alguém que pensa em não convidar para o casamento. Não convide MESMO, ok? Vai ser bem feio caso a pessoa descubra depois. Quando os anfitriões do casamento enviam o convite da festa de noivado, o convidado assume que ele foi convidado para o casamento também. Para evitar uma situação complicada depois, começar a trabalhar em sua lista de convidados do casamento agora. Em seguida, faça a sua lista de noivado cortando algumas pessoas da lista de casamento, pessoas que moram longe, pessoas mais distantes, deixe sua lista enxuta apenas com família e amigos mais íntimos.

 

Como convidar?

Sinta-se livre para fazer o convite do jeito que quiser! Ele pode ser bem simples, feito por vocês mesmo, ou até por e-mail. Se você já escolheu quem vai fazer o convite do casamento, veja se eles te dariam o convite do noivado como cortesia ou com desconto. Não se preocupe se vocês ainda não decidiram a paleta de cores ou ainda não tem uma data de casamento em mente. Seu convite da festa de noivado não tem que combinar com as coisas do casamento. Ele deve combinar com o noivado.

planejando-noivado-8

 

O que servir?

Não há necessidade de planejar um super buffet com open bar e comidas caríssimas. Qualquer coisa, desde aperitivos a buffets de comida caseira ou um churrasco vai funcionar. Você pode também ser criativo e servir pratos que têm a ver com vocês dois. Por exemplo, vocês dois amam comida mexicana, que tal aproveitar e fazer nachos e tacos de jantar? Quanto à sobremesa, sirva o que preferir, não se prenda ao bolo. Que tal brownie com sorvete? E que tal um pudim delicioso? Aproveite para inovar nos doces e faça você mesma! Temos sugestões com frutas aqui, super fáceis de fazer.

planejando-noivado-6

 

Como definir a decoração?

Claro que é ótimo decidir o quanto antes a paleta do seu casamento, mas não se sinta pressionada de decidir para fazer o noivado combinando. As duas festas são coisas diferentes, então decida as cores do noivado independentemente do casamento. Se quiser aproveitar a mesma paleta, ótimo, mas se não quiser, não se sinta presa. Considere escolher um estilo e tema que te agradem, pesquise sugestões fofas pela internet e adapte a seu gosto. Só lembre-se de não gastar muito dinheiro, o casamento já vai consumir grande parte do seu orçamento.

rp_20140316-noivado-1-687x454.jpg

 

O que vestir?

Seu modelito vai depender do tipo de festa que você planejou. Além do óbvio (não usar longo para uma festa em casa), mantenha sua roupa simples, para não roubar a cena do dia do casamento. Escolha um vestido mais leve, mas que seja o suficiente para você se destacar na festa. Um vestido de verão cai super bem para uma festinha ao ar livre, para uma festa mais chique, um vestido longuete é uma aposta segura. E o que seu noivo deve vestir? Ele não precisa usar terno e gravata, muito menos um smoking completo. Escolham a roupa juntos, de forma que combinem o estilo. Se você vai usar um vestido descontraído com um salto baixo, que tal deixá-lo ir com uma bermuda social e uma blusa mais leve? Se a festinha vai ser mais formal e você vai usar um vestido mais arrumado, peça a ele para ir de calça social e blusa de botão. O ideal é que vocês estejam em equilíbrio!

planejando-noivado-2

 

Pronto! Agora você já está prontíssima para organizar seu noivado. E depois vem contar pra gente como foi!

Via The Knot.

 

Mais sobre festas pré-casório:

8 dicas para organizar o chá de panela

CASO REAL: O Noivado DIY da Daiane e do Anderson

20 perguntas para o jogo do chá de panela